TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA

Por:   •  1/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.179 Palavras (13 Páginas)  •  130 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1]

Anhanguera Educacional

Unid. Taboão da Serra

ATPS – Adm. Financeira e Orçamentária

Conceitos e definições de Adm Financeira

A importância do controle administrativo financeiro de uma organização

Desconfiança do Mercado nas Operações do Grupo EBX

Governança Corporativa

Prof.: Jorge Luiz

[pic 2]

ADM. FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA


Trabalho apresentado para a composição de nota da disciplina de Adm. Financeira e Orçamentária do Curso de Administração, na Faculdade Anhanguera de Taboão da Serra/SP.


Orientação Prof.º. Jorge Luiz


TABOÃO DA SERRA

2013

SUMÁRIO


Introdução.................................................................................................................. 04

Qual objetivo e Importância da Adm Financeira........................................................ 04

Passo 1.3................................................................................................................... 05

Desconfiança do Mercado nas Operações do Grupo EBX....................................... 06

Governança Corporativa........................................................................................... 08
Características e Ferramentas.................................................................................. 08
Benefícios da Governança Corporativa.....................................................................09

Empresas Adeptas.................................................................................................... 09
Conclusão ................................................................................................................. 10
Referências Bibliográficas ........................................................................................11

INTRODUÇÃO

No filme “Tempos Modernos”, os processos produtivos se baseiam na parceria, onde cada um contribuirá como pode. Tem algumas organizações os colaboradores são vistos como desenvolvedores de conhecimento.

O processo de Gestão de Pessoas se constitui em várias atividades: Descrição e analise de cargos, planejamento de RH, recrutamento, seleção, orientação, avaliação do desempenho, remuneração, treinamento e desenvolvimento, relações sindicais, segurança, saúde, bem estar, etc.
              Os processos que foram citados acima são dependentes um do outro, e devem ser tratados de forma a se complementarem. A importância hoje está em praticas de organização onde juntam forças para se chegar ao resultado esperado por todos: Pessoas e organizações, funcionando como uma equipe.

Colaboradores, no contexto geral da organização, estão tendo que aprender e optar em aceitar a transformação e os desafios impostos, dia a dia, por essa gestão moderna. Enfim, gestão de pessoas é o “cargo” gerencial que implica a cooperação dos colaboradores que atuam nas organizações para sucesso nos objetivos profissionais quanto individuais.

RALELOS ENTRE O FILME TEMPOS MODERNOS E A MODERNA GESTÃO

Gestão de pessoas - “Conjunto de políticas e práticas definidas de uma organização para orientar o comportamento humano e as relações interpessoais no ambiente de trabalho”. Fisher e Fleury (1998).

Podemos ver que no filme de Charles Chaplin “Tempos Modernos”, a obrigação dos funcionários em realizar suas funções sem descanso. O trabalho contínuo era essencial independente das necessidades fisiológicas, de dores, de cansaço ou até mesmo de qualquer outro tipo de reação avessa ao trabalho. Independente de qualquer coisa, o que realmente importava para a empresa era gerar lucro.

A prioridade era recuperar a economia abalada pela crise, combatendo assim o principal problema social: o desemprego.

Já o processo de Gestão moderno de Pessoas é composto de várias atividades, como por exemplo, a descrição e a analise de cargos, o planejamento de RH, io recrutamento, a seleção, a orientação, a avaliação do desempenho, a remuneração, o treinamento e desenvolvimento, as relações sindicais, a segurança, a saúde, o bem estar, entre outros.

Neste novo processo de gestão o conhecimento e o potencial humano são o diferencial para as organizações se manterem no mercado. As organizações que se adequam a esta Gestão, onde todos os colaboradores (fornecedores, clientes, funcionários) são tratados como parceiros têm grandes chances de se manterem por mais tempo no mundo dos negócios, e estão menos propícias a perderem seus colaboradores.

Na moderna Gestão de Pessoas, os colaboradores são o recurso mais importante das organizações. O desenvolver dessa nova gestão é representado pela íntima interdependência das empresas e de seus colaboradores. O relacionamento entre eles, antes considerado competitivo, hoje é baseado na solução do tipo ganha-ganha.

Ela é caracterizada pela participação, capacitação, envolvimento e desenvolvimento do empregado, que nada mais é do que as pessoas que a compõe e as faz enriquecer. O que antes não era reconhecido na antiga gestão de pessoas, onde seus limites de trabalho não eram respeitados, e seus superiores apenas pensavam em lucros sem se importar com o as necessidades de seus colaboradores.

Percebemos que os processos de gestão evoluíram muito, e hoje a organização preza pelo funcionário e lhes proporciona benefícios para que os mesmos honrem com essa parceria e exerçam com muito mais qualidade as atividades propostas.

Conceito de Gestão de Pessoas

É uma área contingencial e situacional, pois dependem de vários aspectos como a cultura, estrutura, características, negócio e tecnologias da organização. A Gestão de Pessoas se baseia em três aspectos fundamentais:

  • As pessoas como seres humanos: ou seja, com personalidade e história próprias, possuidores de conhecimento, habilidades e atitudes indispensáveis às organizações.
  • As pessoas como ativadores inteligentes de recursos organizacionais: que fornecem à empresa inteligência, talento, criatividade, comprometimento e renovação constante em um mundo de mudanças e desafios.
  • As pessoas como parceiros da organizações: como parceiros, as pessoas investem conhecimento, esforços, etc. na empresa, na expectativa de obter retorno (salários, crescimento profissional, benefícios). Postura pró-ativa, comprometimento, responsabilidade são características de parceiros.

Objetivos da Gestão de Pessoas:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.8 Kb)   pdf (186.4 Kb)   docx (39.8 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com