TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Administração Mercadológica

Por:   •  16/9/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.329 Palavras (10 Páginas)  •  247 Visualizações

Página 1 de 10

ntrodução

A administração mercadológica visa a analise e observação do mercado para o desenvolvimento de atividades com eficácia. O marketing é uma força competitiva, sendo o marketing um grande aliado no sucesso empresarial.

Neste trabalho visamos a elaboração de um plano de Marketing para uma empresa real. A empresa escolhida atua no ramo da construção civil, a G4 Construções Ltda. encontra-se inserida no mercado, iremos empreender esforços para a aceitação e potencialização do produto placas de fechamento, buscando estabelecer objetivos de marketing estratégico direcionados ao produto.

1ª Etapa:

IDENTIFICAÇÃO DA EMPRESA

A G4 Construções Ltda, nome fantasia Format Pré-Moldados, situada na Av. Osvaldo Julio Werlang, 2600 – Espumoso/RS, é uma empresa de pequeno porte, conta com 42 funcionários. Foi fundada em 1987, sendo uma das primeiras empresas do ramo de pré-moldados no Rio Grande do Sul. Atua no segmento de estruturas pré-moldadas industriais, comerciais, agrícolas e residenciais em todo o estado, bem como a confecção de postes e tubos em concreto.

MISSÃO

Ser referencia na produção de estruturas pré-fabricadas com qualidade, agregando segurança e alta resistência, rapidez no processo de produção e baixo custo com relação as obras convencionais.

VALORES

- Ter a confiança e a satisfação dos nossos clientes;

- Agir com integridade e responsabilidade social;

- Valorização das pessoas;

- Conduta de ética e transparência.

PUBLICO ALVO

Indústria e comércio em geral, produtores rurais, construtoras.

PRODUTOS

A empresa faz a venda de estruturas prontas compostas de peças como pilares, tesouras, vigas, placas de fechamento, etc., postes para a rede elétrica e tubos de concreto para canalizações, cada peça é fabricada de maneira própria fazendo-se o uso de fôrmas e maquinário específicos para cada uma.

MATÉRIA PRIMA

Na fabricação das peças é usado como matéria prima cimento, ferro, areia, brita e ferro; a compra do material é baseada no fluxo de vendas e os estoques controlados a partir da previsão de saída das peças.

O MARKETING PARA O SÉCULO XXI

O Marketing empresarial foi visto durante muito tempo como o método de como vender as coisas, as empresas focavam somente no que necessitava para obter lucros, estavam limitados a abordagem “de dentro para fora”, o que o autor propõe é a expansão do domínio do marketing, é ajudar as empresas a ter atenção de mudar o foco para o atendimento de necessidades a abordagem “de fora para dentro”. Percebeu-se a necessidade de se abordar o marketing também para organizações que não visam lucros, ou até mesmo considerando idéias como: as faculdades competem por alunos; os museus procuram atrair visitantes; as organizações de artes cênicas querem conquistar mais público; as igrejas buscam fiéis, e todos buscam patrocínio. Os indivíduos também realizam atividades de marketing: políticos buscam votos; médicos procuram pacientes, e artistas aspiram ao estrelato. Comum nesses casos é o desejo de uma pessoa atrair a reação ou o recurso de outra pessoa: atenção, interesse, desejo, aquisição, boa divulgação. Entretanto, para obter essas respostas, a pessoa deve oferecer algo que a outra perceba como tendo valor, para que a outra parte ofereça voluntariamente a resposta, ou o recurso, em troca. Sendo assim, a troca surge como o conceito central subjacente ao marketing. Os objetos negociáveis no mercado incluem mais do que produtos e serviços; podemos fazer o marketing de pessoas, lugares, idéias, experiências e organizações.

Os mercados estão em ritmo acelerado de mudanças e as empresas precisam ficar atentas e acompanhar essas mudanças criando novos caminhos, mudando também suas estratégias, pois o que foi conquistado hoje de uma determinada maneira, pode ser o caminho para o fracasso se permanecer igual “amanhã”, confiar em praticas antigas de negócios que foram vitoriosos outrora, não é mais garantia de sucesso. Kotler afirma: “O consumidor é mais do que um simples comprador”, é preciso reconhecer que ele também tem preocupações coletivas, ambientais e aspira uma sociedade melhor para se viver. Quando se procura um produto, não se leva em consideração somente o de menor preço, mas sim o que trará maior beneficio, é a relação “custo/beneficio”.

As abordagens do marketing, devido às mudanças aceleradas no cenário econômico, atravessam inúmeras transformações, porém as empresas devem ter visão a longo prazo, antecipar-se as mudanças e adaptações visando manter-se competitiva, atendendo sempre as necessidades dos clientes.

2ª Etapa:

PLANO DE MARKETING

O Plano de Marketing permite a empresa uma analise de mercado, além de ser uma ferramenta de competitividade., por meio dele torna-se possível definir resultados a serem alcançados, este deve apresentar as características principais do negócio, incluindo situação presente, objetivos e estratégias a alcançar, principais definições do projeto e esforços necessários. A G4 Construções é conhecida pelo alto nível de qualidade na fabricação de estruturas pré-moldadas em todo o Rio Grande do Sul, uma empresa que está há 28 anos no mercado, sabendo do crescente aumento de sua área de atuação e de concorrência. Sendo assim, este plano de marketing visa traçar o potencial de substituição do fechamento de pavilhões que são executados com tijolo, pelo fechamento de pavilhões com placas de concreto.

Os fatores que devem ser analisados para a elaboração de um Plano de Marketing e irão determinar o sucesso do negócio envolve a análise ambiental. A análise do ambiente interno e externo determina o plano de marketing, nesta analise considera-se o macroambiente, ou seja:

  • Aspectos econômicos: O atual cenário econômico mostra o enfraquecimento do setor de construção civil, o momento é delicado, a estagnação da economia derrubou a demanda, a empresa precisa mais do que nunca trabalhar o desejo e agregar beneficio ao seu produto. Assim, a durabilidade e o custo mais baixo das placas de concreto é fator relevante para a disseminação do produto no mercado.
  • Aspectos socioculturais: Fazendo um levantamento de contratos, percebeu-se que cerca de 40% de seus contratos são fechados na área rural, esse mercado faz uso de galpões para estocar insumos e alojar maquinário. Neste sentido, as placas de concreto são mais resistentes a longo prazo e oferecem menor desperdício no seu uso.
  • Aspectos políticos, legais e tecnológicos: As questões políticas tiveram grande impacto no atual cenário e a tecnologia é parceira deste ramo, contribuindo significativamente para a qualidade. O principal aspecto é a inovação o que possibilita a transformação de produtos e favorece o desenvolvimento do país.

Também se deve analisar o microambiente, ou seja:

  • A concorrência, os fornecedores, os clientes: É necessário utilizar promoções e diferenciais em relação a concorrência. A G4 Construções está oferecendo um diferencial ao cliente que são o fechamento da obra com placas pré-moldadas ao invés de tijolos, o que baixa o custo e potencializa a durabilidade e manutenção da obra.  

As analises de macrotendências do ambiente são condensadas em uma Matriz SWOT (strenghts, weaknesses, opportunities, threats), baseando os objetivos e estratégias constantes no Plano de Marketing. A matriz SWOT constitui uma ferramenta gerencial que possibilita a avaliação dos pontos fortes (strenghts) e dos pontos fracos interno da organização (weaknesses), à luz das oportunidades (opportunities) e das ameaças (threats) em seu ambiente externo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.1 Kb)   pdf (184.3 Kb)   docx (24.6 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com