TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS DE MOVIMENTOS

Por:   •  15/9/2015  •  Monografia  •  1.015 Palavras (5 Páginas)  •  168 Visualizações

Página 1 de 5

Democracia

        O termo democracia tem origem Grega e a mesma é considerada como uma forma de organização entre um grupo de pessoas, onde o poder reside na totalidade de membros como tomada de decisões, que responde a vontade do geral.  A Democracia também é uma forma de governo e de organização de um estado, como uma convivência social, onde todos somos cidadãos livres e iguais independente de raça, cor, religião ou posição social, ela esta ali para sempre defender a liberdade humana. Como já deu para perceber, uma de suas principais funções é proteger os direitos humanos e defender sua liberdade de expressão, o direito de proteção legal com igualdade para todos e a oportunidade de organizar e participar da vida politica, econômica e cultural do meio social.

      As democracias são bastante diversificadas, vai depender da vida cultural e politica de cada país, sendo então baseadas em princípios fundamentais. Sendo assim, os cidadãs, não tem apenas direitos, mais também tem o dever de participar do sistema politico, que vem a proteger os seus direitos e liberdade de opinar e exigir melhoria. A democracia no Brasil, passou por vários autos e baixos ao longo do tempo, sendo que, uma das maiores foi a ditadura militar, onde a consciência democrática foi um forte aliado de oposição a ditadura. Nesse ano de 2015, o Brasil esta completando 30 anos de democracia, sendo que nesse período de tempo muitos avanços aconteceram, e para melhor, a liberdade de expressão, hoje já é bem mais vista do que antigamente, o povo faz manifestações sempre em busca de melhoria, e a pobreza tem diminuído muito a vista do que era a alguns anos atrás, onde a miséria era muito maior do que hoje em dia, muitos tem seu emprego suado mais dando para levar uma vida menos sofrida, com mais dignidade. Antigamente o povo mal sabia o que era frequentar uma sala de aula, sendo que hoje eles tem, precisa-se de muita melhoria na educação, mais isso também foi um grande avanço em nosso país.

           No Brasil, diferentes fatores reduzem a qualidade do regime democrático do brasileiro, um deles muito comum é o poder limitado da população de monitorar e influenciar nas decisões do governo, a corrupção e a desigualdade social tem muita força vindo a limitar bastante os direitos da população que tem menos poder aquisitivo. Muitos falam que todos têm direito ao voto, a saúde de qualidade, educação e etc. Mais democracia não é só isso, muitos ainda ficam com receio de reivindicar seus direitos por ainda ter aquele pensamento de inferioridade, onde os que tem poder é quem podem opinar em algo, sendo que esse pensamento tem que mudar, temos que pensar que todos nós temos direitos iguais, e temos que lutar por isso.

      Para que a democracia melhore sua qualidade é importante que todos analisem se todas as normas são realmente produzidas por representantes eleitos, se as normas valem para todos em igual, essa seria uma maneira de melhoria para a democracia Brasileira. São fatores que sempre terá algo a ser melhorado, eu acho, sinceramente, se no Brasil tivesse uma rigidez maior nas punições, punição para políticos corruptos, o Brasil tem o segundo maior índice de corrupção politica do mundo, e a punição muitas vezes nem se ver, fica tudo encoberto debaixo dos panos, uma vergonha para  nosso país. Precisamos de mais investimento na educação, investimento na mudança cultural do povo, e entre muitos outros, citei apenas alguns tópicos que acho importante ser mexido no País para que aja uma melhoria e um avanço na vida democrática de nosso povo.

Instituições de Assistência Social

      As Instituições de assistência social buscam a melhoria e a dignidade dos direitos sociais. Eles surgiram em decorrência das massacrantes condições de vida e trabalho imposto ao passar dos anos. No ano de 1988, a Constituição Federal trouxe esperança de que a dignidade humana se tornasse real e com direitos iguais para todos, passaram-se mais de vinte anos depois da promulgação da Carta Cidadã, mostrando-se incapacitada de exercer o que todos almejavam por incapacidade dos poderes públicos em tornar realidade o que os legisladores constituintes asseguraram aos membros de nossa sociedade, sendo que a garantia dos serviços públicos não conseguindo alcançar a realidade, principalmente para aqueles que vivem em uma realidade não muito boa, com condições financeiras precárias, sendo alvo somente da devida atenção dos pleitos eleitorais. Estas pessoas buscam apenas melhorias básicas de vida para suas famílias, como saúde e educação. Dai então, podemos observar a influencia que a globalização e a consolidação da economia de mercado vem exercendo sobre o modelo de Estado, que caminha para o Neoliberalismo, que ira resultar na diminuição dos investimentos públicos na área dos direitos sociais, levando a população menos favorecida economicamente a condições ainda mais precárias. A desigualdade econômica, juntamente com suas consequências são consideradas características da sociedade moderna, mesmo depois de terem vindo proclamar que todos os homens, mesmo os que trabalham para determinados patrões são livres e com direito de igualdade perante a lei.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (73.5 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com