TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS - Movimentos Sociais

Por:   •  25/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.123 Palavras (9 Páginas)  •  265 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

Universidade Anhanguera – UNIDERP

Centro de Educação à Distância

Serviço Social – 7° Semestre

Anderson Ferreira da Silva RA:4300066270

ATPS

 Movimentos Sociais

Jundiaí-SP

Rede de Mobilizações no Brasil Contemporâneo

A Conjuntura e as Categorias que se destacam:

        O livro texto destaca os cinco pontos fundamentais dos movimentos sociais, fazendo um mapeamento e an
álise das principais formas de associativismo civil no Brasil expressa em movimentos sociais, redes de mobilização de associações civis e fóruns relatam os principais movimentos sociais da América Latina.

        A ação coletiva se caracterizou como movimentos sociais, citam sua        s características básicas como possuem uma identidade, tem um opositor e articulam ou se fundamentam num projeto de vida e sociedade e tem contribuído para organização e conscientização, eles não só se movido pela fome o qualquer outro tipo de opressão e se incorpora também a luta pelo reconhecimento da diversidade cultura.         Nas primeiras década do XIX e nas primeiras do sec. XX o movimentos operário é um movimento revolucionário desde a revolução francesa, imergindo nos Estado Unidos também nos anos de 1960 ( direito civis, feminismo, contra a guerra no Vietnã, estudantil etc.
        Embora muitos dos atuais movimentos sejam herdeiros daquele dos anos 1980, pois lutavam para ter “Direito a ter Direito” contemplando o universal. Depois veio a radicalização dos movimentos de étnicas (especialmente os indígenas). Sua luta contra a colonização europ
eia, civilização essa que saqueou o tesouro dos indígenas escravizando-o da mesma forma fizeram com os negros trazidos da África. Hoje esses grupos se encontram organizados em movimentos sociais em todos os países, tendo também movimentos globais como MST e a Via campesina que passava a ser descriminalizada e criminalizada pela mídia e a alguns órgãos publicam.
        O movimento negro ou afro descendentes como preferem alguns como ficou conhecido no Brasil através das cotas nas universidades e o programa Prouni. Como grande suporte nas políticas publica, mas os movimentos que mais se destacaram foi o Movimentos de Mulheres e dos Gays por seu formato e combinação. A educação básica das escolas se estenderem em grande dimensão, devido ao potencial do processo educativo e pedagógico para o desenvolvimento e de sociabilizarem e constitui uma ampliação de uma cultura política passando a ser uma área estratégica, as novas alteração na sociedade civil, as novas políticas sociais do estado priorizaram o processo de inclusão social de setores conhecido como vulneráveis e excluído das condições socioeconômicas ou direito cultural.
        O direito cultural é uma luta que vem sendo mais de negros e índios em um movimento e ações coletivas contra a diferenciação e discriminação socioeconômica em parcerias com as ONGs que tem como papel de mediadoras na busca por coesão e de controle social. A grande mudança que se nota com aparceria do estado com a sociedade civil e que o sujeito coletivo se dilacera, fragmenta vários campos isolados, é que sozinho estes múltiplos sujeitos não tem força coletiva daí se tira um grande aprendizado. As políticas de atenção passar a ser voltada aos mais pobres diretamente ao individuo e a família enfatizando os direitos e deveres do cidadão, sendo para políticas publicas sua preocupação maior a desigualdade para busca da igualdade e equidade.
        Passa a ser um novo quadro o capital social, inclusão social, reconhecimento acontece que o uso da rede de estruturação associativista existente na sociedade civil como meros agentes instrumentais para resolve problema decorrente da má distribuição dos serviço sociais públicos. De muita importância sua participação na sociedade o Assistente tem importante na democratização e gestão publica e fundamental no controle social, desenvolvendo a auto sustentação da população atendida para então efetivação dos direito.

