TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Administração Mercadológica

Por:   •  25/9/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.278 Palavras (6 Páginas)  •  355 Visualizações

Página 1 de 6

Etapa 1

Mix de Marketing

O mix de marketing é o conjunto de ferramentas que a empresa utiliza para conseguir seus objetivos de marketing no mercado.

As ferramentas são conhecidas como os 4 P’s: Produto, Preço, Praça e Promoção.

Para empresa Cacau Sabor estas ferramentas são usadas da seguinte forma:

Produto: Criar mais opções de produto, criar uma embalagem marcante com um logo que fique na cabeça das pessoas. Melhorar a qualidade do chocolate utilizada na fabricação dos produtos.

Preço: Adequar os preços dos novos produtos e dos antigos de acordo com o mercado, e comparar com os concorrentes.

Praça: Analisar se o ponto já existente é adequado para a confecção dos novos produtos, incluindo a fabricação estocagem. Melhorar a logística da empresa.

Promoção: Criar promoções de vendas com os novos e antigos produtos, utilizando datas comemorativas.

Criar uma propaganda, colocar em redes sociais, criar um site e colocar em revistas.

Criar um plano de melhoria nas vendas, melhorando o atendimento aos clientes para desse modo

criar uma fidelização.

Proposta de Mudança

As mudanças começam com os produtos novos que serão criados, como chocolates em forma de desenhos infantis para crianças, em forma de coração e tabletes maiores com mensagens. Utilizar estes produtos como forma de aumentar as vendas em datas comemorativas.

Criar embalagens promocionais formando Kits, com trufas de vários sabores e barrinhas de chocolate.

As novas embalagens devem ter cores que atraiam os clientes, e a logo deve ter o nome: “Amor de Chocolate”.

Etapa 2

Plano de Marketing

É um documento que detalha as ações necessárias para atingir um ou mais objetivos de marketing, adaptando a mudanças e identificando tendências. Esta ferramenta pode cobrir entre um e cinco anos de uma empresa ou negócio, sendo muito importante a sua atualização.

O plano de marketing é uma ferramenta do plano de negócios, é como um instrumento indispensável ao desenvolvimento da empresa.

Primeiro deve ser avaliado quais são os fatores externos e internos que podem influenciar na sua empresa. É preciso avaliar o segmento, o produto, o preço deste produto e assim ver quais as capacidades do negócio.

O empreendedor deve fazer uma análise SWOT, e também colocar neste plano o valor de capital que possui e descobrir quem são os clientes alvos, analisar o mercado e fazer uma pesquisa, sendo quantitativa e qualitativa. Também analisa os concorrentes, identificar quem é o direto e o indireto.

Deve se definir as estratégias e as ações a serem usadas. Depois de colocar o plano de marketing no papel ao passar o ao o plano deve ser revisado e atualizado de acordo o mercado atual.

Análise de Ambiente da “Cacau Sabor”

Fatores Econômicos – Ao analisar a economia do país pode ver que está a cada dia menos viável. A inflação subiu muito, cerca de 5% e reflete em fornecedores que aumentam o valo o preço de seus produtos, o aluguel na cidade de Sorocaba que já era caro e burocrático, ficou mais caro e mais difícil de conseguir.

Se a Cacau Sabor optar por uma matéria-prima importada, vai se deparar com uma taxa cambial alta. A taxa de desemprego também foi afetada, os consumidores estão pensando mais na hora de comprar.

O lado positivo do setor alimentício, é que as pessoas não deixam de comer e estão cada vez mais exigentes com a qualidade do produto.

Sorocaba é uma cidade com grande potencial econômico, aonde as pessoas com poder aquisitivo vão buscar fora do Brasil o que não encontram na cidade.

Fatores Socioculturais – Sorocaba é uma cidade com uma população bem diversificada. Cada vez mais estrangeiros estão vindo para Sorocaba.

Ao pesquisar as pessoas que moram na cidade foi visto que elas adoram chocolate e muitos têm o hábito de dá-lo como lembrança em datas comemorativas, ou apenas por gostar da pessoa. Eles até podem comprar um presente mais caro, mas sempre agregam com um chocolate junto.

Análise da Concorrência – Ao analisar a concorrência em Sorocaba, concluiu-se que na cidade não tem uma fábrica de chocolate, mas tem lojas famosas, como Cacau Show, Cacau Brasil, Kopenhagen e Chocohoney.

Estas lojas trabalham com diversificados sabores e produtos, como panetone, chocotone, colomba pascoal, chocolate personalizados para datas comemorativas e também têm ovos de páscoa. Estas lojas ficam localilzada no centro, shoppings e bairros classe A, B e C de Sorocaba.

Por preços podemos classificar a Kopenhagen e Chocohoney como as mais caras, em segunda a Cacau Show e em terceira a Cacau Brasil. Nesta mesma posição podemos classificá-los quanto a qualidade.

Análise SWOT

Forças

Qualidade no produto

Excelência no atendimento

Preço baixo

Fraquezas

Localização

Variedade de produtos

Públicos com potencial maior

Oportunidades

Abertura de grandes de supermercados

Novas lojas de conveniência e departamentos

Aumento de população

Pessoas voltando a valorizar as culturas passadas.

Ameaças

Inflação alta

Taxa de cambial alta

Desemprego

Etapa 3

A importância da Gestão de Marcas

A marca serve para identificar os bens e serviços de um vendedor ou grupo de vendedores e diferenciá-los daquelas dos concorrentes. Ou seja, é muito importante ter uma marca que diferencia, de destaque para os produtos e serviços diante de um mercado competitivo.

A marca tem a capacidade para influenciar a decisão dos consumidores. É muito importante, ao criar a marca escolher nomes criativos, e embalagens bonitas e marcantes, pois serão motivos de encantamento. Ela representa o negócio afetivamente, representa a cultura de todos os que possuem contato com o negócio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)   pdf (149.1 Kb)   docx (46.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com