TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPI ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA

Por:   •  28/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.135 Palavras (9 Páginas)  •  201 Visualizações

Página 1 de 9

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO

DEIDI DE SOUSA SANTOS

PRODUÇÃO TEXTUAL INDIVIDUAL

Trabalho de Produção Textual Interdisciplinar, referente ao 1º. Semestre, apresentado à Universidade Norte do Paraná – UNOPAR.

Orientador: Carina Caris Zucco – Tutora eletrônica.

Ituiutaba

2015

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 FUNDAMENTOS E TEORIA ADMINISTRATIVA 4

2.2 COMUNICAÇÃO E LINGUAGEM 5

2.3 HOMEM, CULTURA E SOCIEDADE 6

2.4 COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL 7

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS 9

REFERÊNCIAS 11

O objetivo geral deste trabalho foi uma produção textual interdisciplinar do 1º semestre do Curso de Administração da UNOPAR, onde foram abordados os conhecimentos teóricos sobre as disciplinas de Fundamentos e Teoria Organizacional; Comunicação e Linguagem; Home, Cultura e Sociedade; e Comportamento Organizacional.

A partir da leitura de um artigo científico foram desenvolvidos os objetivos específicos desta atividade:

- Discorrer sobre os três princípios de Ford, como cada um pode ser observado nas organizações modernas;

- Fazer uma análise da relação do homem com o trabalho nos tempos atuais: desejos, expectativas, necessidades, satisfação x sofrimento;

- Discorrer sobre o estilo de cultura organizacional predominante na empresa McDonald's;

- Registrar a relação entre Trabalho, cultura e Ideologia;

- Estabelecer uma relação entre o texto lido e a resenha: “A corrosão do Caráter: as consequências pessoais do trabalho no novo capitalismo”;

- Discutir o "informacionalismo", representado pelas TIC alteraram, no decorrer da história, os processos comunicacionais nas empresas;

- Discorrer sobre as transformações impostas pelas TIC em termos de Comunicação e Linguagem.

Como referencial teórico foi utilizado os livros textos das disciplinas do curso, web aulas, artigos e outros materiais complementares disponibilizados junto às tele aulas e aulas atividades, além de materiais disponibilizados na Biblioteca Digital.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 FUNDAMENTOS E TEORIA ADMINISTRATIVA

Fordismo é um termo que se refere ao modelo de produção em massa de um produto, ou seja, ao sistema das linhas de produção. O Fordismo foi criado pelo norte-americano Henry Ford, em 1914, revolucionando o mercado automobilístico e industrial da época.

O objetivo do empresário Henry Ford era criar um método que reduzisse ao máximo os custos de produção da sua fábrica de automóveis, consequentemente barateando os veículos para a venda, atingindo um maior número de consumidores.

Ford revolucionou a maneira de se trabalhar dentro de fábricas de produção em massa, criou sistemas mais rápidos de produção, motivava seus funcionários com salários mais altos em comparação com outras fábricas e ainda vendia seus carros em um sistema de prestações, algo que nem era imaginado para época. Não é por acaso que a Ford chegou a produzir 800 carros por dia, um recorde para aquele tempo.

Para chegar a esse nível, Henry Ford desenvolveu três princípios: Princípio de Intensificação; Princípio de Economicidade e Princípio de Produtividade.

1) O Princípio de Intensificação foi caracterizado por intensificar a produção, fazendo com que a matéria prima chegasse mais rápido a fábrica, os equipamentos mais próximos dos montadores resultaria no produto entregue mais cedo do que o esperado no mercado.

2) Princípio de Economicidade consistia em esgotar todo estoque de matéria prima na produção em massa e vender o produto antes que fosse fabricado, assim o dinheiro para as despesas fixas e variáveis da empresa entraria antes que o produto saísse.

3) Princípio de Produtividade está relacionado com aumento de produção de um funcionário que era feito através da padronização dos equipamentos e dos movimentos feitos na montagem, com isso reduzia o tempo gasto e aumentava a produção.

No mundo atual, os princípios de Ford estão mais vivos do que nunca, o que mais se faz dentro de empresas no modelo atual é produzir mais em menos tempo, gastando menos e ganhando mais.

Os Hipermercados são bons exemplos dos princípios de Ford, constroem megas lojas para acomodar o máximo de setores e clientes possíveis. É comum vermos lojas deste tipo não vendendo só alimentos, mas vemos também setores de roupas, móveis, açougues, artigos para pesca, pet shop e balcões de vendas de automóveis, tudo isso para o consumidor não perder tempo indo em vários lugares.

Podemos observar o fordismo no trabalho informal, trabalho esse que não possui vínculo empregatício, sendo apenas um trabalho para a sobrevivência a espera de uma oportunidade formal.

Pessoas que trabalham dessa forma são talvez as que mais necessitam dos princípios de Ford, porque se não produzirem não ganham nada, se não forem rápidos ganham pouco e se investirem muito na matéria prima não terão como sobreviver. Encontramos pessoas assim no nosso dia a dia, são as diaristas que trabalham fazendo limpeza em várias casas, são os pedreiros que ganham por dia trabalhado, são os chamados “chapas” que trabalham carregando e descarregando caminhões que chegam nas empresas para fazerem entregas, são aqueles vendedores ambulantes que entram nos ônibus e saem deixando um saquinho com balas e chocolates no colo dos passageiros, e depois voltam recolhendo ou recebendo o dinheiro pela compra, tudo isso entre um ponto e outro, tudo cronometrado.

2.2 COMUNICAÇÃO E LINGUAGEM

No novo capitalismo informacional, no que diz respeito à natureza dos mercados financeiros globais, os lucros de todas as fontes acabam convergindo em busca de maiores ganhos.

As consequências desses progressos sobre as relações das classes sociais são tão profundas quanto complexas. A massa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15 Kb)   pdf (62.1 Kb)   docx (17.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com