TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS: O problema da formação de grupos formais em Pet Glamour

Seminário: ATPS: O problema da formação de grupos formais em Pet Glamour. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/5/2014  •  Seminário  •  985 Palavras (4 Páginas)  •  334 Visualizações

Página 1 de 4

• Como os funcionários se agrupam dentro da empresa?

Um grupo é definido como dois ou mais indivíduos, interdependentes e interativos, que se reúnem visando à obtenção de um determinado objetivo. As principais razões pelas quais as pessoas se reúnem em grupos são: Segurança, reunindo-se em grupos, as pessoas podem reduzir a insegurança de "estar sozinho". Elas se sentem mais fortes, têm menos dúvidas e se tornam mais resistentes às ameaças:

No Pet Glamour Alba, Anita, Léa e Éder são do grupo do banho e tosa eles tomam conta desse setor e Rui, Leila e Elaine são do grupo de vendas, Elis tomam conta e trabalham nesse setor.

• Como são os agrupamentos formais (aqueles forçados pelo próprio trabalho) e os informais (aqueles que se formam pela afinidade entre as pessoas)?

Grupos formais são aqueles grupos definidos pela estrutura da organização, com atribuições de trabalho que estabelecem tarefas. Nestes grupos, o comportamento das pessoas é estipulado e dirigido em função das metas organizacionais. Já os grupos informais são alianças que não são estruturadas formalmente nem determinadas pela organização. Estes grupos são formações naturais dentro do ambiente de trabalho, que urgem em resposta à necessidade de contato social.

No pet shop.

Grupo formal e formado por: Alba, Anita, Lea e Eder que são da parte do banho e tosa. Rui, Leila e Elaine tomam conta da parte de vendas. Esses grupos são formados pelo fato de trabalharem juntos no mesmo espaço.

Grupo informal: Rui e um colega informal de todos dentro do pet shop mesmo não tendo voz ativa sobre seus funcionários ele consegue ser colega de todos. A vendedora Leila e amiga informal também de Anita. Alba também se tornou colega dos demais funcionários do banho e tosa. O grupo informal e formado por pessoas que criam uma amizade fora do seu grupo formal.

• Quais são os conflitos mais comuns? Mencionar os nomes de cada funcionário em cada grupo.

Os conflitos no banho e tosa é que Éder se vangloria muito do seu trabalho (seu super ego), o conflito em geral no Pet Glamour é que Alba culpa João pela queda do faturamento, já João reclama que Alba não o ajuda na administração do Pet, e os funcionários do banho e tosa usam os produtos sem que Rui (gerente) esteja a par e seja informado pelos demais, gerando uma falta de controle nos estoque e problemas futuros com a falta de produtos

TABELA DE GRUPOS FORMAIS

GRUPO FORMAL

COMPONENTES

CONFLITO

EDE

BANHO E TOSA

Alba , Anita, Lea e Eder. Pessoal do banho e tosa utiliza os produtos sem aviso ou registro ao gerente (Rui), Éder (tosa) se vangloria muito do seu trabalho (talento).

1- 3

2- 1

3- 3

4- 4

5- 3

6- 5

7- 7

8- 6

VENDAS DO PET.

Rui, Leila e Elaine. Falta, atestados, conflitos e atrasos de algumas colaboradoras.

Relatório

Nesta etapa podemos concluir que existe uma grande deficiência na formação dos grupos formais dentro do Pet Glamour. Definimos quais são cada grupo e assim compreender que dentro do Pet Glamour existe

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com