TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS DE ADMINISTRAÇÃO DE PRODUÇÃO E OPERAÇÕES

Por:   •  12/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.762 Palavras (12 Páginas)  •  274 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

ADMINISTRAÇÃO

6º SEMESTRE

                        ALINE ZATTERA BIASUZ                                 RA3830731866

                        TATIANE KNEBEL DE MORAIS                   RA 8378874030

                 VIVIANE MENEGUSSI ABREU                           RA 4300063547

ATPS DE ADMINISTRAÇÃO DE PRODUÇÃO E OPERAÇÕES

PROFESSOR EAD: LUIZ MANUEL PALMEIRA

TUTOR PRESENCIAL: MARCOS BRÁULIO DE SOUZA

TUTORA A DISTÂNCIA: FÁBIO CERQUEIRA

CAXIAS DO SUL/RS

2014

Sumário

Introdução        

Planejamento e controle de produção        

Conceito de planejamento da produção        

Sistema de Programação da Produção com Capacidade Finita        

Planejamento e controle de produção        

Conclusão        

Referências        


Introdução

O desenvolvimento deste trabalho visa aprimorar o conhecimento na área de Planejamento e Controle da Produção, também chamada PCP.

O PCP é ferramenta fundamental de um processo que envolve o planejamento e a organização de todos os processos de fabricação da produção de uma empresa, bem como a participação de outros setores da empresa, sendo este um passo importantíssimo para a obtenção de melhores resultados em nível de aumento de produtividade, logo a lucratividade também. Portanto, apresentar-se-á o conceito e as técnicas referentes a este assunto, bem como a diferença entre planejar e controlar, e a importância de ambas caminharem juntas.

Planejamento e controle de produção

O Planejamento e Controle de Produção, conhecida como PCP, é a técnica de decidir e planejar as melhores maneiras de aplicar recursos na produção, capazes estes de assegurar a execução do que foi estabelecido para satisfazer as demandas dos clientes.

Mesmo estando interligadas, não se pode confundir planejamento e controle, pois ambos são diferentes. Enquanto o planejamento é a previsão de acontecimentos futuros, mas que não são garantidos que acontecem, pois muitos são os critérios que podem levar ao não acontecimento do que foi planejado. O controle é justamente o meio, o processo de lidar com estes fatores, não permitindo o comprometimento do processo como um todo. Ambos são de suma importância para as organizações, pois é através deles que qualquer processo da empresa tem o planejamento e controle apropriado para o sucesso nos prazos e qualidade dos produtos, deixando o cliente satisfeito.

O planejamento e controle de produção têm por objetivo produzir produtos de qualidade, e aperfeiçoar o processo de produção sempre que necessário, visando o melhoramento continuo, e desta forma alcançar resultados muitos bons, tais como:

  • Índices de falhas e erros baixos, logo menos custo de produção;
  • Qualidade e produtividade com altos índices;
  • O fácil alcance de objetivos e metas;
  • Tomada de decisões mais acertadas;
  • Gerenciamento eficaz dos recursos disponíveis;
  • Melhor fluxo de informações e compatibilização dos vários setores da empresa;
  • Maior satisfação do cliente;

Em outras palavras, o Planejamento e Controle de Produção visam levar a empresa a produzir com maior rapidez e perfeição, com um menor custo, consequentemente tendo maior lucratividade.

O PCP deve ser utilizado em todo o processo de produção, desde antes dele até a sua conclusão, pois todas as suas etapas demandam controle e planejamento. Muitos são as formas de planejamento e controle utilizados pelas empresas:

Planejamento e Controle de capacidade produtiva - implicam em medir a capacidade da empresa em produzir em maior capacidade adequando-a à demanda, verificando a melhor maneira de isso acontecer;

Planejamento e Controle de estoques - garantem a continuidade da produção e a satisfação da demanda, acumulando recursos matérias para a produtividade, uma vez que a demanda oscila. Desta forma o planejamento e controle compensam as diferenças de ritmo entre fornecimento e demanda, não permitindo que a empresa tenha desperdícios, prejuízos econômicos e muito menos pausas na produção.

Planejamento e Controle da cadeia de suprimentos – é preciso que isso seja controlado e planejado com exatidão, pois implica diretamente nos benefícios da empresa como velocidade, confiabilidade, flexibilidade, custos e qualidade, envolvendo também desde o fornecimento de matarias primas, compras, gestão da distribuição física, logística até a gestão de matérias.

Planejamento e Controle de MRP – este sistema permite ver os pedidos em carteira, prevendo quanto material, qual o material e para quando vai precisar, ou seja, permite saber quais matérias serão necessários para o processo produtivo da empresa, para que a mesma atenda aos pedidos.

Planejamento e Controle de Just in Time – este processo opta por produzir exatamente aquilo que é necessário, evitando desperdícios e com qualidade.

Planejamento e Controle de projetos – toda empresa está envolvida em projetos, desta forma o planejamento envolve a compreensão do ambiente do projeto e definição dos objetivos e estratégias e como ele será executado. Enquanto o controle garante que o projeto seja executado de acordo com o planejado.

Planejamento e Controle de qualidade – grande é o planejamento e controle em cima da qualidade, pois é ela o sinônimo de competitividade no mercado, e é por isso que as funções do PCP neste caso é definir e decidir como as características serão usadas, controladas e como chegar a causa de possíveis erros e corrigi-los.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.5 Kb)   pdf (197.7 Kb)   docx (23.1 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com