TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Gestão do Conhecimento

Por:   •  2/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.687 Palavras (7 Páginas)  •  230 Visualizações

Página 1 de 7

SUMÁRIO

Introdução.............................................................................................................................03

Desenvolvimento:..................................................................................................................04

Considerações finais..............................................................................................................08

Referências Bibliográficas.....................................................................................................09

Introdução

A Gestão do Conhecimento é uma importante ferramenta estratégica, sendo conhecida mundialmente como KM (Knowledge Management), tem por objetivo transformar informações em conhecimentos aplicáveis dentro da organização, criando riquezas através dos conhecimentos explícito ou tácito, que visam direcionar seu capital intelectual. Suas prioridades são os desenvolvimentos da inovação e manutenção competitivas, gerindo o conhecimento muito além da tecnologia da informação.

Nos primórdios da administração o homem era visto apenas como um dente na engrenagem que movimentava a produção, pois os que estavam no nível mais alto da escala hierárquica só focavam na tecnologia para trazer inovação aos maquinários a fim de aumentar a produtividade. Com o passar dos anos a velocidade de incrementar destas tecnologias foi reduzida drasticamente levando estes a pensar em outros mecanismos de competição e capacitação.

Atualmente, as organização estão cada vez mais se conscientizando dos muitos paradoxos existentes no cenário mundial e das dificuldades de sobrevivência neste mercado onde sucessivas mudanças ocorrem o tempo todo, inclusive, procurando tirar vantagens disso sempre que possível. Estão cientes, também, de que o conhecimento gerado na mente das pessoas é subjetivo e depende de como cada um tem a percepção de suas experiências, crenças e valores, compreendendo que uma mesma informação não tem significado por si só até que as pessoas determinem o que elas representam para si mesmos.

Segundo Quel (2006, p48) "O homem volta, então a ser alavanca na sobrevivência das instituições não mais aquela mão-de-obra puramente mecânica mais um novo colaborador menos mecanicista e mais pensante". Com isso após estas mudanças as empresas mudam o foco para o trabalhador intelectual dando ênfase na gestão do conhecimento.

Desenvolvimento

Definição de Gestão do Conhecimento

A gestão do conhecimento é um processo para criação captura, armazenamento, disseminação, uso e proteção do conhecimento importante para a empresa. A gestão do conhecimento por meio de suas praticas, objetiva organizar de forma estratégica os conhecimentos dos colaboradores e os conhecimentos externos, que são fundamentais para o sucesso do negocio.

A) Como favorecer a criação de conhecimento novo na empresa?

Recomenda que nesta etapa da criação do conhecimento sejam elaborados manuais e documentos para o processamentos do conhecimento explicitam, ao passo que programas de treinamento e estágios ajudam na capacitação do individuo em que mais importante é o estabelecimento de uma comunicação clara e direta para o processo como o todo.

B) Como fazer que todos os colaboradores se apropriem deste conhecimento?

É um processo de aprendizagem coletivo o ambiente de inovação e utiliza a detecção e correção de erros em busca da melhoria continua podendo resultar em novos conhecimentos ou novas soluções.

C) Como reter o conhecimento do funcionário que se afasta da organização?

O primeiro passo é providenciar para que todos os processos sejam mapeados e documentados de forma clara é objetiva. Nesta etapa, um ponto importante e o envolvimento da equipe gerencial na construção e validação final dos fluxos.

• Conhecimento da sequência e encadeamento das atividades.

• Verificação do produto gerado por cada área.

• Identificação das atividades critica do processo.

• Documentações do processo para analises futura, adequação a normas e certificações.

Desta forma e possível perceber que na retenção do conhecimento de sua empresa enquanto o mapeamento de processos e a padronização dos procedimentos garantem que as atividades estejam devidamente documentadas e padronizadas de maneiras clara e objetiva os sistemas de gestão do conhecimento garantem que as informações coletadas sejam distribuídas pela empresa, permitindo assim que todos os funcionários tenham acesso ao mesmo conteúdo.

Os Quatro Processos de Conversão do Conhecimento no Modelo SECI

1. Socialização: Compartilhar e criar conhecimento tácito através de experiências diretas.

2. Externalização: Articular conhecimento tácito através do diálogo e da reflexão.

3. Combinação: Sistematizar a aplicar o conhecimento explícito e a informação.

4. Internalização: Aprender e adquirir novo conhecimento tácito na prática.

Entrevistas com Líderes de duas organizações.

Empresa 1: Indaiá Brasil Aguas Minerais Ltda.

Líder: Maria dos Santos – Coordenadora na Área de Recursos Humanos, Esther Anderle - Auxiliar de Supervisão de Pessoal, fone: (61) 3878-5815 / Fax: (61) 3878-5800 - Email: ibr-bsb@indaia.com.br.

Empresa 2: MYD Contabilidade de Condomínios Ltda.

Líder: Yara Cintra – Responsável pela empresa, fone: (61) 3326-6413 – e-mail: mydcontabilidade@gmail.com.

• O que eles entendem por gestão do conhecimento e como aplicam no dia a dia nas organizações?

Líder 1: a Gestão do Conhecimento para nossa empresa é a forma estratégica dos conhecimentos dos colaboradores e os

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)   pdf (62.3 Kb)   docx (17.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com