TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Disciplina: Processos Administrativos

Por:   •  15/6/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.358 Palavras (6 Páginas)  •  293 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

FACULDADE ANHANGUERA DE VALPARAISO-FVP

CURSO: Administração

Disciplina: Processos Administrativos

Prof. Sandro

ATPS 01 e 02

RA

NOME

TURMA

9911153859

Amanda

2°A

8074858995

Ana Flávia Batista Rodrigues

3°A

8203940250

Fernanda Thaís Soares Pereira

3°A

8096912605

Kamylla Bispo Lustosa

3°A

8640271328

Luana Sousa

3°A

7062543866

Priscilla da Silva Ferreira

3°A

8406125355

Rodrigo

3°A

8516874499

William Geovani

3°A

VALPARAISO DE GOIÁS

Abril de 2015


INTRODUÇÃO

Nesta matéria estaremos abordando os seguintes temas, Planejamento, Organização, Direção e Controle para que possamos compreender e repassar para nosso local de trabalho. Qual o significado dessa pequena palavra administração? Administrar, controlar, dirigir, organizar envolve várias palavras,  nesse significado administrar é arte, técnica e ciência. Arte seria pois envolve aspectos como elegância, beleza, intuição e estilo. Técnica porque cabe o uso de ferramentas conceituosas e concretas. Ciências porque nela envolve teorias, ideias e conceitos. Na administração as coisas fluem, mas nela não contém apenas as ferramentas de organização, direcionamento, metas e acima de tudo procurando os resultados para melhor desempenho da empresa e também para obter um padrão adequado na empresa.


        Relatório

Planejamento é o processo administrativo que determina antecipadamente o que um grupo de pessoas deve fazer  e quais as metas que devem ser atingidas.

Existem vários tipos de planejamento entre eles são:

Planejamento estratégico é um conjunto de tomada deliberada e sistemática de decisões envolvendo empreendimentos que afetam ou deveriam afetar toda e empresa por longos períodos de tempos. Esse planejamento exige algumas etapas elas são:

  1. Determinação dos objetivos empresariais;
  2. Analise organizacional interna;
  3. Formulação das alternativas estratégicas e escolha da empresarial;
  4. Elaboração do planejamento estratégico ;
  5. Implementação por meio de planos táticos e planos operacionais;

Planejamento tático

E a função administrativa que determina antecipadamente o que se deve fazer e quais objetivos devem ser alcançados, e visar dar condições racionais para que se organize e dirija a empresa e seus departamentos e divisões a partir  de certas hipóteses a respeito da realidade atual e futura.

Planejamento Operacional

Se preocupa com o que fazer e como fazer, si caracteriza pelo detalhamento com que estabelece as tarefas e operações focalizando apenas o curto prazo. É constituído de uma infinidade de planos operacionais que proliferam nas diversas áreas e funções da empresa, finanças, produção etc.

Tipos de planos operacionais

Os planos operacionais sejam eles heterogêneos e diversificados, são classificados em quatro:

  1. Planos relacionados com métodos.
  2. Planos relacionados com dinheiro.
  3. Planos relacionados com tempo.
  4. Planos relacionados com comportamento.

Organização

Uma unidade ou entidade constituída por pessoas que interagem entre si para alcançar um determinado objetivo.

Tipos de organização

Organização formal

 E  uma divisão de trabalho mais consciente uma diferenciação quanto á integração dos participantes de acordo com algum critério.

Organização informal

Emerge entre as pessoas da organização formal, a partir da relação entre as pessoas que ocupam cargos nas organizações. Surge a partir das relações e interações impostas na organização formal.

Direção

É o processo em que os gerentes procuram lidar com seus subordinados, liderando-os e comunicando-se com eles. Os processos administrativos como planejamento, organização e controle. Um gerente poderia coloca-los em pratica sozinho,  porém, liderar e liderança são diferentes. O modo como os gerentes lideram varia segundo duas dimensões.

A primeira delas concentra-se nas pessoas que são lideradas, considerando seu sentimento e a qualidade de suas relações entre si. Um líder desse modelo e visto como democrático, permissivo, participativo. Sendo assim pode-se considerar sensível a seus subordinados.

A segunda onde o líder si concentra na tarefa a ser exercida, no seu procedimento e na maneira de cumprir seu trabalho. Este líder caracteriza-se como restritivo, autocrático, um socialmente distante, estruturalista, diretivo.  A essência dele é uma preocupação na tarefa e não com os trabalhadores como pessoas.

Controle

E um trabalho coordenado que facilite a troca de informações , a função administrativa de controle tem como objetivo medir e corrigir o desemprenho dos subordinados para assegurar que os objetivos e planos estabelecidos possam ser alcançados.

Tipos de controle

  1. Finalidade: apurar a legalidade na gestão, verificar si não há mais poderes por parte dos chefes.
  2. A oportunidade: o processo de controle atua no sentido de ajustar operações a determinados padrões.
  3. Comparação de desempenho com o padrão estabelecido: determina a variação ou erro ocorrido entre o desempenho esperado e o obtido poderá ser aceito como desejável ou normal. Esse desempenho pode ser comparado com o padrão para se verificar desvios ou variação.
  4. Ação corretiva: manter as operações dentro dos padrões para que os objetivos sejam alcançados. Sendo assim, variações, erros e desvios devem ser corrigidos .

A importância do controle para a gestão

Sua importância padronizar o desempenho, através de inspeções, procedimentos escritos, medir e corrigir o desempenho dos empregados, através do sistema de avaliação do desempenho do pessoal, supervisão direta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)   pdf (127 Kb)   docx (34.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com