TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS GESTÃO DO CONHECIMENTO

Por:   •  16/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  503 Palavras (3 Páginas)  •  194 Visualizações

Página 1 de 3

Passo I

No cotidiano profissional, seja qual for a área, o espiral do conhecimento pode ser aplicado quando uma pessoa divide suas ideias e perspectivas , bem como metas e experiências, com as demais, desencadeando uma série de aprendizagem e troca de informações.

 Acreditamos que inovações sejam necessárias para impulsionar determinada organização a impulsionar suas economias, atendendo, desta forma, suas necessidades. Observamos também que para inovar não é necessário deixar tradições para traz, pois é possível fazer uma combinação donovo com o tradicional sem que isso prejudique o resultado final.

Ao contrário, muitas vezes, o tradicional serve como base para novas criações, tornando-se útil. Para nós, gerir o conhecimento é facilitar a troca de informações dentro da organização, compartilhando e incentivando opiniões e ideias alheias.  

O conhecimento explícito é aplicado na nossa empresa através de pesquisas avaliativas e reuniões. Entretanto, sabemos que o tácito é aquele que podemos visualizar em alguém mais experiente, como, por exemplo, o nosso líder gerindo nossa equipe.

Passo II

Atividade 1

a) Conversando com alguns gestores, descobrimos que eles prezam muito pela gestão do conhecimento dentro de suas organizações.  Um deles citou que diariamente, antes de iniciar a jornada de trabalho, os funcionários se reúnem avaliando suas metas diárias oferecem opiniões e discutem sobre estratégias de vendas e marketing. Segundo ele, há troca de informação constantemente e não imagina o crescimento da empresa sem essa participação dos funcionários.

b) Entendemos que a imposição de metas aos funcionários favorece a criação do conhecimento, pois em diversas situações é necessário trocar informações e buscar aprender sobre o produto ou serviço oferecido.  Outra importante fonte de criação do conhecimento são as reuniões onde todos os funcionários sejam participantes, pois facilita assim a exposição de ideias e criações, ampliando o aprendizado de cada um, tanto dos operários, quanto dos gestores. Há ainda as redes sociais, que de certa forma, facilita e muito a troca de informações constantemente. Existem também cursos online que empresas disponibilizam sobre seus produtos e técnicas, que todos membros da empresa precisa concluí-lo afim de melhorar seu conhecimento sobre aquele assunto.

Algumas empresas disponibilizam treinamentos fora da empresa sobre diversos assuntos. Exemplos: Incêndio, para fazer com que o colaborador saiba oque fazer caso haja este incidente na empresa. Ou também uma loja de esportes possui treinamentos externos sobre como é composto um produto que é lançamento e muito procurado. Exemplo: tênis Mizuno, Asics e Nike. Inclusive com certificados de conclusão.

c) A principal barreira do conhecimento, sem dúvida, é não querer ouvir o que o outro tem a dizer, por se achar em uma posição superior ou inferior, e julgar sem importância a base cultural daquilo que lhe esta sendo dito. Não analisar as ideias que lhe são confiadas demonstra insegurança e incapacidade de gestão.

Atividade 2

Alguns líderes comentaram que seus BA são em salas separadas feitas para estas reuniões, outros citaram a própria área de trabalho como BA. Poucas possuem salas BA em outros andares apropriadas para palestras e reuniões com equipamentos de vídeo e áudio.

Referencia Bibliográfica:

Portal do aluno EAD Anhanguera

http://sare.unianhanguera.edu.br/index.php/rcger/article/view/69/67

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (51.7 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com