TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Mercadologica

Por:   •  26/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  380 Palavras (2 Páginas)  •  326 Visualizações

Página 1 de 2

ATPS Mercadológica

Etapa 2

Passo 1 – Leitura

Passo 2 – Leitura

Passo 3

A atividade farmacêutica vem em uma grande expansão nos últimos anos em nosso país, como os brasileiros têm uma cultura de automedicação, isso faz com que as pesquisas apontem um crescimento enorme nesse segmento de mercado, fazendo investidores a entrarem nesse ramo de atividade, deixando aquela imagem que farmácia tinha de só simplesmente ligadas a receitas e medicamentos para serem mini mercados, já que uma vez oferece vários serviços como loja de conveniências.

Com a expansão de muitas redes farmacêuticas as empresas de menor porte têm que buscar saídas para sobreviver no mercado, para isso é necessário um marketing forte, mostrando o que a empresa tem a oferecer e como ela oferece esse serviço.

Como já relatado acima, a classe farmacêutica no contexto geral tem bom posicionamento no mercado, a empresa Farmácia Barbosa está a dezesseis anos em atividade, ocupando um posicionamento positivo no mercado, isso porque a empresa passa a seus clientes confiança, lealdade, bom atendimento juntamente com uma equipe preparada e disposta há fornecer seu tempo aos clientes.

O SWOT foi desenvolvido na década de 60 que significa Strengts (Forças), Weaknesses (Fraqueza), Opportunities (Oportunidade) e Threats (Ameaça), que traduzindo para o português quer dizer matriz FOFA.

Dentro da empresa através do SWOT vemos os pontos da empresa como:

Strengts ou Força: A empresa conta com uma equipe preparada e treinada para levar até seus clientes um atendimento diferenciado, com instalações para o bem estar do público.

Weaknesses ou Fraqueza: Mão-de-obra escassa devido à dificuldade de contratar profissionais com CRF (Conselho Regional de Farmácia).

Opportunities ou Oportunidade: Chance de crescimento com a chegada de empresas de outras cidades e estados aumentado o número de conveniados. Com programas do governo como Aqui Tem Farmácia Popular, atingindo principalmente a terceira idade, onde a empresa tem uma visão mais voltada a essa classe, oferecendo e trazendo produtos diferenciados para melhorar sua qualidade de vida.

Threats ou Ameaça: Com o constante aumento de empresas nesse segmento fica a ameaça de perca de mercado, já que todos procuram meios para sobreviver vivo e forte. Vivem em constantes mudanças as leis para o segmento farmacêutico, trazendo certa incerteza sobre o futuro.

Fatores Positivos Fatores Negativos

Fatores Internos

Equipe preparada Mão-de-obra

Localização Entregas

Atendimento

Instalações

Fatores Externos

Convênios

Programas do Concorrência

Governo Mudança nas leis

Farmácia Popular

Produto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (46 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com