TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA

Por:   •  6/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  720 Palavras (3 Páginas)  •  278 Visualizações

Página 1 de 3

Administração Mercadológica

Etapa 1 (Passo 1)

MIX DE MARKETING

Diversas são as definições para Marketing Mix, também chamado, em português, de Composto de Marketing.

 Todas elas, no entanto levam à mesma conclusão: "é o conjunto de elementos que compõe as atividades de Marketing". Diversos autores tem se esforçado em minimizar as variáveis em número não maior que 4. Assim, MC Carthy desenvolveu e Lauterborn, mais recentemente, os 4 Cs. Cada uma acaba representando um melhor papel em usos específicos. Cabe ao profissional de Marketing determinar qual o melhor modelo para ser usado naquele projeto. Enquanto os 4 Ps são reconhecidos internacionalmente, enquanto que os 4 Cs, mais do que um composto de Marketing, se torna apropriado para um "Composto de Vendas".


Os 4 Ps de Mc Carthy


O Marketing Mix, pode ser definido como a combinação de elementos variáveis que compõe as atividades de Marketing. O conceito se baseia nos estudos de Neil Borden que usou este termo, pela primeira vez em 1949. Borden afirma em sua obra que o termo lhe veio à cabeça ao ler os estudos de outro autor de sua época (James Culliton), que chamava os executivos de liquidificadores (mixers), já que a sua função era a de materializarem receitas, seja misturando os ingredientes, mudando suas quantidades ou inventando novos elementos. A partir de então a expressão Marketing Mix (mistura de Marketing) ou Composto de Marketing, como é conhecida no Brasil, passou a ser a teoria mais aceita para efetivar atividades de Marketing

 Jerome McCarthy, professor da Universidade de Michigan, aprimorou a Teoria de Borden e definiu os 4 grandes grupos de atividades que representariam os ingredientes do composto e os separou em:

1. Product (produto); (Variedade, qualidade, design, nome da marca, tamanhos, embalagem, serviços, garantias, devolução, características).

2. Price (preço); (Desconto, concessões, prazo de pagamento, condições de financiamento, preço de tabela).


3. Promotion (promoção); (Propaganda, chamar a atenção do cliente, relações públicas)

4. Place (praça). (Estoque, transporte, locais, canais, cobertura, variedades).

Atualmente, o composto de Marketing é conhecido internacionalmente como “Os 4 Ps do Marketing”. Por esse motivo, diversos países trataram de traduzir para o seu idioma, os 4 grupos, em palavras que mantivessem a grafia iniciada por “P”. Dessa forma, no Brasil as atividades passaram a ser: Produto, Preço, Promoção e Praça (ou Ponto-de-Venda). 

BIBLIOGRAFIA: Tuleski, Yumi Mori – 11/05/2009

http://www.cedet.com.br/index.php?/Tutoriais/Marketing/mix-de-marketing-4-pas-produto-preco-promocao-e-praca.html

Etapa 1 ( Passo 2)

  1. Para manter seus clientes fidelizados tanto com a empresa, como com os produtos, as empresas devem estar atentas com as mudanças do mercado e tentar acompanha-las; As empresas devem apostar seus investimentos na tecnologia e no marketing. No século XXI podemos considerar que todos os produtos são iguais, mas cada um com sua característica e qualidade, uma empresa que aposta na tecnologia e investe auto no marketing tem mais facilidade de acompanhar as mudanças da economia, se adequar as necessidades do cliente e ter autos índices de atrair novos clientes.

Um dos 4P’s chama bastante atenção de clientes, quando falamos em preço, podemos chamar a atenção de um determinado grupo em uma determinada localização, preços baixos pode atrair cliente novos e manter os clientes já existentes.

  1. Para a empresa Cacau Sabor obter mais lucratividade fora da época de páscoa com seus outros produtos, pode considerar a proposta de marketing abaixo:

Produto: Customizar seu produto, para que seja atrativo mesmo em épocas festivas como Dia dos namorados, Natal, Dia das Crianças e etc..

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (101.6 Kb)   docx (326.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com