TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS GESTÃO DO CONHECIMENTO

Por:   •  24/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.359 Palavras (10 Páginas)  •  148 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

GESTÃO DO CONHECIMENTO

[pic 2]

SÚMARIO

INTRODUÇÃO............................................................................................ 03

MODELO SECI........................................................................................... 05

1. GESTÃO DO CONHECIMENTO........................................................................ 06

2. IDENTIFICANDO A GESTÃO DO CONHECIMENTO........................................ 08

2.1 INCENTIVOS PARA GESTÃO DO CONHECIMENO NA EMPRESA............... 11

CONCIDERAÇÕES FINAIS.................................................................. 12

INTRUDUÇÃO

O conhecimento é a capacidade que uma empresa tem de agir no mercado, disponibilizando produtos, serviços ou sistemas, a partir do conhecimento e relacionamento com seus empregados. Para atingir este objetivo o conhecimento deve ser disseminado entre seus empregados.

A criação desse conhecimento é um processo que envolve tanto o conhecimento explícito quanto o tácito, uma interação que ocorre repetidamente. O compromisso de cada indivíduo, sua identificação com o grupo e o entendimento da missão de sua empresa torna-se indispensáveis para a criação do conhecimento.

A externalização é a chave para a criação do conhecimento nas empresas, verifica-se que a existência de um ambiente propício para criar situações em que cada membro, equipe de trabalho possa colocar para fora sua intuição, palpite ou sugestão e ainda, fazê-la utilizando criativamente metáforas e símbolos, é uma condição para facilitar a externalização do conhecimento.

Ressalta-se que, é importante uma empresa investir em espaços interativos formais ou informais para que os funcionários se sintam à vontade para que externalizem as suas ideias. Nesse sentido, entende-se que criar novos conhecimentos significa recriar uma empresa e todos dentro dela, num processo contínuo de renovação organizacional e pessoal.

         

Para que todos os colaboradores se apropriem desse conhecimento novo, da criação de uma arquitetura estratégica, na qual as competências essenciais e seus possuidores sejam identificados e suas habilidades aplicadas em projetos do interesse da empresa, sem que as fronteiras de departamentos e setores sejam barreiras ao compartilhamento de recursos. Para tal, é sugerido um mecanismo que favoreça recursos e recompensas as iniciativas neste sentido.

O que as organizações já sabem, por experiência, é que a empresa podem ter seus valores rapidamente dissipados, quando os talentos saem e não voltam mais, levando embora os conhecimentos adquiridos. Sabem também, que hoje as pessoas possuem muitos conhecimentos específicos e distintos, e que evoluem muito rapidamente.

Por isso, cada vez mais, tem-se buscado o trabalho coletivo e o compartilhamento das experiências, acelerando a velocidade do conhecimento dentro das organizações. Gerenciar o conhecimento é uma tarefa que não pode ser encarada como um projeto com data de início e fim é um processo contínuo, o conhecimento está diretamente ligado à competitividade das empresas. Quando a empresa possibilita aos colaboradores um ambiente colaborativo, existe uma motivação em aprender e ensinar, e a inovar.

Então como reter o conhecimento tão valioso acumulado em ano de experiência de alguns profissionais? Promovendo seu compartilhamento estruturado, quando se trata de conhecimento, reter é compartilhar, compartilhar é reter. Se um determinado conhecimento é importante para seu negócio, estimule a discussão, o registro em processos, e compartilhamento organizado.

MODELO SECI

A organização deve ser capaz de captar, armazenar e transmitir novo conhecimento organizacional criado a partir da transformação do conhecimento tático (pessoal, informal e incorporado em valores e crenças) em conhecimento explícito (formal e sistemático). Uma organização cria conhecimento por meia dessas interações que são denominadas “conversão do conhecimento”.

Este processo de criação do conhecimento é denominado de SECI – Socialização, Externalização, Combinação e Internalização - e ocorre mediante a interação continua e dinâmica entre os conhecimentos tácito e explícito.

O processo de criação de conhecimento denominado SECI, afirma que o conhecimento é criado mediante a contradição dos recursos internos e o ambiente. Uma vez que, não foca apenas internamente, como no caso da visão baseada em recursos, mas foca também o ambiente externo em que a organização opera.

Quatro modos de conversão do conhecimento podem ser identificados: socialização (de conhecimento tácito para conhecimento tácito); externalização (de conhecimento tácito para conhecimento explicito); combinação (de conhecimento explicito para conhecimento explicito) e a internalização (de conhecimento explicito para conhecimento tácito).

Segue abaixo os quatro processos de conversão do conhecimento - SECI:[pic 3]

1. GESTÃO DO CONHECIMENTO

A gestão do conhecimento é um processo estratégico e dinâmico, tem como visão de estimular a conversão através do conhecimento tácito e explicito. O conhecimento já vem sendo adotada e implantado pelas gerencias e diretorias a que se deve estar subordinado a todo processo de gestão, aumentando a flexibilidade para a inovação fazendo a diferença no futuro. Não basta ter conhecimento, é necessária uma visão de empreendedor, inovadora e audaciosa para adotar essa ideia.

        O conhecimento sempre esteve presente em diversas áreas, sendo elas econômicas, políticas, sociais e religiosas. Importante na era da informação acaba sendo colocado como antecipação para evitar problemas futuros.

A administração tem que trazer estrutura, flexibilidade cultural, inovação, grandes motivações, experiências e interações com os outros dentro da organização, fazendo com que a empresa obtenha maiores possibilidades de se manter em um cenário de crescimento sustentado pela inovação continua.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.5 Kb)   pdf (271.1 Kb)   docx (113.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com