TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS DE ESTATÍSTICAS

Por:   •  2/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.104 Palavras (5 Páginas)  •  224 Visualizações

Página 1 de 5

UNIDADE PORTO ALEGRE

CURSO ADMINISTRAÇÃO

ESTATÍSTICAS

ESTATÍSTICAS

TUTOR PRESENCIAL:. CARLOS BECHUETTI

TUTOR A DISTANCIA: Profª MARIA RENATA DALPIAZ

PORTO ALEGRE

14/09/2014

SUMÁRIO

Introdução...........................................................................................................03

Conceito de Estatística........................................................................................04

Pesagem de amostras de café..............................................................................06

Relatório parcial .................................................................................................07

Gráfico Frequência..............................................................................................08

Gráfico Frequência Relativa................................................................................08

Interpretação Estatística dos resultados obtidos..................................................09

Conclusão.............................................................................................................15

Bibliografia..........................................................................................................16

Introdução

A estatística é uma ciência que se dedica à coleta, análise e interpretação de dados. Preocupa-se com os métodos de recolha, organização, resumo, apresentação e interpretação dos dados, assim como tirar conclusões sobre as características das fontes donde estes foram retirados, para melhor compreender as situações.

Através deste trabalho podemos conhecer os conceitos sobre a Estatística, onde é uma grande ferramenta para auxiliar em conjuntos de números.

É uma análise de dados onde nos mostram informações que podem ser recolhidos e analisados, podendo nos fornecer informações corretas.

Neste trabalho veremos também gráficos que nos mostram valores obtidos através de pesagem de amostrar e cálculo total.

ETAPA 1

Conceito de Estatística

Estatística é uma ferramenta (ou método) que nos ajuda a interpretar e analisar grandes conjuntos de números. É, portanto a ciência da análise de dados. Diz-nos como os dados podem ser recolhidos, organizados e analisados, e como podem ser retiradas conclusões corretas a partir desses dados. Sem a estatística seria impossível efetuar sondagens políticas, apresentar os números mensais do desemprego, efetuar o controle de qualidade dos bens de consumo, medir os níveis de audiência dos programas de televisão ou efetuar o planejamento de campanhas de marketing.

Por outras palavras, o termo estatística, pode ser apresentado como um conjunto de instrumentos que podem ser utilizados para recolher, classificar, apresentar e interpretar conjuntos de dados numéricos.

População é qualquer conjunto, não necessariamente de pessoas, que constituem todo o universo de informações de que se necessita. Por exemplo, se em uma empresa o diretor gostaria de saber se os funcionários estão satisfeitos com os benefícios oferecidos, a população de estudo são todos os funcionários dessa empresa. Outro exemplo de população é o caso de um biólogo que necessita estudar uma espécie de formigas de uma determinada região. Assim a população corresponde a todas as formigas dessa espécie que vivem nessa região. Note que o conceito de população depende do objetivo do estudo.

Amostra corresponde a um grupo representativo da população. Por exemplo, uma rádio tem o interesse de saber como está sua audiência com os ouvintes no trânsito. Sabemos que não é possível perguntar a todos os motoristas que ouvem rádio qual é aquela que eles preferem. Então buscamos uma amostra dessa população, isto significa, perguntar somente a alguns motoristas qual rádio eles preferem escutar enquanto dirigem.

A estatística é utilizada em várias áreas diferentes, na área administrativa a observamos em diversos setores da empresa, como recursos humanos, controle de qualidade, logística, além de organizações públicas, e não governamentais.

É usada para estabelecer comparações entre variações ocorridas ao longo do tempo, diferenças entre lugares, categorias semelhantes, tais como produtos, pessoas, é também utilizada para adotar métodos e técnicas a fim de descrever uma determinada situação, representada por uma coleção de dados numéricos em que a organização permite um melhor conhecimento de seu significado e do fenômeno mostrado, é usado nas compras para se verificar qual a época mensal ou anual de maior e menor volume nas vendas, com as verificações de maiores e menores volumes vendidos na semana, mês, semestre, ano, por cliente, ou por determinado segmento.

É comum também, usufruir da estatística para solucionar problemas diversos, como por exemplo, ajudar atirar conclusões sobre os fatos organizacionais, relativos à coleta, analise interpretação ou explicação de dados, com a intenção de melhorar a qualidade dos mesmos.

ETAPA 2

Pesagem de amostras de café

Quadro 1 – Produto e Peso = 100 amostras de Café de 500gr:

Amostra Peso Amostra Peso Amostra Peso Amostra Peso

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.2 Kb)   pdf (83.3 Kb)   docx (14.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com