TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Gestão do Conhecimento

Por:   •  13/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.598 Palavras (11 Páginas)  •  200 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

Universidade Anhanguera

Centro de Educação à Distância - UNIDERP

Atividade Prática Supervisionada

Disciplina: Gestão do Conhecimento

Prof. Me. Maurício Dias

Ciências Contábeis

Ana Lúcia Ribeiro – RA 6705316153

Franciele Perpétua Correia – RA 6942013814

Jeremias Dias da Silva – RA 6942011477

Vanessa Regina Faria – RA 6573297163

Campinas – SP

13 de junho de 2013

Sumário

1 – Introdução        

2 – Capítulo 1        

2.1 – Conceito de Gestão do Conhecimento        

2.2 – O conhecimento novo dentro da organização        

2.3 – Modelo SECI        

3 – Capítulo 2        

3.1 – Gestão do Conhecimento no cotidiano        

3.2 – A criação do conhecimento        

3.3 – O ambiente “BA”        

4 – Capitulo 3        

4.1 – Cluster        

4.2 – Comparação de conceitos        

5 – Considerações finais        

6 – Referências bibliográficas        

1 – Introdução

        Com o crescimento da globalização o conhecimento tornou-se um fator extremamente importante dentro das organizações. Sendo assim, as empresas bem-sucedidas consistem em criar novos conhecimentos e incorporá-los em novas tecnologias e produtos, para manter no mercado cada vez mais competitivo.

        A gestão do conhecimento vem nos mostrar a importância de novos conhecimentos dentro de uma organização nos dias hoje, onde a inovação é constante obrigando-as a se adaptarem a nova realidade.

        O conhecimento é criado entre indivíduos que se reúnem em um local chamado por “BA” onde, apresentadas suas propostas são utilizadas e transformadas pela organização em conhecimento tácito e explicito convertidos em espiral do conhecimento que são: socialização, externalização, combinação e internalização.

        O individuo é o criador do conhecimento enquanto a organização é a divulgadora do mesmo.

        Segundo o autor (Takeuchi, Nonaka, 2008), existe o cluster onde há a concentração de empresas competitivas do mesmo ramo no mesmo local. E também as empresas que procuram criar relações verticais como fornecedores e compradores, e horizontais que são empresas que fazem troca de habilidades de conhecimentos que são os conhecimentos interorganizacionais.

2 – Capítulo 1

2.1 – Conceito de Gestão do Conhecimento

        Para Drucher a gestão do conhecimento é na verdade uma gerência eficaz, que sugere a ideia de dirigir e de decidir. Mas tendo como principal fator o conhecimento, sendo a base para os demais segmentos. O conhecimento é decorrente de informações, que está relacionada ao uso da inteligência, que envolve na qualidade da tomada de ações e decisões.

        Mas numa visão de conhecimento como construção social, identifica dois tipos de conhecimento: o tácito e explícito. De um lado o conhecimento explícito, que além de suportes, necessita de gestão, processo de armazenagem, zelo na guarda de suas informações, gerenciamento e canais para sua disseminação. De outro lado o conhecimento tácito, que abrange o capital intelectual, capital humano, a capacidade de pesquisar e inovar e a inteligência empresarial. Sendo ambas fundamentais para criação

2.2 – O conhecimento novo dentro da organização

        A Natura desenvolveu um portal de conhecimento, onde reúne informações, conceitos e registros. Este portal possibilita a disseminação e compartilhamento dos conhecimentos, e também a atualização de conteúdo, o que é considerado um grande diferencial do sistema. O sistema virtual mostra tudo o que tem de inovador e moderno acontecendo no mundo em todas as áreas de interesse da empresa, mostra quais são as tendências e o que o publico está procurando no ramo, como também disponibiliza informações sobre as inovações e situação dos principais concorrentes.

        É claro que, mesmo com esta tecnologia para a busca do conhecimento novo, ainda é obrigatório e prevalece a opinião pessoal e participação dos colaboradores em palestras e discussões.

        Sempre são trabalhados os seguintes valores dentro da organização: humanismo, equilíbrio, transparência e criatividade. Estes valores demonstram o respeito pela individualidade e contribui com o aperfeiçoamento da sociedade, inspira a harmonia e dinâmica na natureza fazendo com que o homem interaja com o meio, deixam claros os processos e procedimentos da organizando, buscando também respostas e compartilhamento de duvidas. Com a criatividade a organização busca a inovação com paixão e alegria, demonstrando em seus produtos sua dedicação e aperfeiçoamento contínuo.

        Através do sistema virtual, todos têm acesso as novidades e inovações da organização. Também são importantes as palestras e reuniões para a discussão e idealização do novo.

        Para que o conhecimento do funcionário fique retino na organização realizamos o processo de armazenagem, ou “mapas do conhecimento”. Estes mapas são         dados que apontam onde ou com quem está este conhecimento, por exemplo, base de dados, documentos e pessoas. O mapa facilita muito na transformação e difusão do conhecimento, pois buscam direto da fonte do conhecimento explicito e das pessoas que possuem o conhecimento tácito.

2.3 – Modelo SECI

        O novo conhecimento é formado por dois componentes que são: - conhecimento tácito e conhecimento explicito.

        Estes conhecimentos estão em constante modificação pelas organizações que os converte através do chamado modelo SECI, processo SECI ou ainda espiral SECI que é dividido em quatro etapas:

  • SOCIALIZAÇÃO

        É a criação de conhecimento tácito através de outro conhecimento tácito, é o compartilhamento de experiências, esta ultima é o segredo de todo o conhecimento tácito.

        A socialização pode ser feita sem usar a linguagem, ou seja, através da pratica, observação e da imitação. Reuniões informais, ou seja, fora do local de trabalho, pode ajudar muito nas discussões de problemas difíceis de projetos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.3 Kb)   pdf (259.1 Kb)   docx (104.9 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com