TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Administração de Materiais e Logistica

Por:   •  9/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.780 Palavras (8 Páginas)  •  306 Visualizações

Página 1 de 8

INTRODUÇÃO

Este trabalho é de suma importância para uma vivência mais prática de nossos estudos, nele nos colocamos como consultores de logística para que haja o desenvolvimento prático das matérias estudadas e sua ligação com a da cadeia de logística e administração de materiais.

A importância deste desafio é nos mostrar a importância das estratégias utilizadas pelas empresas para um melhor planejamento logístico, e é de grande importância para que nós alunos conheçamos o que está sendo utilizado pelas organizações e através da comparação entre teoria e prática possamos desenvolver habilidades e estratégias de administração de materiais e logística.

                             

             

ETAPA 1

Podemos entender que a Administração de Materiais e Logística é vital para as organizações, pois é ela que realimenta todo o sistema através da empresa, organizando as compras realizadas, o estoque e acondicionamento de tais mercadorias, as vendas e ou distribuição destas mercadorias e o feedback.

A Administração de Materiais e Logística se estrutura com as seguintes áreas: logística, compras, estoques, instalações e recursos.

Martins (2009) afirma que temos um leque com diversos de itens que devem ser levados em conta para manter este processo, dentre os quais podemos citar: os recursos, a tecnologia, o produto, o processo, a gestão e informação, gestão de compras, aquisição de recursos e análise de estoques. Com tais itens pode-se afirmar que temos um sistema aberto que recebe informações, tem ligação na tomada de decisão e tem total influência nos planos elaborados pela organização para alcançar seus objetivos e metas.

O autor Viana (2008) nos dá um conceito moderno para essa área da Administração, pois ele diz que a área tem o poder de gerir todas as tarefas de suprimento, transporte e manutenção do material de uma empresa. E, além disso, visa alcançar preços baixos, baixo custo de aquisição e posses, alto giro de estoques, continuidade de suprimentos, consistência da qualidade, pouca despesa com funcionários, aperfeiçoamento destes e relações favoráveis com os fornecedores.

A armazenagem de materiais também é uma área de constante preocupação do administrador, pois têm um custo (posse e conservação da área, conservação dos próprios materiais, custo de pessoal, etc), além do próprio custo do estoque imobilizado como imóveis, manutenção de máquinas e equipamentos, etc (VIANA, 2008).

Com base nos estudos podemos observar que nossa visão está correta, pois com a concorrência crescendo as empresas para melhorar seus resultados, devem encontrar maneiras diferentes de obterem vantagens competitivas. Uma destas é obter uma vantagem, pelo menos comparativa através de uma boa gestão dos seus recursos materiais e patrimoniais.

ETAPA 2

A gestão de estoque e compras é algo de extrema relevância para as empresas envolvidas nesses processos, através dessas técnicas se obtém um controle da "Supply Chain" que é a cadeia de suprimentos, onde se engloba, Fornecedores, Empresas e consumidores envolvendo nesses aspectos a logística de suprimentos e logística de distribuição.

O controle do estoque se torna responsável por uma gestão econômica através do planejamento e programação de materiais, envolvendo analise, necessidade, previsão e controle de materiais para a produção/venda. Os estoques são importantes, pois determinam que o processo de produção possua uma margem de segurança, juntamente com o processo de vendas englobando essa margem de segurança para que não se tenha falta de materiais/produtos para atendimento as demandas dos mercados consumidores.

O controle de estoque também envolve a classificação dos materiais ou matérias primas, onde a gestão é feita através de classificação, codificação, cadastramento e criação de catálogos de materiais a fim de se obter um controle eficiente.

Na área de compras, temos um processo que engloba as negociações, contratações e licitações de processos de compras de materiais, a área de compras está diretamente relacionada com os estoques de materiais e matéria prima, esta é responsável por assegurar que estejam disponíveis as matérias primas nas quantidades certas e no tempo certo. Também envolve a negociação que tem o foco direcionado para obtenção de menores preços de compra de materiais/matéria prima já que o custo do produto final fica inteiramente relacionado ao valor da matéria prima.

O processo de Armazenagem é responsável pela gestão dos estoques, onde engloba a conservação, controle, expedição e gerenciamento correto da produção e dos materiais. A movimentação de material envolve o controle de recebimento, fornecimento, devoluções e transferências de materiais e entrada e saída dos mesmos utilizando sistemas de gestão. Existe também a área de inspeção dos materiais relacionados aos estoques, ela é responsável por verificar e documentar os materiais, garantindo um controle de qualidade.

Esses processos são unificados entre si através de sistemas que realizam o gerenciamento com base nos dados inseridos neles, a tecnologia tem melhorado a gestão logística de maneira equilibrada e com considerável redução de custos e falhas.

A integração destes sistemas funciona como um sistema de engrenagens que aciona a Administração de Material e permite a interface com outros sistemas da organização. Assim, quando um item de material é recebido do fornecedor, houve, antes, todo um conjunto de ações inter-relacionadas para esse fim, exatamente o mesmo processo que acontece com a distribuição da produção.

ETAPA 3

Comercial de Cosméticos e Alimentos Azambuja

 Ramo de Atividade: Comércio Atacadista de Produtos de Higiene e Limpeza


Deolindo Zonta e Cia Ltda

 Ramo de Atividade: Comércio Atacadista de Generos Alimentícios e Utilidades em Geral


Art Vídeo Propagandas

Ramo de Atividade: Marketing e Propaganda


Nestas empresas o processo de recebimento e processamento dos pedidos são semelhantes.


Nas duas primeiras empresas, a entrada de pedido acontece de duas formas diferentes:

  1. Diretamente com o departamento de vendas que vai gerar um pedido para que este seja faturado e entregue ao cliente.
  2. Através dos canais de revendas: telefone ou internet (on-line ou e-mail), que trabalham da mesma forma.

Ambas empresas trabalham com o sistema Just-in-time, reduzindo seus custo de estoque de forma considerável.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.9 Kb)   pdf (130.9 Kb)   docx (17.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com