TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS MOVIMENTOS SOCIAIS

Por:   •  27/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  502 Palavras (3 Páginas)  •  227 Visualizações

Página 1 de 3

No estudo realizado por gohn a principal referencia são os movimentos sociais, como ela mesma afirma um dos maiores trabalhos é o mapeamento das principais ações coletivas que são organizadas em movimentos ou mobilizações coletivas organizadas por associações civis da atualidade.

O foco do mapeamento são as áreas temáticas e seus eixos de manifestações com problemas sociais e o motivo de tais problemas, que levam a caracterização dos problemas a serem resolvidos.

Além do problema das manifestações são discutidos diversos problemas da sociedade atual, e seus diversos paradigmas que entram na categoria de movimentos sociais.

A autora descreve os problemas detectados de acordo com as suas linhas temáticas, retratando de forma critica as suas dinâmicas de forma que seja o mais fiel possível ao inserir informações e repassa-lás.

O objetivo final do livro é repassar informações claras e coerentes sobre o que são movimentos sociais e quais os paradigmas encontrados na temática abordada. Todas as informações são voltadas para a transformação da realidade social destacando movimentos de emancipação e controle social.

PERCEPÇÕES SOBRE OS MOVIMENTOS SOCIAIS

A música retrata nosso cotidiano, somos presos a normas e paradigmas sociais, simplesmente nos importamos mais com o que as pessoas vão dizer do que nossas próprias opiniões e vontades. É interessante nos colocarmos a pensar sobre o que queremos e não o que podemos fazer, pois se houver determinação podemos fazer sim.

O governo brasileiro amarrou os seus cidadãos de tal forma, que ficamos imóveis e totalmente submersos as suas leis. Nem toda lei é a favor do justo, na maioria das vezes é injusto e mal julgado.

Como diz a música somos cegos só enxergamos aquilo que está em nossa frente, o que há por trás nem nos importamos. Pelo menos a maioria não se importa, se o governo dá aquela ajuda de custo (bolsa família, bolsa escola, etc..) para as famílias mais pobres está tudo bem.

O que precisamos é de cidadãos com opiniões, que corram atrás de melhorias para nosso país. Necessitamos disso, para termos uma sociedade mais justa e organizada.

O Brasil tem condições de se tornar um país de primeiro mundo, mas não é, porque as autoridades políticas fazem o que querem em seus governos, somos movidos como marionetes e aceitando tudo que fazem. Se formos mais atentos ao que fazem estaríamos lutando para uma sociedade melhor, com boas condições de vida para toda a população.

A CONSTRUÇÃO DA DEMOCRACIA NA SOCIEDADE BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA

A democracia é um sistema em que os cidadãos podem participar das decisões políticas do país. Essa participação acontece através de eleições, plebiscitos e referendos.

Em uma sociedade democrática as pessoas possuem liberdade de expressão e podem manifestar suas opiniões, a maioria dos países adotam o sistema democrático.

Atualmente milhares de brasileiros exercem a sua cidadania através do voto, mas há diferença de muitos, pois aqui no Brasil somos obrigados a votar. As democracias podem ser divididas em vários tipos. Baseando-se em números de distinções. Essas distinções são

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (40.4 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com