TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATP da produção administrativa

Seminário: ATP da produção administrativa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/2/2014  •  Seminário  •  448 Palavras (2 Páginas)  •  251 Visualizações

Página 1 de 2

Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações

Trabalhos Gratuitos

Trabalho Completo Atps Processos Administrativos

Atps Processos Administrativos

Imprimir Trabalho!

Cadastre-se - Buscar 155 000+ Trabalhos e Monografias

Categoria: Outras

Enviado por: biaedinho 21 outubro 2013

Palavras: 2614 | Páginas: 11

Direção

Direção é a função administrativa que opera as organizações quando esta executa os planos. O papel da direção é acionar e dinamizar a empresa, ou seja, fazer as coisas andarem, acontecerem. A direção como uma das funções administrativas esta relacionada em colocar as pessoas em ação. É a atribuição gerencial ligado ao exercício da liderança exercendo influencia sobre os funcionários.

A influência pode ser feita de diversas formas – persuadindo, recompensando, punindo ou coagindo –, mas é preferível o uso da persuasão e do convencimento, e o uso da autoridade como ultimo recurso.

A tarefa essencial da administração é criar condições organizacionais e métodos de operações por meio dos quais as pessoas possam atingir seus objetivos pessoais enquanto guiam seus esforços em direção aos objetivos da empresa, e neste contexto, em todos os níveis, a direção está condicionada a fazer com que as pessoas sejam encorajadas a planejar a própria contribuição para os objetivos empresariais e assumir responsabilidades.

A tradicional Gerencia esta cedendo lugar a uma nova liderança renovada democrática e participativa. Cada pessoa em qualquer nível da organização precisa estar preparada para solucionar problemas conforme eles aparecem, sem a necessidade de recorrer à hierarquia para aprovar suas ideias e sugestões. Diante disto torna-se indispensável que as pessoas aprendam novos hábitos e conceitos para contribuírem com novas ideias e novas soluções e isto depende do trabalho do executivo como líder renovador, impulsionador e facilitador da mudança e do aprendizado.

A direção não acontece apenas por vontade própria de cada administrador, ela precisa ajustar-se a cultura da empresa. Os estilos de direção dependem das suposições dos administradores a respeito do comportamento humano dentro das empresas e as pessoas por sua vez são os recursos responsáveis por vivificar os demais recursos empresariais.

Existem dois estilos básicos de direção como dois extremos de um continuum: o estilo de teoria X e o da teoria Y. O primeiro está fundamentado em concepções antigas a respeito do comportamento humano, ao passo que o segundo se baseia na descentralização de decisões e delegação de responsabilidades, na ampliação do cargo, administração consultiva e na auto - avaliação do desempenho.

Gerência

A função administrativa de direção no nível intermediário recebe o nome de gerencia e se incumbe de dirigir o comportamento das pessoas para o alcance dos objetivos empresariais. A gerência é uma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com