TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Administração Financeira

Por:   •  26/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  683 Palavras (3 Páginas)  •  154 Visualizações

Página 1 de 3

Todas as áreas da administração são importantes, porém a financeira é fundamental, tudo é um conjunto para chegar ao sucesso, principalmente saber administrar entrada e saída de dinheiro e para ter controle do fluxo de caixa.

É preciso ter um planejamento estratégico, controle de capital e recursos, e consultar a área financeira para saber o disponível naquele momento. Conhecimento de função e atividade evita riscos á empresa, saber o que, quanto e como produzir a demanda com menor custo, mantendo sempre a qualidade de seus produtos.

Identificar corretamente as contas á pagar e receber no período certo, os equipamentos necessários, mão de obra para a produção, tudo que é necessário. Para que possamos montar um fluxo de caixa podemos considera cinco modalidades:

1 - Contas: Marketing e Combustíveis, 2 - Contas: Aluguel e Administrativas, 3 - Contas: Comissões e Salários, 4 - Os impostos são pagos no mês seguinte sobre a movimentação das compras e vendas, sem regime de compensação, 5 - Demais contas possuem mês específico para cada ocorrência.

Podemos definir Custo de capital como o custo dos recursos financeiros próprios e/ou de terceiros utilizados pela empresa em seu ciclo operacional ou empreendimento.

 Para que possamos ter uma boa administração financeira é necessário avaliar melhores alternativas perante o custo de capital. É necessário que o administrador busque conhecer o custo efetivo de cada fonte. Ao calcularmos o custo de capital é de extrema importância considerar todas as despesas.

O custo relativo é a taxa aplicada sobre um financiamento, empréstimo ou um custo marginal de capital, o custo relativo nos da uma nova realidade de uma nova fonte de recursos.

Para apurar o custo de capital as organizações utilizam o método Valor Presente Liquido (VPL) que consiste em apurar o valor presente de um fluxo de resultado projetado, o TMA é a taxa mínima que a organização deseja obter, podemos utilizar também o método TIR que determina qual a taxa de um investimento equiparado ao seu retorno.  

Micro e Pequenas empresas, ou empresas de micro e pequeno porte, são aquelas que possuem características específicas que lhes permitem obter determinados benefícios. Os critérios de classificação quantitativa dessas empresas se baseiam, principalmente, no faturamento anual das mesmas.

Por outro lado à falta de conhecimento que envolve uma boa administração, a falta de capacidade de enfrentar momentos de instabilidade e de profissionais qualificados leva a empresa ao fracasso.

O planejamento financeiro estabelece diretrizes de mudança e crescimento numa empresa, preocupando-se com uma visão global, com os principais elementos de investimento e financiamento da empresa, onde mediante essas informações a empresa pode visualizar as diferentes oportunidades de desenvolvimento, além da possibilidade de analisar e comparar diversos cenários, cumprindo assim a principal finalidade do planejamento financeiro que é evitar surpresas e desenvolver planos alternativos de providências a serem tomadas caso ocorram imprevistos.

Quando uma empresa encontra dificuldade para administrar e controlar seus recursos financeiros ela deve criar uma ferramenta que lhe permita conseguir controlar todos os seus processos de entrada e saída de dinheiro além de todas as suas operações de venda, logística, entrega de mercadoria dentre outras. Esses processos devem ser acompanhados de forma mensal, bimestral ou semestral conforme for à necessidade da empresa.

Essa ferramenta vai auxiliar a tomada de decisões, mostrando qual o melhor momento na economia para um investimento promissor. Com um planejamento financeiro a empresa pode antecipar suas necessidades de caixa e planejar suas aplicações á curto prazo adquirindo um lucro adicional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (61.3 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com