TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Administração de Produção e Operações

Por:   •  7/6/2016  •  Projeto de pesquisa  •  1.352 Palavras (6 Páginas)  •  241 Visualizações

Página 1 de 6

INTRODUÇÃO

Nesse trabalho temos o intuito de buscar uma solução para a empresa Sabor dos Deuses Alimentos Ltda., que precisa aumentar sua produção de suplementos alimentares visando suprir as necessidades do mercado em pleno aquecimento. Elaborando um relatório com as perspectivas a serem conquistados, foi possível encontrar novas medidas para ser tomada e reformulada o contexto da empresa.

Saber onde irá construir uma nova empresa é muito importante, terá que ser construída em um lugar de fácil acesso para transportes de mercadorias de matérias prima, perto de rodovias onde conseguem transporte de funcionários, onde a terceiros próximos e um dos itens mais importantes, onde não vai haver uma empresa próxima que fabrica a mesma coisa.

Devem procurar uma cidade onde pode haver mão de obra barata e levando em consideração uma mão de obra qualificada, ou seja, avaliando sempre quantidade e qualidade, ter uma renda per capita, tudo isso agrega para o bem estar da empresa, atingindo certo lucro para atingir seu auge. Estar localizado em um lugar próximo do consumidor para que a venda seja de grande volume.

Estar localizado em uma área que forneça energia e água com grande potencialidade de recursos naturais, para que não haja perca na produtividade. Oferecendo assim matéria prima, porem atentos sempre para a sustentabilidade, tendo cuidado com resíduos, principalmente com materiais que podem agredir o meio ambiente.

Construir em um terreno plano e de boa qualidade no solo para que futuramente não se tenha surpresas. A situação da propriedade tem que ter a legalidade dentro das normas de engenharias cumprindo com os impostos, para ter uma boa localização e uma empresa de qualidade.

Realizar pesquisa de mercado é fundamental para avaliar o público alvo, sendo ele o que mais necessita do serviço que a empresa vai oferecer. Dependendo do tipo de produtos oferecidos pela empresa, podendo abrir lojas, além de transportar, ajuda no crescimento e divulgação da marca do produto, conseqüentemente contribuindo para o crescimento de vendas, ou seja, lucratividade.

Após certo tempo de mercado e estar consolidado, é interessante construir outra empresa próximo ao concorrente para se obter competitividade de escolha e assim ocasionando a possível falência do mesmo.

Um Fluxograma ajuda a empresa a ter um controle maior com seus modos de produção, separando o que cada um deve fazer para chegar ao produto final. Mas para cada área tem seu supervisor, para melhor eficiência das etapas propostas.

O fluxograma tem que seguir um padrão, para que tenha o melhor entendimento de nossos supervisores, ou ate mesmo para que, em uma reunião, consigam debater onde está os erros, para poder melhorá-lo se depois mostrar que suas melhorias feitas nas áreas foram lucrativas para a empresa e mostrando a capacidade de cada funcionário.

Conforme o diagrama é importante ter uma mão de obra qualificada, um capital alto, entre outros para poder ter uma boa produtividade sem ocorrer erros, para que os produtos finais fiquem perfeitos e os serviços dos funcionários, com o tempo irão ficando cada vez mais profissionais, sabendo em que área precisa de mais treinamento, se o tempo de produtividade pode ser diminuído e analisar rotas mais curtas na produção para ter mais produtos no mercado.

Tempos cronometrados

A cronometragem é um dos métodos mais empregados na indústria, para medir o trabalho. Em que pese o fato de o mundo ter sofrido consideráveis modificações desde a época em que F.W. Taylor estruturou a administração cientifica e o estudo de tempos cronometrados objetivando medir a eficiência individual, essa metodologia continua sendo muito utilizado para que sejam estabelecidos padrões para produção para custos industriais.

Metodologia e equipamentos para o estudo de tempos

Os equipamentos listados a seguir são os mais utilizados para os estudos de tempos:

Cronometro de horas centesimal: é o cronometro mais utilizado, e uma volta do ponteiro maior corresponde a 1/100 de hora, ou, 36 segundos. Podem, contudo ser utilizados outros tipos de cronômetros, inclusive os comuns.

Folha de observação: para que os tempos e demais informações relativas à operação cronometrada possam ser adequadamente registrados.

Prancheta para observações: é necessário para que se aponha nela a folha de observação e cronometro.

Etapas para determinação do tempo padrão de uma operação

Divisão da operação em elementos:

Os elementos de uma operação são as partes em que a operação pode ser dividida.

Determinação do numero de ciclos a serem cronometrados: na pratica, para determinar o tempo padrão de uma peça ou de uma operação, devem ser realizadas entre 10 e 20 cronometragens.

Avaliação de velocidade do operador

A velocidade V do operador é determinada subjetivamente por parte do cronometrista, que a referencia assim denominada velocidade normal de operação.

Determinação de tolerâncias:

Não é possível esperar que uma pessoa trabalhe sem interrupções o dia inteiro assim devem ser prevista interrupções no trabalho para que sejam atendidas as denominadas necessidades pessoais e para proporcionar um descanso, aliviando os efeitos da fadiga no trabalho.

Processos e Operações:

Em uma empresa industrial, entendemos como um processo o percurso realizado por um material desde que entra na empresa até que ele saia com um grau determinado de transformação. Por sua vez, uma operação é um trabalho desenvolvido sobre um material por homens ou maquinas em um determinado tempo.

O empowerment

Empowerment tem sido confundido com autonomia, mas na realidade é muito mais abrangente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)   pdf (82.6 Kb)   docx (13.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com