TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS – ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E OPERAÇÕES

Por:   •  18/8/2015  •  Artigo  •  962 Palavras (4 Páginas)  •  177 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

Faculdade Anhanguera de Caxias do Sul

Tutor EAD: Elaine Oliveira Foster Reis

Tutor Presencial: Daiane Boff

Curso: Administração

ATPS – ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E OPERAÇÕES

Acadêmicos:

Felipe Sergio da Costa RA: 7414608902

Maurício Estorti RA: 3815672447

Rodrigo Quinteiro dos Santos RA: 2115200133

Vanderlei Argenton RA: 6506287010

Vinícius de Souza RA: 6574307902

Caxias do Sul, 16 de Setembro de 2014.

ETAPA 1 e 2

Empresa : Baw do Brasil

Localização: Caxias do Sul -  Matriz -  Bairro Marechal Floriano rua Antônio  Rosato 147

Filial – Bairro Cinquentenário – Rua Emílio Fonini 277

Segmento: Industria e Comercio  de Equipamento para corte de metais

Porte/Tamanho: Médio

Visão: Consolidar-se como a melhor alternativa no fornecimento de soluções de corte térmico de metais e de produtos com diferenciação tecnológica, buscando a liderança no mercado nacional.

Missão: Produzir e comercializar produtos com diferenciação tecnológica e de atendimento, através de soluções únicas aos clientes, em um ambiente de trabalho profissional e humano.

Valores: Satisfação dos clientes;

  • Diferenciação;
  • Idoneidade;
  • Trabalho em equipe;
  • Respeito às pessoas.

Produtos comercializados: Maquinas CNC de corte plasma, maquinas CNC de corte Laser.

Publico Alvo: Indústria metalomecânica

Nome e cargo do contato da empresa: Renato Castelan – Supervisor Assistência Técnica

Buscar informações para conhecer como são calculadas as previsões de demandas:

As previsões de demanda são calculadas sobre os orçamentos realizados pelas equipes de vendas externas e internas, pois durante este processo alguns clientes já solicitam envio e proposta para banco para análise de credito para aprovação de financiamento, normalmente utilizando o processo de FINAME (O BNDES FINAME é uma operação de financiamento destinada a empresas localizadas em qualquer região do país. São utilizados recursos do BNDES para financiar a aquisição de máquinas e equipamentos nacionais novos, inclusive caminhões e ônibus, com índice de nacionalização igual ou superior a 60% e cadastrados no CFI - Credenciamento de Fabricantes Informatizados do BNDES).  

    Durante os meses de junho ate novembro são realizados varias feiras no segmento metalmecanico no país, com isto ocorre um aumento significante nos números de orçamentos solicitados por clientes, com isto sendo possível praticamente calcular uma demanda para aproximadamente o próximo semestre.

    Após o cliente enviar documentação (orçamento) para análise já se inicia uma programação de demanda dos próximos meses.

   Os estoques de matéria prima são calculados conforme aprovação dos financiamentos, por se tratara de um equipamento configurável conforme necessidade, não possui uma linha de produção padrão e não podemos manter um estoque.

   A matéria prima é adquirida em partes, pois 40% do equipamento necessita de peças importadas dos E.U.A  por isso dependemos de uma logística internacional que pode ocorrer uma varrição de disponibilidade muito grande devido o despacho aduaneiro da Receita Federal conferir  os tributos  direcionar os produtos  na entrada do pais. Conforme o método que a fiscalização da Receita Federal utilizar, pode variar de 60 a 120 dias para estar disponível no parque fabril da BAW.

    Durante este tempo iniciamos a construção do equipamento com os produtos de origem em nosso país, já que é a maioria 60%. Ao receber a mercadoria exportada finaliza –se a montagem da maquina realiza- se os testes para verificar funcionamento do sistema.

     Tempos de maquinas não possuímos por ser toda terceirizada a parte de necessidade de maquinas, apenas realizamos a montagem mecânica elétrica e pneumática.

     No processo de produção o equipamento passa por uma linha de produção que inicia pela montagem mecânica após pneumática e por último elétrica.

        Os tempos montagem de produção variam conforme a configuração do equipamento, mas por padrão utilizamos a seguinte regra 50% do tempo para montagem mecânica 40 % do tempo montagem elétrica e 10% montagem pneumática.

     Hoje o parque fabril da BAW possui capacidade media de produção de 35 maquinas ano, isto podendo variar conforme as configurações soltadas pelos clientes.

Etapa 3

Passo1 - Planejamento de Produção

Quem lida com processo produtivo já está familiarizado com as expressões MRP, MRP II, ERP. A tradução de MRP é “Planejamento das necessidades de materiais”. Serve para planejar a demanda do material dependente, ou seja, aquele que depende do produto que efetivamente será entregue ao consumidor.

Assim, o número de pneus que uma montadora de automóveis irá utilizar depende da quantidade de carros que ira produzir.

O MRP só se viabilizou com o advento do computador. Assim a lista de material que constitui a espinha dorsal do MRP, é um software que irá processar todos os dados, consolidando os itens comum a vários produtos, verificando se há disponibilidade no estoque, e quando for o caso, emitindo a lista de itens faltantes.

Com o desenvolvimento dos computadores, passou-se a utilizar o MRP também para insumos, como mão-de-obra, equipamentos, espaços para estocagem, instalação entre outros. Este ficou conhecido como MRP II.

Passo 2 - Produtos Necessários para o processo produtivo

Produtos

Tocha completa

Cabo da tocha

Fuso do lifter

Bandagem do lifter

Rolamentos

Rodas

Eixos

Cooler cnc

Cooler pedestal

Passo 3

Na empresa BAW o tempo de aquisição de materiais necessários, não pode ser longo, e é importante não deixar faltar nenhum material, pois a falta de uma peça impede o prosseguimento da montagem das maquinas.

Item

TA

ES

Estoque em mãos

Fornecimento

NP

RP

DM

NL

 

semanas

unidad.

unidad.

de terceiros

unidad.

unidad.

unidad.

unidad.

Tocha completa

2

20

200

E

180

160

40

122

Cabo da tocha

2

40

400

E

240

220

60

188

Fuso do lifter

4

12

240

E

180

200

60

144

Bandagem lifter

4

12

240

E

180

180

40

144

Rolamentos

1

40

120

E

100

120

30

80

Rodas

1

24

120

E

100

120

30

80

Eixos

1

24

120

E

100

120

30

80

Cooler cnc

1

12

60

E

40

60

12

24

Cooler pedestal

1

12

60

E

40

60

12

24

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (123.1 Kb)   docx (30.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com