TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ATIVIDADE PROCESSUAL DA DISCIPLINA TÉCNICAS DE EXAME PSICOLÓGICOS I PRODUÇÃO DE TEXTO DISSERTATIVO

Por:   •  25/11/2022  •  Relatório de pesquisa  •  1.054 Palavras (5 Páginas)  •  85 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

FACULDADE METROPOLITANA DE CAMAÇARI

Deise  Ismerim Alvarez

5º Semestre de Psicologia

 ATIVIDADE PROCESSUAL DA DISCIPLINA TÉCNICAS DE EXAME PSICOLÓGICOS I

PRODUÇÃO DE TEXTO DISSERTATIVO

Camaçari/BA

2021

Deise  Ismerim Alvarez

 ATIVIDADE PROCESSUAL DA DISCIPLINA TÉCNICAS DE EXAME PSICOLÓGICOS I

Comportamento apresentado como requisito parcial à aprovação na disciplina Técnicas de exame  Psicológicos I do curso de Psicologia da Faculdade Metropolitana de Camaçari (FAMEC)

Docente: Fernanda Santos

Camaçari/BA

2021

A mente humana em sua complexidade desenvolveu formas de lidar com a realidade das coisas, essa habilidade possibilita ao ser humano adaptar-se a vida cotidiana e com ela interagir. Ao logo da nossa existência foi preciso entender os processos evolutivos do cérebro a fim de perceber o que de fato ocorre nessa poderosa máquina de pensar, até pouco tempo nada se sabia sobre ferramenta evolutiva que ocupa a premissa nas funções de adaptação do ser humano ao mundo. O que é que nos ocorre diante de um obstáculo? Como aprendemos a responder as adversidades? Como é que superamos tais problemas, mesmo em locais tão inóspitos do planeta? Como aprendemos?  Essas respostas talvez estejam nesse texto dissertativo, a proposta é falar sobre as funções cognitivas e executivas. A capacidade de cognição, de instrumentalizar-se para a lida diária com as tarefas se dá por meio de dessa incrível ferramenta que é o cérebro humano.

As funções cognitivas são cinco Memória; Atenção; Linguagem; Percepção; E         funções executivas. Iriemos discorrer um pouco sobre, e buscar lançar luz no tema em       questão. A memória por exemplo basicamente tem por finalidade a retenção de informações, toda a história do sujeito fica armazenada por longo período até ser substituída por informações mais recentes. É por meio dela por exemplo que fazemos associações de informações, é como se fossemos a um arquivo sempre que precisássemos de alguma informação nova.

A percepção é a capacidade cognitiva que nos habilita a identificar estímulos externos e   classificarmos, ele faz também um categoriza-los, por meio dela temos uma ideia inicial de cada coisa. A linguagem é das funções a talvez mais valorizada inicialmente, isso pode se dar pelo fato de ser visivelmente utilizada todos os dias a todo tempo. Ela possibilita a troca de informações e a interação com outros sujeitos. Nessa tarefa diária utilizamos a linguagem verbal e a não verbal, que é composta de gestos e imagens, podemos observa-la por exemplo na linguagem de trânsito, onde placas e cores sinalizam tarefas a serem desempenadas.

As funções executivas incluem um contexto neuropsicológico que possibilita a utilização das atividades cognitivas para a execução e o planejamento de tarefas do dia a dia. Seja ela na tomada de decisões, na lógica, no planejamento etc.

Para entender melhor a cognição é preciso deixar claro que o sistema cognitivo é a correlação dessas cinco funções que possibilitam um comportamento simples, mas também complexo. Quando temos a nossa frente um problema da vida cotidiana, lançamos mão desse nosso sistema para resolver qual a melhor forma de sanar essa demanda, é uma estratégia desse sistema em ação. A função executiva reúne todas as funções cognitivas para seu pleno funcionamento. Ela é as funções cognitivas na busca de regular emoções, pensamentos, comportamentos e muito mais, nessa sua atividade ela também possibilita a plasticidade, ou flexibilidade de pensamento, criando novas estratégias, é um sistema adaptativo, singular e incrível. Essa máquina que temos dentro de nós e que em muito supera a um simples computados.

Elas podem também ser categorizadas em grandes blocos, autocontrole, memória de trabalho e flexibilidade cognitiva.  É no autocontrole que temos a habilidade de resistir à tentação momentâneas a fim de obter um prêmio que acreditamos ser de valor maior, mesmo que posteriormente. No caso dos infantes os leva a conseguir se concentrar em uma determinada tarefa para poder por exemplo fluir no aprendizado. A memória de trabalho tem por finalidade nos ajudar a reter as informações na mente e busca-las quando necessário para realização de novas tarefas, é como um arquivo de pesquisa diária, a utilizamos todos os dias, várias vezes ao dia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (83.4 Kb)   docx (333.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com