Sobre a música
        

        A relação entre a música e o tema abordado, os mesmo relatam a sociedade e suas expressões através de grupos chamados movimentos sociais na luta por sobre vivencia digna, a tão sonhada liberdade, liberdade essa de falar e exprimir-se sobre seus efetivos direitos, essa luta por igualdade e equidade, respeito se resume em uma só palavra democracia entre as classes que juntos proclama por uma sociedade capitalista mais igualitária estando todos junto em grupos busca a reformular suas estratégias de luta e a pensar em como organizar mobilizado para evoluir, cujos essas luta gera oposição como capital e trabalho, burguesia e proletariado que colaboram para organização política a parti daí cria condições necessária para o individuo essa desestruturação faz com inicie um processo de estruturação social.
        Quando su
rge esse movimento é sinal que alguma coisa não está indo bem na sociedade e com as reivindicação da população faz o governo se organizarem criando projetos para então bem estar social com políticas voltada para essa dificuldade e isso vem suprido efeito perante a sociedade.
        Hoje temos uma sociedade mais igualitária e desenvolvida de governo capitalista mais tudo isso devido os grandes mobilizações dos movimentos sócias que a décadas que transformando a sociedade atual onde se tem políticas voltada para o monos favorecido e que sofre a opressão e discriminação ambas as partes que até então é crime.
        Pois uma sociedade precisa de s lei e normas para serem cumpridas elas existem para organizam a sociedade e quando não são devidamente cumpridas geram conflito entre os indivíduos que nela vive.

 Pesquisa de Democracia

        A hist
ória da democracia se refere a um conjunto de processos históricos cuja origem veio da Grécia, a chamada democracia ateniense,não foi algo que foi inventado de forma definitiva é uma reinvenção continua da política,ela evoluiu historicamente através de intensas lutas sociais e também foi sacrificadas em muitas dessas lutas.
        A democracia é uma forma de governo no qual o poder e a responsabilidade cívica, são exercidos pelo povo. As instituições democráticas possuem espaços que podem ser utilizados cotidianamente para travar lutas em prol de interesses contra hegemônicos, lutas pelas quais as classes subalternas alcancem a sua liberdade de expressão.

Problematização

        Através de nossas pesquisas observamos que há uma precariedade,da nossa cidadania e a ausência de uma cultura política participativa, precisa-se de ações para a consolidação de práticas políticas democráticas. O aumento da exclusão social, os recursos públicos usados de forma ilícita, propicia um cenário de descrença e de afastamento da população da esfera política, favorecendo a permanência de práticas pautadas em interesses particularistas e individualistas.
        Constata-se que o alcance da cidadania depende de informação, e da transformação das relações de poder, que tem produzido concentração de renda, de informação e de saber a custa da pobreza, da ignorância e da exclusão social de milhares de pessoas. Da mesma forma, essa transformação deve acontecer nas relações sociais, com o fortalecimento de organizações sociais e com o surgimento de novos estilos de gestão pública ede ação coletiva, possibilitando a inclusão da população nos processos políticos decisórios.
        A democracia da sociedade brasileira se mostra contraditória, de um lado retrata que as classes menos favorecidas que sempre foram excluídas, agora vêem na participação popular uma forma de expressar suas opiniões e buscar os seus direitos a partir de seu poder de escolha. De outro lado mostra que mesmo com esse poder de escolha que temos, somos tratados de forma clientelista, e muitas vezes somos ludibriadas por nossas escolhas.

