TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS - ADMINISTRAÇÃO MERCADOLOGICA

Artigos Científicos: ATPS - ADMINISTRAÇÃO MERCADOLOGICA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2013  •  1.132 Palavras (5 Páginas)  •  2.008 Visualizações

Página 1 de 5

Aula-tema: Definição de Marketing para o Século XXI. Adaptação do Marketing à nova economia. Satisfação, valor e retenção do cliente

Passo 1

Pontos em que as empresas devem atentar para criar, conquistar, dominar e manter mercados no século XXI

O mundo está cada dia mais rico e informado, e com isso as preocupações sociais e ambientais das pessoas vem aumentando.

Uma forma de conquistar, que sem dúvida deve ser considerada para se obter sucesso, é abraçar causas sociais envolvendo não só acionistas e consumidores, mas também os funcionários e fornecedores.

Para dominar e manter mercados as empresas precisam investir em marketing de qualidade e desenvolver produtos funcionais, adaptáveis à necessidade de cada cliente e principalmente, deve-se conhecer e satisfazer o consumidor reconhecendo sua importância.

O marketing moderno está centrado no mercado e no cliente, e não apenas na venda do produto, e é por isso que para alcançar resultados satisfatórios é preciso focar na satisfação e na necessidade de cada consumidor.

À medida que o ritmo da mudança se acelera, as empresas devem abandonar as antigas práticas empresariais e se basear na modernidade a fim de manter mercado.

As empresas devem estar atentas a algumas questões que trabalhadas em conjunto podem ser a base para conquistar, criar, dominar e manter mercados nos dias de hoje:

• Criar produtos de boa qualidade,

• Oferecer serviços que atendam as expectativas dos clientes,

• Ter preços acessíveis e que sejam compatíveis com a qualidade do produto,

• Buscar estratégias para conquistar mercado e o público alvo etc.

Todas as questões citadas acima podem contribuir para o crescimento e o bom desenvolvimento de uma empresa, porém devem ser trabalhadas em conjunto, pois individualmente torna-se praticamente impossível alcançar o resultado almejado.

Para adaptar-se a um mercado que está em constante renovação é preciso, entre outras coisas, buscar aperfeiçoamento valendo-se de experiência de outros e das já vividas, ter foco no objetivo, no mercado global e local, acelerar o ciclo de desenvolvimento de novos mercados, praticar o marketing para o público-alvo etc.

O marketing moderno vem contribuindo para que as empresas percebam a necessidade da mudança na organização, concentrando-se no mercado e no cliente. Desta forma, os resultados e metas traçadas tornam-se mais acessíveis e “fáceis” de serem alcançados.

Passo 2

Nome da Empresa: Minas Mercantil e Técnica Ltda.

Localização: Rua Palmira, 935, Serra – Belo Horizonte/MG

Segmento em que atua: Fornecimento de materiais industriais

Porte/tamanho: Médio porte

. Missão: Garantir a excelência na distribuição e representação de equipamentos industriais, de forma comprometida e diferenciada, gerando valor aos clientes, fornecedores, colaboradores e sócios

Valores: - Valorização das Pessoas;

- Qualidade dos Produtos;

- Ética nos Processos.

Produtos comercializados: equipamentos de transmissão de potência, como acoplamentos, redutores, freios, contra recuos, etc.

Público alvo: indústrias de todos os portes, principalmente de mineração, siderurgia, cimento, açúcar e álcool.

Nome e cargo do contato da equipe da empresa: Renata Gonçalves de Araújo.

Passo 3

Atualmente o número de empresas no mercado é muito alto, o que proporciona uma grande concorrência. No final das contas, o maior beneficiado com esta grande disputa é o cliente. Neste grande processo de concorrência, é necessário lutar com todas as armas para não ficar para trás. Neste processo, uma excelente equipe de marketing é de extrema importância.

A principal preocupação da empresa deve ser com a satisfação dos clientes, que geralmente procuram “a melhor oferta” no que diz respeito a custo benefício. Além do valor da oferta e do produto em si, o cliente cria uma expectativa em relação à ele que só vai poder ser medida depois que a expectativa de valor for saciada.

Essa satisfação pode ser medida pelo desempenho e expectativas percebidas, sendo que se não atender às expectativas, o cliente ficará insatisfeito. Caso contrário, ficará satisfeito, ou mais que isso, ficará altamente satisfeito ou encantado. O resultado de uma boa impressão da empresa, ou uma completa satisfação do cliente, resultará em uma satisfação para ambas as partes.

Para que a empresa alcance todo esse sucesso, é necessário que se trace uma meta do público alvo, que se aprimorem "os processos fundamentais do negócio" e que se utilizem todos os recursos disponíveis pela empresa.

Isso

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com