TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS 2015 administração financeira

Por:   •  27/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  929 Palavras (4 Páginas)  •  211 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

ANHANGUERA EDUCACIONAL

FACULDADE ANHANGUERA DE SOROCABA CURSO DE ADMINISTRAÇÃO  

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA - 6ª SÉRIE A

ANA CAROLINA SALVADOR DA SILVA 6621351168

ANDRESSA VALERIANO DA SILVA 1299526281

CINTIA RAMOS RIBEIRO 7060007476

STEPHANIE SILVA PINTO 6833501581

THAUANA MONIQUE CAMARGO 19892529330

       

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS (ATPS)

ANA CAROLINA SALVADOR DA SILVA 6621351168

ANDRESSA VALERIANO DA SILVA 1299526281

CINTIA RAMOS RIBEIRO 7060007476

STEPHANIE SILVA PINTO 6833501581

THAUANA MONIQUE CAMARGO 19892529330

       ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS (ATPS)

Atividades Práticas Supervisionadas (ATPS) elaboradas na forma de desafio, com o objetivo de desenvolver as competências e habilidades, referente à Unidade Didática Administração Financeira e Orçamentária, do Curso de Administração da Faculdade Anhanguera de Sorocaba, sob Orientação do Professor Helvécio.


ANA CAROLINA SALVADOR DA SILVA 6621351168

ANDRESSA VALERIANO DA SILVA 1299526281

CINTIA RAMOS RIBEIRO 7060007476

STEPHANIE SILVA PINTO 6833501581

THAUANA MONIQUE CAMARGO 19892529330

       ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS (ATPS)

Trabalho elaborado como requisito parcial para fins de avaliação complementar da Disciplina de Administração Financeira e Orçamentária, do Curso de Administração da Faculdade Anhanguera de Sorocaba.

Examinador/Orientador: Prof. Helvécio

Nota:


Sumário


INTRODUÇÃO

O presente trabalho é uma junção de diversas disciplinas visando alertar o gestor das decisões a serem tomadas sobre a influência de inúmeros fatores financeiros, incluindo o mercado nacional e internacional, entidades, acionistas e bancos.

Deste modo, usaremos nossos conhecimentos adquiridos em sala de aula para verificar e aplicar dentro do desafio proposto o melhor retorno de acordo com as taxas de mercado e definir qual é o melhor investimento para a empresa.

EPAPA 1 - PASSOS 1 AO 4

RELATÓRIO

Com a globalização surgiram novos fatores que são determinantes para o sucesso da empresa.  A economia globalizada trouxe uma rápida evolução para o mercado financeiro, exigindo dos profissionais dessa área mais agilidade na tomada de decisões e nesse contexto englobamos a disciplina da Administração Financeira e Orçamentária, para que haja maior apoio aos gestores de diferentes ramos de organizações.

O principal papel do Administrador Financeiro está totalmente ligado à tesouraria da empresa, ou seja, cuidar efetivamente do dinheiro, sua entrada e saída, e logicamente preservar o retorno exigido pelos acionistas. Neste sentido é necessário buscar um pleno entendimento da Administração de Caixa da empresa e o custo ao qual este fluxo está submetido. A administração de caixa está ligada ao ciclo operacional da empresa e o custo de capital ao financiamento deste ciclo. A administração do caixa compreende uma tarefa de suma importância para a empresa e torna-se essencial a essa função administrativa o conhecimento dos procedimentos financeiros e contábeis disponíveis, bem como a sua melhor utilização para o acompanhamento, controle, ajuste e projeção dos resultados da empresa.

Desse modo, todos os demais departamentos envolvidos no processo da administração deverão proceder de forma a evitar custos e despesas excessivas e procurar a maior receita para as suas atividades. Uma constante comunicação entre os diversos setores e o setor financeiro é fundamental para o sucesso do gerenciamento das organizações, pois com a entrada das diversas informações diárias e dos documentos internos provenientes do setor financeiro, é possível ter um maior controle dos dados relativos a movimentação financeira, controle do pessoal, controle de veículos, máquinas e equipamentos e controle de estoque.

Para o desenvolvimento do planejamento financeiro que consiste em planejar as receitas e despesas, existe a necessidade de conhecimento aprofundado do mercado e da economia brasileira e internacional. Através do planejamento, a empresa poderá ter conhecimento do nível de financiamento necessário para se dar continuidade às operações de uma companhia, oportunizando ao gestor decidir quando e como a necessidade de fundos será financiada. Sem um planejamento para estimar as necessidades de financiamento, a empresa poderá ter recursos insuficientes para arcar com seus compromissos, como juros sobre empréstimos, duplicatas a pagar, despesas de aluguel e despesas de serviços públicos, ou ainda um custo de oportunidade elevado, gerado pela não aplicação de excessos de recursos temporários. Portanto, a falta de planejamento pode causar uma situação de falta de liquidez e consequentemente a falência.

Dentre os diversos aspectos do custo de capital, podemos citar o custo relativo à dívida, que nada mais é do que o custo relativo à taxa aplicada sobre um financiamento/empréstimo qualquer, ou ainda o custo marginal de capital, que projeta na estrutura ótima de capital uma nova realidade, oriunda de uma nova fonte de recurso, ou ainda, de um novo aporte de recursos. Para apurar o custo de capital, a maioria das empresas se utiliza do método de cálculo do Valor Presente Líquido (VPL), que consiste em apurar o valor presente de um fluxo de resultado projetado, utilizando-se de uma taxa mínima de atratividade para realizar o desconto do fluxo. A taxa mínima de atratividade (TMA) é a taxa que a empresa deseja obter na aplicação de um projeto ou negócio. Outro método também utilizado é a Taxa Interna de Retorno (TIR), que consiste em determinar a taxa pela qual um investimento se equipara ao seu retorno num período de tempo, considerando as entradas de um fluxo projetado.

Assim, uma boa gestão de recursos financeiros reduz substancialmente a necessidade de capital de giro, proporcionando maiores lucros com a redução das despesas financeiras. Se os fluxos de caixa são otimizados, obtém-se maior segurança na utilização do capital de giro. Essa deve ser a preocupação constante das empresas, pois os custos financeiros podem absorver valores significativos da sua receita operacional. Também vale salientar que os resultados financeiros de uma empresa são reflexos das decisões e ações que são tomadas, independentemente do setor responsável pela ação, portanto, a administração financeira e orçamentária deve apresentar uma postura questionadora, mostrando sua importância dentro do negócio.

REFERÊNCIAS

https://drive.google.com/file/d/0B9lr9AyNKXpDSTJudmFNZ1lXZGM/view?pli=1

Acesso em: 28 abr. 2013.

https://drive.google.com/file/d/0B9lr9AyNKXpDXzdxQmN3WDJxT1U/view?pli=1

Acesso em: 28 abr. 2013.

http://www.portal-administracao.com/2015/01/administracao-financeira-e-orcamentaria.html

Acesso em: 17 set. 2015.

https://www.algosobre.com.br/administracao/conceitos-basicos-de-administracao-financeira.html

Acesso em: 17 set. 2015.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (131.5 Kb)   docx (353.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com