 Texto Argumentativo

        Um dos desafios da democracia brasileira na contemporaneidade é a consolidação de um sistema voltado para a construção e o desenvolvimento de uma cultura política que promova valores e hábitos democráticos como a participação, a confiança e a cooperação da população. A descrença e o afastamento da população na esfera política comprometem o fortalecimento da democracia.
        Participar é uma forma de fazer valer os direitos políticos e sociais garantidos por lei, a participação da população é de extrema importância para o fortalecimento das instituições políticas e das organizações sociais, de modo que favorecem a competência cívica e a eficácia política, conceitos que se referem à capacidade do indivíduo de influenciar o processo decisório.
        Vivemos em um país onde se fala muito em democracia, liberdade de expressão, e luta pelos seus direitos, mas que muitas vezes são violados, é uma situação às vezes contraditória.
        Informação e educação são as palavras chave, para haver uma transformação da sociedade, forjando cidadãos críticos, formadores de opinião, para que não sejam manipulados, de modo que tenha discernimento de quais são os seus direitos e como reivindicá-los.
Instituições sociais

        Através de pesquisas na internet, e encontramos a instituição Actionaid, é uma ONG inglesa com sede no Rio de Janeiro e atua em mais 13 estados brasileiros e em mais de 40 países. Essa ONG faz campanhas de caridade contra as causas da pobreza,eles acreditam na capacidade das pessoas para superar a situação da pobreza em que vivem, e por isso investem em sua capacitação e também suas em idéias,a instituição busca um mundo sem pobreza e injustiça, esse projeto trabalha em parceria com as comunidades locais para garantir o acesso das pessoas pobres aos direitos humanos básicos , como alimentação, educação e igualdade entre homens e mulheres, raças e etnias.
        A ONG busca minimizar não só os problemas econômicos, mas também as relações sociais, fazendo com que diminua a exclusão social.
        Observamos que na instituição existe estratégia de capacitação para ajudar as pessoas pobres excluídas a se organizar para reivindicar seus direitos, participar no processo de tomada de decisões, e ter uma palavra a dizer na política e políticas publicas, ou seja,existe uma democracia participativa dentro da instituição.
        Segundo Maria da Glória Gohn, ela descreve os movimentos sociais como ações sociais coletivas de caráter sócio político e cultural que viabilizam formas distintas da população se organizar e expressar suas demandas, ou seja, é composto pelo povo que se põe em movimento para conquista de algo em comum (mudanças sociais) conforme seus valores e ideologias.
        Infelizmente é uma realidade presente até os dias de hoje que não condiz com a realidade apresentada por Gohn onde há movimentos sociais que vivem em luta constante dos seus direitos e valores sendo os sem terra alvo da mídia, dos grandes latifundiários e dos partidos políticos onde o atual momento político bloqueia a realização da Reforma Agrária.
        A classe trabalhadora no campo está sob a hegemonia do capital, que aliado aos latifundiários capitalistas impõe o agronegócio. As mudanças sociais só acontecem impulsionadas pelas lutas da classe trabalhadora e pelas transformações estruturais, só que estas articulações políticas conservadoras, às quais os grandes grupos de comunicação brasileiros estão historicamente ligados, tornam estes veículos incapazes de refletir os problemas do povo brasileiro. Todos os espaços dedicados às denúncias contra o MST e os tratam o tema como um caso de polícia, mas não há uma reflexão mais profunda sobre a questão agrária no Brasil, que aborde os semterra como um problema social.
        Fala-se que o Brasil é um país com uma infinidade de terras férteis, e apesar de tantas terras milhares de brasileiros continuam a ser expulsos do campo, enquanto outros milhões ainda padecem de fome devido não ter aonde plantar para obtenção do seu sustento. Infelizmente, os meios de comunicação têm se mostrado incapazes de promover uma reflexão aprofundada e um debate democrático, a partir de múltiplas visões, sobre a estrutura agrária e o modelo de desenvolvimento do país.
        É preciso que haja política pública eficaz para reverter esta situação distinta e vergonhosa, Para nós, a luta do povo brasileiro por seus direitos não pode mais ser criminalizada, nem pelos meios de comunicação, nem pelo Estado. Deve, ao contrário, ser entendida como uma necessidade histórica de transformações sociais há muito esperadas e adiadas em nosso país.


Referências Bibliográficas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.3 Kb)   pdf (153.6 Kb)   docx (20.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com