TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA DA DISCIPLINA DE PROCESSOS ADMINISTRATIVOS APRESENTADA

Por:   •  24/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.434 Palavras (10 Páginas)  •  434 Visualizações

Página 1 de 10

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                        [pic 1]

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA DA DISCIPLINA DE PROCESSOS ADMINISTRATIVOS APRESENTADA AO DOCENTE GUSTAVO BOHLER.

Bruno Costa – RA 9675483474

Ed Carlos Alves – RA 8492232838

Gisele Moreira – RA 8096912057

Juliana Oliveira – RA 8828403488

Laura Lima – RA 8208811732

Letícia Borsoi – RA 8692311629

Luan Oliveira – RA 8638272052

Wellington Bezerra – RA 8412133700

TAUBATÉ – UNIDADE 1

2015

INTRODUÇÃO

        O presente trabalho tem como objetivo desenvolver as habilidades técnicas sobre a disciplina de Contabilidade Básica. Exercitando assim o conteúdo abordado em sala, além de auxiliar no desenvolvimento das competências requeridas para o exercício profissional e ainda, favorecer a autoaprendizagem dos alunos envolvidos.

OBJETIVO

Você foi contratado para atuar como consultor em uma empresa do ramo de Alimentação, especificamente, uma Cafeteria, que se localiza no centro da sua cidade.

A empresa hoje passa por dificuldades, com queda de vendas, caixa negativo, falta de capital de giro, insatisfação dos clientes quanto à qualidade dos produtos oferecidos e desmotivação de funcionários, que pediram a conta e só não saíram porque a empresa não tem como pagar a rescisão.

Sendo assim, os funcionários continuam trabalhando, mas recebendo salários mês sim, mês não. O proprietário é o responsável por negociar com fornecedores e fazer o pagamento de contas, não se envolvendo diretamente no atendimento aos clientes. Não atende mesa e não sabe o que sai da sua cozinha para a mesa dos clientes. Fica no escritório, nos fundos, o tempo todo.

Hoje, a cafeteria conta apenas com 2 atendentes e 1 pessoa que prepara os pedidos. Seu espaço comporta até 40 pessoas sentadas entre mesas e balcão, mas o espaço permanece quase sempre vazio.

O cardápio não é atualizado há mais de um ano e não tem disponível para consumo mais da metade de seu conteúdo. Elaborar um Planejamento Estratégico para Cafeteria, orientado à definição do negócio da empresa: missão, visão e valores, através de propostas de ações estratégicas para recolocar a empresa de maneira competitiva no mercado, usando das quatro funções administrativas: planejar, organizar, dirigir e controlar.

CARACTERISTICAS DE UM GESTOR DE SUCESSO

Adaptalidade – O bom gestor sabe se adaptar às regras de qualquer companhia que saiba o que faz para quem e onde quer, não importa se terá de se reportar a seis conselheiros de administração ou ao fundador de uma empresa tradicional, ele sabe exatamente o que em de ser feito. 

Resiliência – O executivo resiliente sabe que a pressão faz parte do jogo. E tem plena convicção de que assumiu o cargo na condição de jogar e jogar muito bem, diga-se de passagem, para ele, picos de trabalho não significa estresse acumulado, falta de respeito pelo seu trabalho ou excesso de carga. Picos de trabalho são apenas picos de trabalho... e eles passam. E são sem importância diante do desafio de comandar uma empresa. 

Interatividade – O bom gestor não cobra apenas resultados, ele também trabalha, ele interaja para alcança-los juntos a sua equipe. E por isso comemora cada pequeno avanço com eles. A proximidade com a equipe faz com que o líder também tenha uma visão melhor de quem trabalha com ele.

Polivalência – Da mesma maneira que o gestor sabe se adaptar aos vários tipos de empresas, ele também consegue ter uma boa desenvoltura em vários departamentos

Ponderação – Demitir pessoas, reduzir custos, inovar serviços... Decisões que mudam todo o rumo de companhia, e algumas vezes até o destino de pessoas fazem parte do cotidiano de gestores de grandes companhias. Ponderar as melhores alternativas para ele, a companhia e demais envolvidos é uma habilidade essencial para que o executivo tenha sucesso nisso.

EMPRESA, GESTOR E EMPRESÁRIO.

Empresa

Segundo Kinlaw (1998), a empresa é a força contemporânea mais poderosa de que se dispõe para estabelecer o curso dos eventos da humanidade. Ela transcende as fronteiras e os limites do nacionalismo, exercendo influência predominante nas decisões políticas e sociais.

 Para Crepaldi (1998), uma empresa é uma associação de pessoas para a exploração de um negócio que produz e/ou oferece bens e serviços, com vistas, em geral, à obtenção de lucros. Cassarro (1999) coloca que uma empresa é uma entidade jurídica que tem como obrigação apresentar lucro, e este deve ser suficiente para permitir sua expansão e o atendimento das necessidades sociais.

 De acordo com Franco (1991), empresa é toda entidade constituída sob qualquer forma jurídica para exploração de uma atividade econômica, seja mercantil, industrial, agrícola ou de prestação de serviços. Segundo Rocha (1995), o processo de organização de uma empresa dá-se em diversas etapas que se iniciam nas pesquisas dos problemas existentes na empresa, até a implementação das possíveis soluções encontradas.

 Harrington (1997) corrobora essa ideia, comentando que as organizações entraram em uma era de grandes desafios e incertezas sem precedentes, pois cada vez mais os empresários estão buscando alternativas, visto que os modelos funcionais e tradicionais não parecem ser eficazes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.9 Kb)   pdf (177.4 Kb)   docx (28.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com