TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS – ADMINISTRAÇÃO E CONTROLE DAS OPERAÇOES

Por:   •  17/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.272 Palavras (10 Páginas)  •  212 Visualizações

Página 1 de 10

        ATPS – ADMINISTRAÇÃO E CONTROLE DAS OPERAÇOES

        Os sistemas ERP (Planejamento de Recursos Empresariais), representam uma ferramenta de tecnologia da informação que visam aprimorar o desempenho organizacional como um todo.

        O Enterprise Resource Planning (ERP), Sistema Integrado de Gestão Empresarial, pode ser definido como programa que possibilita o gerenciamento e a visão completa da empresa, integrando diversos departamentos, como finanças, recursos humanos, compras e vendas. (Sebrae).

        “O ERP hospedado na nuvem é um dos mais radicais upgrades tecnológicos das empresas durante toda a década”.( Online Data Cloud).

         E no varejo o sistema ERP fará o seu papel a partir da conscientização e do treinamento dos funcionários. Confira a seguir os fatores preponderantes para o comércio varejista adotar o ERP como estratégia de negócio: Estoque: o sistema ERP permite que o controle do estoque seja feito de maneira mais eficiente. É possível integrar os processos de compra, venda, logística, entre outros e, assim, o controle de estoque pode ser feito em tempo real, sem a necessidade de atualizar infinitas planilhas.         Com o ERP fica mais simples saber quando comprar novos produtos e como estão as tendências de venda. Planejamento: as informações atualizadas e integradas são compartilhadas por todos os departamentos, fato que possibilita maior assertividade no planejamento. Informações integradas, de todos os setores da empresa, possibilitam ao empresário melhores condições de planejar, seja em curto, médio ou longo prazo.         Financeiro: os relatórios financeiros gerados por um sistema ERP são mais precisos, pois envolvem todos os setores da empresa. Com acesso a relatórios mais exatos, a probabilidade de identificar onde os gastos são maiores. Gestão de promoções: é possível, por exemplo, saber quando uma grande quantidade de produtos terá a validade vencida em um curto espaço de tempo e se as vendas desse produto estão baixas. A partir da coleta de informações da situação do estoque e das tendências de compras dos clientes é possível elaborar uma promoção com os itens que estão para vencer.

        Vantagens

  • Custo 50% menor quando comparado ao ERP local.
  • Fornece um modelo de custo previsível. Paga-se pelo que se usa.
  • Soluções escaláveis, podendo adicionar mais usuários, aumentar ou diminuir espaço de armazenamento, isso tudo em conformidade com as necessidades da empresa.
  • Upgrades (atualizações) do sistema momentâneo.
  • Facilidade de backup (cópia de segurança dos dados).
  • É possível acessar o sistema ERP, por meio da internet, de qualquer lugar, inclusive por dispositivos móveis.
  • Possibilita acessos simultâneos, ou seja, vários usuários no mesmo momento acessando o sistema sem impactar no seu desempenho.

        Desvantagens

  • Data centers (centros de processamento de dados) fora do ambiente da empresa. Impossibilita o controle e segurança total dos dados.
  • Necessidade de uma conexão de internet boa e estável para acessar os arquivos.
  • Caso o sistema apresente instabilidades ou fique fora do ar haverá dependência do fornecedor para solucionar o problema.

        Pequenos negócios varejistas tendem a ganhar vantagem competitiva frente a outras empresas do mercado, caso utilizem as funcionalidades do ERP em nuvem. Veja a seguir as principais vantagens para pequenos negócios.

        Custo baixo: serviços oferecidos em nuvem, normalmente, são mais baratos e vantajosos para pequenas e médias empresas.

        Picos de demandas sazonais: por meio do ERP é possível contratar maior capacidade para armazenamento de dados, caso haja a necessidade, devido a alguma alta inesperada.

        TI verde: outra vantagem do ERP em nuvem é na economia do consumo de energia elétrica, já que a maior parte da infraestrutura é operada pelo data center. Portanto, a adoção de cloud computing pelas empresas colabora tanto para o meio ambiente quanto para a saúde financeira dos negócios.

        Modular: é possível adquirir módulos, partes do sistema, que atendam às necessidades principais para o funcionamento da empresa, como recursos humanos (RH), financeiro, projetos, jurídico e outros que correspondam a necessidade do seu negócio. Conforme a empresa cresce ou cria outras áreas, outros módulos podem ser adquiridos.

        SISTEMA DE GESTÃO E SEUS MÓDULOS

        Os módulos básicos administrativos de sistema de gestão empresarial são:

        Módulo De Compras

        Gerenciamento de pedidos a fornecedores, controle da carteira dos pedidos de compra, recebimento de pedido com entrada automática de estoque, geração de contas a pagar, atualização de custos, análise e seleção do desempenho dos fornecedores, controle das cotações, validação da quantidade pedida e recebida de itens, impressão de etiquetas dos itens comprados, inclusive com códigos de barra.

        Módulo De Faturamento E Vendas

        Realiza o gerenciamento de pedidos de clientes, orçamento, informa ao operador acerca de eventual inadimplência do cliente e disponibilidade do produto no estoque, seleção do veículo e transportadora para entrega, faturamento do pedido com geração de saída do estoque gerando contas a receber, lançamentos contábeis e saída para a expedição, controle de pendências, relaciona-se com o vendedor para posterior cálculo da comissão, cálculo dos tributos, emissão de nota fiscal e geração dos controles estatísticos de vendas.

        Módulo De Estoque

        Cadastro de itens com parâmetros tributários (alíquota por imposto, base de calculo, códigos legais) tabelas de preços, cadastro de produtos acabados, matérias-primas, composição dos produtos acabados, cadastro de outros itens de estoque (Almoxarifado, oficina, etc.,...), cadastro de grupos, subgrupos, fabricantes/marcas, Acertos (movimentação avulsa de estoque), movimentação entre embalagens, balanço e contagem de estoque; reajuste de preços; formação de preços; custo de itens; custo histórico de item; geração de códigos de barras, cadastro de preço do produto por condição de pagamento, classificação da curva ABC, Apuração do custo médio, relatórios gerenciais de estoque.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14 Kb)   pdf (229.2 Kb)   docx (732.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com