TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA

Por:   •  3/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.416 Palavras (18 Páginas)  •  215 Visualizações

Página 1 de 18

INTRODUÇÃO

A Administração financeira é a ciência que tem como finalidade registrar, coletar, resumir informar e interpretar dados e fenômenos que afetam as situações da empresa na área financeira e econômica de qualquer entidade. A administração usa de aplicações de uma serie de princípios econômicos e financeiros para maximizar a riqueza ou valor total de um negocio. Para administração financeira o objetivo econômico da empresa é a maximização de seu valor de mercado em longo prazo, pois dessa forma estará sendo aumentada a riqueza de seus proprietários (acionistas de sociedades por ações ou sócios de outros tipos). Para se tiver uma boa administração financeira tem que haver um bom planejamento financeiro no contexto empresarial possibilitando perceber e visar a falhas e pontos positivos adquiridos.

A administração financeira é a disciplina que trata dos assuntos relacionados a administração das finanças de uma empresa e organização, com o objetivo de melhorar seus resultados e lucros. Através desta gestão é possível avaliar a situação atual da empresa bem como planejar seus fundos a curto médio e longo prazo. Ela esta diretamente ligada à economia e a contabilidade da empresa.

Ela também compreende o conjunto de recursos disponíveis que serão usados em transações e negócios, como transferência e circulação de dinheiro, sendo necessário analise a fim de saber a real situação econômica dos fundos da empresa, com relação aos seus bens e direitos garantidos.

PLANEJAMENTO DA ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA

Administração Financeira está estritamente ligada à Economia e à Contabilidade, pode ser vista como uma forma de Economia aplicada, que se baseia amplamente em conceitos econômicos e em dados contábeis para suas análises. No ambiente macro a Administração Financeira enfoca o estudo das instituições financeiras e dos mercados financeiros e ainda, de como eles operam dentro do sistema financeiro nacional e global. No ambiente micro aborda o estudo de planejamento financeiro, administração de recursos, e capital de empresas e instituições financeiras. Por isso, todos os aspectos de uma empresa estão sob a ótica da administração financeira.

A administração financeira visa a uma maior rentabilidade possível sobre o investimento efetuado pelos sócios ou acionistas, através da melhor utilização de recursos, de modo geral, escassos, ou seja, a administração financeira nada mais é do que a melhor utilização dos princípios microeconômicos e a utilização das ferramentas financeiras para obter o melhor resultado de um negócio.

O principal objetivo da Administração Financeira para as empresas é a maximização de seu lucro/rentabilidade para com seus proprietários. Todas as atividades empresariais envolvem recursos financeiros e orientam-se para a obtenção de lucros (Braga, 1995). Os proprietários investem em suas entidades e doravante pretendem ter um retorno compatível com o risco assumido, através de geração de resultados econômico-financeiros (lucro/caixa) adequados por um tempo longo, ou seja, durante a perpetuidade da organização.

O objetivo da empresa é maximizar o valor de mercado do capital dos proprietários existentes. Atendendo a um desejo específico dos acionistas: a remuneração de seu capital, sob a forma de distribuição de dividendos.

Para Gitman (1997), o planejamento financeiro é um instrumento utilizado pelas empresas para direcionar suas ações, de modo que os objetivos a curto e longo prazo sejam alcançados. Segundo Pereira apud Cruz (1998), por ser o orçamento um planejamento e controle a curto prazo, o mesmo possibilita a determinação de objetivos e ações a serem alcançados e executadas num período próximo, proporcionando assim um meio de coordenação de todas as funções típicas que uma pequena empresa precisa realizar como: compras, produção, vendas, financiamentos, recursos humanos, etc.

Para reforçar estes conceitos teóricos, através da ATPS e o caso de um investidor que decide que a taxa de desconto a ser aplicada a uma ação é de 6% e a outra ação, com o dobro dos riscos, terá uma taxa de desconto de 12%. Determinamos mostrar o nível de risco, realizando o ajuste dos retornos futuros. Mas para isto acontecer precisamos conceituar estes, ou seja, Risco, ou incerteza acerca do futuro também causa um declínio no valor do dinheiro. Como o futuro é incerto, o risco aumenta com o passar do tempo. A maioria das pessoas deseja evitar o risco, assim valorizam mais o dinheiro agora do que a promessa do dinheiro no futuro.

Diante dessa situação analisada acima podemos observar que é aconselhável que os administradores utilizem solidas políticas de investimentos onde os riscos sejam os menores possíveis.

ETAPA 2

Nesta etapa iremos analisar investimentos, com o objetivo de verificar a relação entre risco e retorno. Iremos usar como base algumas planilhas que vão nos auxiliar nessa analise.

Avaliação do investimento em ações da Empresa Fictícia Companhia Água Doce.

Com auxilio dessas planilhas podemos observar os retornos esperados com uso da probabilidade.

Resolvemos a Questão Proposta Passo 3

Interpretar o balanceamento entre risco e retorno, usando os números, no qual os desvios padrão são: 170 para o Projeto A e 130 para o Projeto B, considerando que o retorno esperado para ambos é de 280. Calcular e avaliar qual dos projetos apresenta menor risco.

Com auxilio das planilhas acima realizamos os cálculos e verificamos que o projeto B apresenta menor risco, pois mesmo com o retorno anual de 280 o seu desvio padrão é menor em relação ao projeto A que é 170, isso acaba gerando uma variância menor no projeto B em consequência um risco menor. Sendo assim com o projeto B é o risco é bem menor para obter MÉTODOS DE ORÇAMENTO DE CAPITA

ETAPA 3

Avaliação de Títulos

Os processos de avaliação podem ser empregados para qualquer ativo - imóveis, fábricas, máquinas e equipamentos, jazidas minerais, fazendas, títulos e ações. A avaliação é o processo que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.3 Kb)   pdf (81 Kb)   docx (26.5 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com