TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS - Administração da Produção

Por:   •  26/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.815 Palavras (8 Páginas)  •  427 Visualizações

Página 1 de 8
  1. INTRODUÇÃO

Determinar o local ideal para instalação de uma empresa, é um fator de grande relevância na administração das organizações, alguns fatores influenciam essa tomada de decisão, como; mercado consumidor, fornecedores, mão-de-obra, aumento da competitividade, maiores benefícios à empresa, redução dos custos envolvidos e a maximização do nível de serviço desejado. A seguir traremos um pouco desse cenário, e um breve relato sobre o produto, produto, projeto do produto, o conceito de ciclo de vida de produto, estratégias para o desenvolvimento de novos produtos e documentação do produto.

  1. Localização de uma empresa Industrial

A localização de uma empresa, é o fator crucial para o sucesso da mesma, localizar no caso, significa determinar a área que ocupará a base de operações, onde serão fabricados os produtos ou prestados os serviços, e/ou onde se administrará o empreendimento. 

Geralmente são os novos empreendimentos que tem a necessidade de decidir a localização da empresa, pois como no Brasil o número de aberturas de novos negócios cresce a cada ano que passa, é muito importante o estudo de localização, pois atrás de uma boa ideia de negócio é muito importante ter um bom planejamento para garantir o sucesso da empresa, definir o local da instalação não é uma tarefa fácil, pois não existe histórico e experiência anterior para ajudar na determinação dos requisitos realmente significativos de localização e na sua importância relativas.

Porém empresas já existentes também enfrentam problemas de localização, é muito comum isto ocorrer quando acontece o esgotamento de insumos produtivos próximos ao empreendimento, ou se por algum motivo a produção não atende à demanda e há necessidade da empresa se expandir. Neste sentido, deve-se ponderar o impacto dos custos e benefícios oriundos da escolha da localização sobre toda cadeia produtiva, pois impactam na competitividade e no lucro de uma organização. Esta decisão faz parte do processo de planejamento, que visa diminuir riscos e maximizar resultados, conseguindo assim, compreender os custos e as receitas da empresa, o que determina a capacidade de sobrevivência e o grau de competitividade desta organização.

  1. Fatores que influenciam na localização

São muitos os fatores que influenciam na tomada de decisões sobre localização, sendo que cada empresa tem um problema específico.

Para Moreira (1990, p.176):

“As atividades industriais são, de modo geral, fortemente orientadas para o local onde estão os recursos. Matéria-prima, água, energia e mão-de-obra. As atividades de serviços, sejam públicas ou particulares, orientar-se-ão mais para fatores como proximidade do mercado (clientes), tráfego (facilidades de acesso), e localização dos competidores. ”

        Geralmente a área de atuação de empresa que interfere na decisão de localização da mesma, com por exemplo:

        A matéria prima (insumos), é importante para a empresa verificar se os locais pré-selecionados para a localização possuem oferta de mão-de-obra em quantidade e qualidade suficiente, se a matéria prima utilizada é difícil de transportar e a proximidade dos fornecedores, o levantamento essas informações pode obter uma ótima redução dos custos.

        A área de mercado na qual a empresa será implantada é muito importante na rentabilidade da organização, pois estar localizada próximo ao mercado consumidor é uma grande vantagem, analisar o perfil dos consumidores locais, pode influenciar significativamente no sucesso da empresa. Outro fator muito importante é verificar a existência de competição na área escolhida, e analisar também os fatores da comunidade, o ambiente político, econômico e social do local, pois isso influenciará nos custos da empresa.

        A acessibilidade ao local pré-escolhido também deve ser levada em consideração, verificar se o local tem boa infraestrutura, fácil acesso a rodovias, restaurantes, farmácias, hospitais, oferta de energia elétrica, custos de aluguel, entre outros, como também as condições de acessibilidade a tecnologia e informação.

        Realizar uma pesquisa de abordagem qualitativa dos possíveis locais pré-selecionados, com intuito de medir e dar valor a dados de natureza subjetiva, que permita a comparação entre várias alternativas de localização.

  1. Modelos de decisão

Modelo da ponderação qualitativa: este método propõe uma forma de medir e dar valor a dados de natureza subjetiva, para permitir a comparação entre as várias alternativas de localização. Desta forma, os dados subjetivos e a opinião pessoal dos avaliadores podem fazer parte do processo decisório de forma justa e racional.

Modelo do centro de gravidade: este método é utilizado quando se deseja estudar a localização uma nova instalação, levando em consideração as localizações já existentes das principais fontes de insumos e clientes que vão determinar os custos de transporte de captação de matérias-primas e distribuição de produtos acabados.

Análise de custos e ponto de equilíbrio: este método consiste em realizar uma análise custo lucro volume (CLV) para cada uma das alternativas de local pré-selecionado para a operação. Partindo-se da previsão da quantidade e do preço de vendas, é possível calcular o lucro ou margem de contribuição associada a cada alternativa de localização. A melhor decisão é a que proporciona o maior lucro. Esta análise pode ser feita de forma numérica ou de forma gráfica.

  1.  O produto

Segundo Kotler (2000, pg. 416), um produto é algo que pode ser oferecido a um mercado para satisfazer uma necessidade ou desejo. Os produtos comercializados incluem bens físicos, serviços, experiências, eventos, pessoas, lugares, propriedades, organizações, informações e ideias.

No marketing, um produto é qualquer coisa que possa ser oferecida a um mercado, que possa satisfazer um desejo ou uma necessidade.

  1. Conceito de ciclo de vida de produto

Para Martins (1999, pg. 14) o ciclo de vida de um produto tem se tornado mais curto o que faz com que as empresas procurem uma dinâmica e flexibilidade cada vez maiores. Este ciclo é constituído, basicamente de quatro fases mostradas na Figura 1 e descritas como:

- INTRODUÇÃO: fase inicial, com baixo volume de vendas, baixo volume de produção, pedidos sob encomenda e sob medida, produção em pequenos lotes. Muitos produtos não passam dessa fase;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.5 Kb)   pdf (179.7 Kb)   docx (41.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com