TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Etapa 3 e 4 Contabilidade

Por:   •  2/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  5.661 Palavras (23 Páginas)  •  180 Visualizações

Página 1 de 23

ETAPA 3 - DEFINIÇÃO E CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DE ATIVO, PASSIVO E PATRIMÔNIO LÍQUIDO.

Passo 1 – Questionário

NOME: ALINE MUNIZ SILVA       2° SEMESTRE          RA: 9902008416

A) Qual o objetivo da Contabilidade?

Ela tem o objetivo de fornecer informações aos seus usuários de âmbito financeiro sobre o patrimônio da empresa, para que assim se tome decisões sobre os negócios da companhia.

B) Quais fatores demonstram o crescimento e o desenvolvimento da

Contabilidade?

O surgimento de grandes empresas, e o aparecimento de teorias e práticas que permitiram a correta interpretação das informações por qualquer usuário.

C) Quem são os usuários da Contabilidade? Explique.

Os usuários da contabilidade são os que necessitam das informações contábeis para satisfazer suas necessidades em relação as empresas. São eles, os investidores, empregados, credores por empréstimo, fornecedores, credores comercias, clientes, governo e suas agencias e o público.

Investidores: Tem interesse em informações que lhes digam se devem se devem continuar a comprar, manter ou vender investimentos.

Empregados: Estão interessados em saber sobre sua estabilidade e lucratividade.

Credores por empréstimo: Interessados em saber sobre a capacidade da entidade cumprir com o pagamento dos empréstimos e os correspondentes juros no venciment4o.

Fornecedores: Estão interessados em informações que revelem se as suas importâncias que são devidas serão pagas nos respectivos vencimentos.

Clientes: Tem interesse em informações sobre a continuidade operacional da entidade, especialmente quando têm um relacionamento a longo prazo com ela, ou dela dependem como fornecedor importante.

Governo e suas agencias: Estão interessados na destinação de recursos e, portanto, nas atividades das entidades.

Público: As demonstrações podem ajudar fornecendo informações sobre a evolução do desempenho da entidade e os desenvolvimentos recentes.

C) O que se entende por bens tangíveis e bens intangíveis?

Bens tangíveis são aqueles que podem são palpáveis, como por exemplo, mesas e máquinas, instalações, terrenos. Bens intangíveis são aqueles que não palpáveis, como por exemplo, as patentes.

E) O que são bens, direitos e obrigações? Cite exemplos.

Bens é tudo aquilo que a empresa possui que realmente é seu, e que pode ser vendida gerando lucro a entidade, como por exemplo, uma marca e materiais. Direitos é tudo aquilo que a empresa tem a receber, como o pagamento de uma venda. E obrigações tudo aquilo que ela tem a pagar como salários e duplicatas.

F) Qual a finalidade de um balanço patrimonial?

Ele é uma demonstração contábil que tem o objetivo de apresentar a situação financeira atual da empresa, através da diferença entre os passivos e ativos.

G) Quais são as contas patrimoniais e as contas de resultado? Cite exemplos.

Contas patrimoniais são Bens, Direitos, Obrigações e o Patrimônio Líquido, e temos como exemplo as duplicatas, os salários, os direitos a receber os bens da empresa. Contas de resultado são as que geram despesas como as de agua e luz.

H) Qual a finalidade de uma demonstração de resultado dos exercícios?

Tem como objetivo apresentar de uma forma resumida o resultado de um conjunto de operações realizadas em determinado período.

I) Qual a importância de uma sistemática contábil para as empresas no Brasil? Explique.

A contabilidade chegou ao Brasil devido à necessidade de controlar as transações mercantis. A partir daí, a contabilidade evoluiu muito e conseguiu regulamentar a profissão, desenvolveu princípios e normas, para que se tornasse uma ciência em seu aspecto profissional, buscando, assim, mostrar a sua necessidade para o desenvolvimento do país.

J) O que se entende por capital de terceiros? Explique.

O capital de terceiros, como o nome já diz representa os investimentos feitos com recursos de outros relacionados a empresa, de terceiros. No balanço o capital de terceiros é a soma do passivo circulante e do passivo exigível a longo prazo.

NOME: CLÁUDIA FERRARI                 1° SEMESTRE           RA: 9860496365

A) Qual o objetivo da Contabilidade?

O objetivo da contabilidade é fornecer informações, aos usuários, sobre o patrimônio das entidades para tomada de decisões.

B) Quais fatores demonstram o crescimento e o desenvolvimento da

Contabilidade?

Com a criação de grandes empresas, como multinacionais, por exemplo, que tem grandes capitais, e muitos acionistas, foi a causa do surgimento das teorias e práticas contábeis, que permitem a correta interpretação das informações, por qualquer acionista ou outro interessado, em qualquer parte do mundo.

C) Quem são os usuários da Contabilidade? Explique.

Os usuários da Contabilidade são aqueles que utilizam das informações contábeis para satisfazer algum tipo de necessidade. São eles: Investidores, empregados, credores por empréstimos, fornecedores e outros credores comerciais, Clientes, Governo e suas agencias, Publico.

D) O que se entende por bens tangíveis e bens intangíveis?

Os bens tangíveis são os bens matérias, são palpáveis. Os bens intangíveis são os bens imateriais, aqueles que não possuem corpo, não tem matéria.

E) O que são bens, direitos e obrigações? Cite exemplos.

Bens – tudo que eu pagar e que está 100% pago, exemplo: computador, prédio, casa, carro, dinheiro em sua mão.

Direitos – tudo que tenho a receber de terceiros, clientes, valores que tenho a receber, ex: duplicatas a receber, aluguel a receber.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (39.8 Kb)   pdf (267.2 Kb)   docx (317.5 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com