TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Estatística

Por:   •  30/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.336 Palavras (10 Páginas)  •  224 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP

ADMINISTRAÇÃO[pic 2]

        

André de Freitas Mello                               356726

Daniella Borges                                            374412

Jussara Cícera Rodrigues Ósorio               395959

Valeria Rodrigues de Souza                       402291

Viviane Souza Almeida                               392164

                        

TECNOLOGIAS DE GESTÃO

Nome do tutor à distância: Dr. Oderson Dias de Mello

Porangatu - GO

Junho/2013

INTRODUÇÃO

        Este estudo tem como objetivo apresentar as principais tecnologias e ferramentas de gestão da atualidade que as empresas vêm utilizando para um bom desempenho diante dos concorrentes. As tecnologias e ferramentas de gestão proporcionam conteúdo e conhecimento, nos preparando para termos uma visão ampla dos processos realizados numa empresa.

        Veremos como é importante ma empresa está atenta as mudanças de mercado e suas tecnologias, pois a todo instante surgem novas mudanças. A mudança organizacional surge para inovar e ampliar a visão de mercado das empresas. Outro fato que será visto são os paradigmas existentes numa empresa, e quando há à necessidade de implantar um novo paradigma.

        Por fim, veremos que a qualidade total envolve organizações como um todo. A gestão de qualidade total não é apenas uma coleção de atividades, procedimentos e eventos. Será abordado as principais características da qualidade total.

APLICAÇÃO DOS CONCEITOS DE CONTROLE ESTATÍSTICO DE PROCESSO (CEP) EM UMA INDÚSTRIA DE FUNDIÇÃO DO NORTE CATARINENSE.

        

        Este artigo tem como objetivo realizar um estudo de caso em uma indústria de fundição, no estado de Santa Catarina, aplicando conceitos básicos de Controle Estatístico de Processo (CEP). O trabalho limita-se apenas a realizar analises estatísticas sobre os dados fornecidos para o estudo e construir conjecturas baseadas nas informações transmitidas pelas empresas, esperando e acreditando na fidedignidade e veracidade das mesmas, sem prezar toda e qualquer informação e inferência adquirida a partir de um olhar mais técnico científico e não tanto impérico dos dados.

        Uma indústria de fundição que produz blocos para veículo automotores, situada no norte do Estado de Santa Catarina, fornece seus produtos a grandes nomes da indústria automotiva mundial, atua em um mercado bastante competitivo, onde a qualidade é um aspecto qualificador e também ganhador de pedidos. Aplicando-se conceitos de controle estatístico de processo (CEP), em produtos tidos como estratégicos pela empresa, é possível se identificar diretrizes que levem a uma maior qualidade a ser percebida por parte do cliente.

        As possibilidades de aplicação de conceitos específicos de CEP, foram realizados testes objetivando verificar a presença de normalidade na distribuição da série e a existência de autocorrelação serial, realiadas também estimativas da média e do desvio padrão dos resultados coletados ao longo dos dias.

        A introdução do conceito de gráfico de controle dado por Walter A. Shewhort em 1924 tinha o objetivo de controlar a variabilidade do processo na empresa Bell Laboratories. Esses gráficos são ineficientes para detectar pequenas alterações na média do processo motivo pelo qual estamos aplicando outros tipos de gráfico de controle em nosso estudo.

        Com o objetivo de detectar possíveis mudanças na média do processo, foram construídos os gráficos alternatives dos de Shewhart mais indicados para amostras unitárias da soma cumulativa (CUSUM) e o da média móvel exponencialmente ponderada (EWMA – que possui desempenho similar ao da soma cumulativa).

        Como não se conhecia o valor médio alvo do processo, por não ter sido informado pela empresa, antes de se construir o gráfico, foi realiado um teste de analise de variância (ANOVA).

        O gráfico CUSUM incorpora diretamente toda a informação nas sequências de valores de amostra de um valor alvo, à média do processo. O CUSUM combina informação de várias amostras, tornando-o mais eficaz do que os gráficos de Shewhart para detectar pequenas mudanças na média do processo.

        Com relação à qualidade da produção de blocos para motores de caminhão podemos concluir que a empresa trabalha com um processo estável, ficou evidenciada a presença de pequenas oscilações em torno da média. Identificou-se também que o processo estudado apresenta uma variabilidade que não pode ser desconsiderada como, onde existem várias observações muito próximas do limite de controle.

        A causa da variabilidade está ligada a um procedimento característico no processo de fundição de ferro, que consiste na recomposição manual dos componentes químicos responsáveis por dar a liga ideal ao material perdidos durante o processo de re-fundição, como ocorre no processo de inspeção.

        Como finalização, recomenda-se a possibilidade de implementação de um controle estatístico no processo de recomposição dos componentes químicos responsáveis pela liga do ferro fundido. Acredita-se que esta iniciativa poderia levar a uma redução significativa da variabilidade, tendo em vista que é um dos possíveis fatores que influencia nos resultados dos testes de tração do mesmo.

CONCEITO E APLICAÇÕES DA ESTATÍSTICA.

         Estatística é um conjunto de métodos e técnicas de coleta de dados e análise de informações para um experimento a ser realizado, ela permite o estudo e controle adequado de fenômenos, fatos e eventos sujeitos a situações incertas.

Com o constante desenvolvimento de novas técnicas e metodologias de analises de dados estatísticos, as informações esta sendo cada vez mais disponibilizadas em diversos sistemas tornando-as acessíveis a todos os cidadãos e organizações sociais.

        Antigamente com a contagem populacional ou mesmo com o armazenamento das informações de batizados, casamentos e funerais, era um método usado pelos governantes na Europa Ocidental, para ter um controle maior sobre a população.

        Com o crescente aumento populacional houve a necessidade de criar escolas e institutos de pesquisas estatísticas. No Brasil conhecido como IBGE o qual é vinculado com a escola nacional de estatística, que é o órgão responsável pela produção das informações estatísticas oficiais do País.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.9 Kb)   pdf (243.1 Kb)   docx (71.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com