TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS - Administração Mercadológica

Por:   •  28/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.535 Palavras (15 Páginas)  •  172 Visualizações

Página 1 de 15

Introdução

O mix de marketing, é o conjunto de ferramentas que a empresa utiliza para perseguir seus objetivos de marketing no mercado alvo.

Essas ferramentas são classificadas em quatro grupos, sendo os 4 P’s: produto, preço, praça e promoção. Vamos resumir aqui, produto e promoção.

Produto:

Produto, é qualquer coisa que possa ser oferecida, não inclui só bens ou serviços, mas também marcas, embalagens, serviços aos clientes e outras características, podendo existir fisicamente ou não, por exemplo, pode ser algo que compramos (palpamos) ou até mesmo uma viagem de férias a um hotel.

Quando se criam produtos, cinco níveis devem ser observados:

1. Beneficio-núcleo: é um beneficio fundamental que o consumidor esta comprando.

2. Produto básico: é aquele que o consumidor compra.

3. Produto real: apresenta cinco particularidades: nível de qualidade, características, design, marca e embalagem. é o conjunto de atribuições que os consumidores geralmente esperam.

4. Produto ampliado: oferece benefícios e serviços adicionais.

5. Produto potencial: é a provável evolução do produto, como mudanças e ampliações que podem ocorrer no futuro.

Das variáveis de marketing, podemos dizer que Produto, é o mais crítico no processo decisório. As empresas precisam administrar suas marcas como um dos principais patrimônios da empresa e também é necessário posiciona-la de forma correta para que as estratégias deem certo.

Produto é o conjunto de atributos, funções e benefícios que os clientes compram.

Promoção:

“Há um provérbio que diz: ” A propaganda é a alma do negocio”, e, realmente, ele tem toda razão, pois o que não é visto, não é lembrado.

Consideramos como sendo cinco as principais ferramentas da promoção.

1. Propaganda: é um item que esta inserido dentro da promoção e juntas desempenham um papel importantíssimo na criação de valor para o cliente. A propaganda é importante, pois ativa a necessidade de compra do produto, influencia na escolha do consumidor, além de transmitir informações sobre o produto, oferece informações sobre a empresa. Ela é necessária, pois tema capacidade de informar um grande número de clientes ao mesmo tempo, além de ser uma ferramenta comum que as empresas usam para dirigir comunicações persuasivas aos compradores.

2. Promoção de vendas: São: cupons, concursos, prêmios entres outras e possuem três características diferentes: de comunicação, que visa atrair a atenção dos consumidores; de incentivo, que visa estimular o consumo; e de convite, que objetiva convidar para uma transação imediata.

Promoções de vendas são usadas por profissionais de marketing que fazem parte do nosso dia a dia, afinal quem nunca preencheu um cupom ou recortou embalagens de produtos para concorrer a uma casa?

Dois exemplos de promoção: o primeiro é de cupom onde você preenche para concorrer a prêmios, e o outro é divulgado na TV, onde se ultrapassar um valor de compra estipulado pela propaganda, também concorrem a prêmios.

E todos eles com um mesmo objetivo, atrair compradores que optem pelos seus produtos atraídos pela promoção de venda.

3. Relações públicas: Trata-se de apelos, junto ao consumidor, utilizando historias da empresa ou da criação de produtos reconhecidos no mercado. Podendo também, valer-se de obras de caridade que a empresa participa.

Publicidade: é toda comunicação que não é paga pela veiculação. Propagandas comunicadas ao publico sem ônus a empresa que o divulgou.

4. Força de vendas: é a ferramenta mais eficaz em termos de custos nos estágios finais do processo de compra, particularmente, no desenvolvimento da preferência, convicção e ação do consumidor. A venda pessoal, envolve relacionamento imediato, interativo e ao vivo com o consumidor, permitindo uma relação duradoura.

5. Marketing direto: Quantas vezes você ouviu apelos para que comprasse um determinado CD quando você detesta aquele estilo de musica? Ou quantas propagandas de cervejas existem para que você compre determinada marca em detrimento de outra, e você não toma bebida alcoólica?

Este é um dos principais motivos pelo qual o marketing direto vem tendo sucesso e crescimento no Brasil e no mundo. Ele encontra quem a empresa deve atingir, e direciona sua estratégia até as pessoas, que são seu alvo. Veremos agora algumas ferramentas do marketing direto:

Mala-direta: principal representante do marketing direto, sendo uma forma de comunicação direta, dirigida a quem pretendemos informar sobre o produto ou serviço.

Telemarketing: trata-se da utilização de telefone como ferramenta de marketing, utilizado para vender, comunicar e ganhar mais clientes.

Catálogo: ao mesmo tempo em que comunica a existência e os atributos de um produto, sendo também uma forma de comunicação direta.

Cuponagem: estratégia que consiste em distribuir a pessoas especificas promoções especiais de compra de alguns produtos.

Internet: utiliza-se a rede mundial de computadores para a comunicação e interligação virtual entre fornecedores e consumidores.

Para disputar mercado, a empresa precisa analisar os consumidores, selecionar os mercados-alvo e utilizar ferramentas do marketing mix para satisfazer as necessidades do consumidor.

O artigo narra Philip Kotler, narrando algumas fases de sua vida, inclusive contando como foi e quem o indicou a escrever este livro.

Kloter realizava seminários de marketing a 20 anos em todo o mundo, quando o editor sênior da The Free Press, Robert Wallace, insistiu para que ele escreve e publicasse o tal livro, pois Walacce já tinha visto um exemplar da apostila de treinamento de Kloter e para ele esse material já serviria de base para um livro.

Kloter, adiou a decisão ,pois no momento esta sobre carregado de tarefas de ensino, pesquisa e consultoria. Prestava consultoria para a AT&T, IBM, Michelin, Shell, Merck e diversos bancos.

Kloter, tem uma história de amor com o Marketing de 38 anos. Quando se deparou com o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.9 Kb)   pdf (73.6 Kb)   docx (22.9 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com