TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA

Por:   •  6/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.260 Palavras (14 Páginas)  •  265 Visualizações

Página 1 de 14

SUMÁRIO

Introdução.............................................................................................................................04

Etapa 01

Desafio - Plano Estratégico de Marketing.......................................................................05

Passos 01 a 04.....................................................................................................................12

Etapa 02

Passos 01 a 04......................................................................................................................17

Conclusão............................................................................................................................19

Referências..........................................................................................................................20

INTRODUÇÃO

Atualmente, consumir chocolate é muito fácil, pois a variedade é muito grande,; encontramos produtos de todos os tipos, artesanais, industrializados, importados, populares, finos, em diversos formatos e exclusivos também. O que torna uma concorrente especial e transforma o consumidor fiel ao consumo são as formas de apresentação e venda do produto, o que no caso dos chocolates, observamos ainda no mercado mesmo com as mudanças ocorrendo de forma rápida, as estratégias de marqueting e venda que variam desde as mais tradicionais ate as formas mais modernas e ousadas, podendo se dispor disso, aproveitando a periodicidade e as novas redes e mídias que lideram o mercado atual.

ETAPA 01 - DESAFIO

Objetivo do desafio

Elaboração de uma proposta de melhorias criando estratégias mercadológicas para “Cacau Sabor’’, utilizando conceitos teóricos e o plano de Marketing, visando tornar a empresa mais dinâmica e competitiva.

Após pesquisas e estudos, sobre a referida empresa, faremos nossa análise mercadológica, cumprindo os seguintes itens, implantação de um setor de Marketing com a apresentação de um plano estratégico de marketing, análise de produtos (forma de apresentação atual e sugestões de melhorias), logomarca (fixação branding)

Plano de Marketing Cacau Sabor - 2016

Plano elaborado após a criação do setor de marketing ate então inexistente na empresa.

1. Composição da equipe:

01 gerente com experiência em remanejamento de vendas, endomarketing, logística e implantação de novos projetos

01 Assistente de marketing

01 assistente de merchandising

2. Breve Histórico

Empresa: Cacau Sabor

Fundada há 05 anos, é uma empresa de Médio porte, com a finalidade de atender ao publico B e C na produção e vendas de chocolates, possui instalações fabris e administrativas localizadas na periferia da cidade de Niterói, e hoje conta com 80 funcionários.

Atualmente seu mix de produtos trabalha com 04 linhas, tendo como seu produto principal o Ovo de Páscoa e as outras que se destacam são Barras de chocolates de 195 gramas e 90 gramas e trufas de variadas.

3. Elaborando o Plano Estratégico de Marketing

Devido à empresa não possuir anteriormente uma equipe de Marketing, faz-se necessário a elaboração do Plano Estratégico de forma inicial.

Implantação dos princípios essenciais de uma organização: Missão – Visão - Valores

Missão - Oferecer o melhor chocolate aos nossos consumidores, com a preocupação em proporcionar prazer no consumo de nossos produtos.

Inovação no mercado buscando atender as necessidades de nossos clientes com qualidade e buscando sempre o melhor atendimento, proporcionando satisfação, confiabilidade e fidelidade no consumo e ao presentear a quem se gosta.

Visão - Ser uma marca reconhecida nacionalmente como exemplo de satisfação em qualidade e sabor, oferecendo produtos de linha básica com excelência e preço, prometendo um crescimento com espírito de liderança e preocupando-se sempre com seu ambiente interno trazendo motivação aos seus colaboradores, parceiros e consumidores.

Valores - _Ética _Transparência _Respeito _Integridade _Crescimento _Preço_ Qualidade

4. Produtos

A Cacau Sabor trabalha atualmente com um mix de 4 linhas de produtos:

Chocolates em barras – 195 gramas;

Chocolates em barras – 90 gramas

Trufas de sabores variados

Ovos de Páscoa (Produto Top de Vendas)

Uma observação inicial e direta que pode ser observada neste mix de produtos é que as vendas passam somente por um período de crescimento anual, fazendo com que no decorrer do período haja uma queda considerada, devido a falta de diversificação no mercado.

Nesta análise podemos sugerir a implantação de campanhas comerciais e promoções, alem da instalação de lojas de marca própria inicialmente, podendo ser estipulado um período para estudo de rentabilidade e a expansão de suas lojas para franquias, este projeto deve ser considerado após um trabalho minucioso de divulgação da marca cacau sabor.

Os produtos atuais são estipulados para uma faixa de classe social, e neste estudo a sugestão seria que a mesma seja estipulada a um publico especifico, assim vemos a necessidade de que se trabalhe alem da classe social, a faixa etária também.

Inicialmente baseados em pesquisas mercadológicas, iríamos nos dedicar ao publico jovem, de 18 a 35 anos, não iríamos dar ênfase somente ao Ovo de páscoa, pois de acordo com a faixa, podemos trabalhar outras datas e costumes.

O projeto nos indica o aumento do nosso mix de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26 Kb)   pdf (140.8 Kb)   docx (23.5 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com