TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL ARTIGO CIENTÍFICO (MEDICINA DO TRABALHO)

Por:   •  14/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.740 Palavras (15 Páginas)  •  552 Visualizações

Página 1 de 15

[pic 1]

SISTEMA DE ENSINO UNOPAR PRESENCIAL CONECTADO BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO

MAIKE TEIXEIRA GEMAQUE

ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

ARTIGO CIENTÍFICO (MEDICINA DO TRABALHO)

[pic 2]

Oriximiná – Pará

2015

MAIKE TEIXEIRA GEMAQUE

ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

ARTIGO CIENTÍFICO (MEDICINA DO TRABALHO)

[pic 3]

Oriximiná – Pará

2015

MEDICINA DO TRABALHO: A MEDIDA CERTA PARA UM AMBIENTE SEGURO

RESUMO

A pressão da modernidade representada pela infinita busca da tecnologia, que já nos trouxe grandes benefícios, passou a atingir também os trabalhadores, criando muitas vezes, consequências para sua saúde física e mental. Atualmente, o conceito de acidente de trabalho já tem sido compreendido por um maior número de pessoas que já identificam as doenças profissionais como resultados de acidentes do trabalho. Contudo, o setor medicina no trabalho tornou-se indispensável e tem como objetivo principal a prevenção dos riscos profissionais. Cada vez mais surgem empresas com profissionais altamente qualificados no ramo da medicina, que passam a prestar serviços de assessoria em micros, pequenos e grandes empreendimentos em todo o Brasil.

PALAVRAS-CHAVE: Medicina do Trabalho. Prevenção. Treinamento. Segurança.

1. INTRODUÇÃO

A Medicina do Trabalho desempenha hoje um papel essencial nas empresas, que conta com a totalidade das intervenções médicas, técnicas e outras que visam à proteção e a garantia da saúde dos trabalhadores nos locais de trabalho. Promover as condições de trabalho que garantam o mais elevado grau de qualidade, protegendo os trabalhadores, gerando o seu bem-estar físico, mental e social, prevenindo a doença e os acidentes, é um velho objetivo defendido pela medicina ocupacional de saúde dentro das empresas.

Nos vários locais de trabalho os trabalhadores são os principais protagonistas, sendo a sua própria saúde extremamente importante para a qualidade de sua produção e para o desempenho de suas atividades.

Através deste artigo vamos entender como a Medicina do Trabalho atende a essas necessidades, elencando suas principais funções e métodos de gestão dentro das empresas, que precisam se adequar dentro dos padrões da legislação brasileira.

2. DESENVOLVIMENTO

As mudanças no mundo do trabalho sucedidas das inovações tecnológicas e organizacionais têm incrementado significativamente a produção nas empresas, eliminando assim tarefas penosas ou pesadas. Essa relação estabelecida entre o homem e a tecnologia ocasionou novos riscos para a saúde dos trabalhadores, tanto nos aspectos físico, mental ou social.Tal processo passou a exigir dos trabalhadores uma maior qualificação e uma crescente intervenção desses nos processos produtivos, o que consequentemente tornou-os mais suscetíveis a acidentes de trabalho.

A prática do trabalho decente é o meio mais eficaz de quebrar com o ciclo de marginalização, pobreza e exclusão social, especialmente das pessoas com deficiência, que necessitam de atuações afirmativas para sua adequada inclusão e sustentação no mercado de trabalho, contribuindo de forma significativa para a economia nacional e reduzindo o nível geral de pobreza. Essas ações especiais de proteção facilitam o emprego dessas pessoas mediante esforço distribuído que vise o ambiente de trabalho, às necessidades individuais e da empresa e às responsabilidades legais.

São inúmeros os obstáculos encontrados por este grupo populacional, obstáculos que se tornam mínimos pela execução de ações concretas em segurança e saúde, por parte das empresas para superar esse desafio.

A preocupação com saúde e segurança do trabalho vem se tornando algo bastante discutido, em que são criadas até hoje normas e leis pra proteger de acidentes o funcionário no seu âmbito de trabalho, as empresas então começam a se adaptar a esta realidade, em razão à integridade física do trabalhador em poder ir ao trabalho e voltar sem sequelas no que diz respeito a sua saúde.

As empresas fazem investimentos bastante elevados em cima destas situações, porque ter um colaborador agregando a empresa faz-se necessário que ele tenha totais condições de trabalho, que tenha uma proteção individual e mesmo proteções coletivas. Porém, ainda nos deparamos com empresas desinformadas, desinteressadas ou até mesmo com dificuldades de solucionar assuntos correlatos a acidentes de trabalho.

Hoje em dia deu-se uma guinada na área da medicina ocupacional, principalmente pelas grandes empresas que precisam se adequar às ações judiciais e leis trabalhistas, uma vez que não é tido como total obrigação seguir a essas normas, e sim uma grande necessidade de manter o quadro do trabalhador o mais excelente possível. Então a medicina do trabalho passou a não só fazer um trabalho de atender, mas sim um trabalho de gestão em cima de tudo aquilo que ocorre dentro da empresa.

Através dos tempos, o Estado passou a interferir no espaço do trabalho baseando-se no estudo da causalidade das doenças. Assim, toma figura o médico do trabalho que vai refletir na capacidade a isolar riscos específicos e, dessa forma, atuar sobre suas consequências, medicando em função de sintomas e sinais ou, quando muito, associando-os a uma doença legalmente reconhecida. A partir daí houve uma crescente transmissão da Matéria de Segurança e Medicina do Trabalho.

O Programa de Gestão de questões relativas à deficiência no local de trabalho tem como objetivo a igualdade de acesso e oportunidade para todas as pessoas no que diz respeito a emprego seguro e saudável, a treinamento profissional e as ocupações específicas e sem discriminação.

A insuficiência do modelo da saúde ocupacional não constitui fenômeno pontual e isolado. Antes, foi e continua sendo um processo que, embora guarde certaespecialidade do campo das relações entre trabalho e saúde, tem sua origem e desenvolvimento determinados por cenários políticos e sociais mais amplos e complexos.

No Brasil, a legislação trabalhista compõe-se de Normas Regulamentadoras, Normas Regulamentadoras Rurais e outras leis complementares. Devido ao fato de ter surgido e se mantido a sombra da legislação, muitos de nós não demos a devida importância a Segurança do trabalho. Limitamos a mera leitura da legislação sem preocuparmos com a interpretação e execução da mesma.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.6 Kb)   pdf (195.2 Kb)   docx (53.2 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com