TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS

Por:   •  30/3/2015  •  Trabalho acadêmico  •  618 Palavras (3 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 3

 Exercício:

A) - “A organização é uma orquestra comunicante, uma sinfonia em permanente construção, na qual cada participante utiliza as suas competências e sua visão sobre a realidade, não apenas para executar funções, mas para, junto com os demais, produzir uma melodia, talvez nem sempre harmoniosa”. (GIORDANO, 1998)

Diante dessa afirmação, qual o seu conceito sobre comunicação nas organizações?

B) – É correto ou não afirmar que a comunicação, base de qualquer processo administrativo em uma organização, influencia fortemente a imagem institucional e por isso, deve compor o planejamento estratégico da organização? Justifique a sua resposta.

A comunicação nas organizações passa a ser tratada de maneira cada vez mais profissional, muitas das vezes pelo desenvolvimento e crescente importância nas empresas para que se qualifique melhor seus profissionais afim de uma melhoria nas analises, planejamentos e gerenciamentos mais sofisticados e eficientes.

As organizações que reconhecem a comunicação como algo competitivo, constrói sua imagem estreitando entre um relacionamento ético e de responsabilidade social como vemos atualmente que os fluxos de comunicação estão se ampliando em todos os sentidos, trazendo relevância ampla de discussões que envolvem aspectos teóricos e conceituais do qual fazem parte.

A empresa sendo um sistema aberto para o exterior tem que corresponder às expectativas do seu público que está cada dia mais exigente, por isso, uma organização tem sempre que comunicar sua imagem através de todo tipo de comunicação e mensagem para que seja formado uma imagem favorável dessa organização.

Vemos alguns tipos de comunicação como Marketing e Empresarial, onde ambos os tipos utilizam o mesmo meio técnico porém com finalidades diferentes. Marketing busca divulgar e promover os produtos e a Empresarial visa a divulgação da imagem da instituição integra como deveres e obrigações.

Os líderes nas empresas no entanto precisam reconhecer essa comunicação como um instrumento estratégico nas gestões para que sejam agregados valores a produção e serviço do seu pessoal. Devido a atual concorrência e competitividade somente com as melhores estratégicas e diferenciais as empresas sobreviverão a essa constante mudança e inovações que ocorrem nos dias atuais.

Portanto, uma comunicação bem estruturada pode gerar um bom trabalho em equipe de forma abrangente em todas as aéreas. Assim a interação e integração relacionadas a esses processos de comunicação, são fundamentais para consolidar o relacionamento da organização com seus funcionários.

Para que essa comunicação possa vir a compor o planejamento estratégico dentro das organizações é preciso também propor as organizações como entendimento da importância desse meio como a comunicação interna, para que no futuro se evite algumas falhas no processo como um todo.

De acordo com Marchiori (1995), executivos que querem obter sucesso organizacional devem dirigir sua atenção para as necessidades com o público interno em primeiro lugar, porque este é o público responsável pela sustentação da organização, pois é por meio do desempenho de sua função que a organização alcança seus objetivos e metas. Podemos concluir através dessa citação que os colaboradores são parte fundamentais da organização, já que são os maiores responsáveis e interessados no sucesso das atividades que exercem, pois esse sucesso lhes garante a sua permanência e uma oportunidade futura de crescimento pessoal e profissional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (93.8 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com