TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS ADMINSITRAÇÃ DA PRODUÇÃO E OPERAÇÕES

Por:   •  24/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.511 Palavras (7 Páginas)  •  243 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

Universidade Anhanguera de São Paulo – Unidade Osasco

Curso: Administração de Empresas

Disciplina: Administração da Produção e Operações

Camila Gonçalves                            RA 9976736465

Celso dos Santos Dorte                    RA 7984725924

Janaina Monção da Silva                         RA 1299771467

Lilian Almeida da Rocha                   RA 1299771498


Tutor de Ensino a Distância (EAD) da Disciplina: Mario De Oliveira Souza

Osasco,

Setembro de 2015.

SÚMARIO

INTRODUÇÃO .............................................................................................................3

PLANEJAMENTO, PROGRAMAÇÃO E CONTROLE DA PRODUÇÃO.................4

EMPRESA .....................................................................................................................6

FLUXOGRAMA ............................................................................................................7

PROGRAMAÇÃO .........................................................................................................7

CONTROLE DA PRODUÇÃO .....................................................................................7

PLANEJAMENTO AGREGADO .................................................................................8

PERFIL DA DEMANDA ..............................................................................................8

ATUANDO NA DEMANDA ........................................................................................8

PROCESSOS PRODUTIVOS......................................................................................11

CONSIDERAÇÕES FINAIS........................................................................................13

REFERÊNCIAS ...........................................................................................................14

INTRODUÇÃO

A atividade nos faz entender os principais conceitos de previsão e demanda, identificando as necessidades da cadeia de produção.

A partir de dados coletados na Indústria Jas (empresa estuda), conseguimos abordar temas como plano de controle de produção, demanda, estratégias, compras, fluxograma e produção ate o produto acabado e entregue ao cliente.

Aprendemos com isso a relevância do planejamento dos materiais requisitados pelo departamento de administração da produção, cálculos da capacidade de produção, organização de informações e decisões a serem tomadas.

PLANEJAMENTO, PROGRAMAÇÃO E CONTROLE DA PRODUÇÃO

Estratégia da manufatura e Sistema de PPCP (Planejamento, Programação e controle da Produção).

Podemos entender por Estratégia da manufatura um conjunto de decisões que visam o melhor desempenho em critérios competitivos alinhados aos objetivos da empresa.

Os Objetivos ou prioridades competitivas, foram abordados por vários autores como Wheel Wright, Skinner, Swamidass, Leong, Slack. Eles apresentavam objetivos competitivos como Custo, qualidade e flexibilidade. E além destes competitivos, outros objetivos associados como velocidade, consistência, confiabilidade e inovação.

Quanto às Áreas de Decisões referem-se à estrutura e infraestrutura, sendo estrutura entendida por decisões relacionadas às características tecnológicas do sistema produtivo e Infraestrutura relaciona-se à operação só Sistema Produtivo.

PPCP é um conjunto de informações relacionados à tecnologia de manufatura, ajudando a tomada de decisões como o que produzir comprar, quanto comprar e produzir e quando fizer isso, além de com que recursos produzirem.

Alguns fatores interferem nas decisões do PPCP, tais quais: critérios competitivos, tipos de demanda, tipos de produtos, características do processo produtivo e fornecimento de recursos ao processo produtivo.

Sendo assim, várias técnicas são utilizadas pelo PPCP, como Técnicas de Previsão de demanda, planejamento da produção, programação de produção, controle de produção e gestão de estoques.

A determinação do ambiente de manufatura leva em conta a visão da Suplly Chain, ou seja, observa os tempos P e D, sendo P o tempo que se leva desde a aquisição da matéria prima até a entrega ao cliente e D o tempo que o cliente está disposto a esperar pelo produto em questão.

Com as razões entre P e D partimos para os tipos de ambientes:

Ambiente MTS, quando P muito maior que D,

Ambiente MTS e/ou ATO quando P maior que D;

Ambiente MTO e/ou ETO quando P pouco maior que D;

Ambiente MTO e ETO quando P igual ou menor que D. (preferencial).

A previsão de vendas é importante aliada para que se tomem decisões adequadas, minimizando erros. Decisões tais quais a utilização d máquinas da maneira correta, a reposição de materiais no temo devido, enfim.

Para tal previsão de vendas, faz-se necessário a o estudo da demanda. Dentre as demandas, encontramos demanda em curto prazo (3 meses), demanda em médio prazo (2 ou 3 anos) e longo prazo (acima de 2 anos).

EMPRESA

Atuando no segmento de produtos metálicos, a Jas Indústria e Comércio S.A, objetiva a produção e comercialização de chaves de reposição. Tendo uma representação significativa em todo o Brasil, mas sobre tudo no estado de São Paulo.

Sua localização na vila Industrial de Barueri, estado de São Paulo é estratégica com espaço externo para recebimento de matéria prima e escoamento de produtos acabados.

Atua no mercado há mais de 50 anos e vem intensificando suas atividades através de aberturas de CD’s em diversos estados, no intuito de atingir regiões onde é produto é pouco comercializado, mas a demanda e grande.

Isso compreende sua missão e seus valores, pois tratam de produzir com qualidade e eficiência chaves para que os chaveiros atendam à população (missão) e não permitindo que o mercado sofra escassez, nem insegurança (seus valores).

Segundo os dados coletados da empresa a produção mensal é de 6 milhões de unidades de chaves. Considerada de médio porte, com regime de produção diurno.

Seus fornecedores de matéria-prima estão localizados em São Paulo mesmo.

PPCP

Existem dois grupos de matérias- primas na cadeia Produtiva: latão e estanho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.3 Kb)   pdf (216.1 Kb)   docx (46 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com