TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS PCP

Por:   •  6/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.728 Palavras (11 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA DE SÃO PAULO – UNIABC

ATIVIDADE PRATICA SUPERVISIONADA

PLANEJAMENTO, PROGRAMAÇÃO E CONTROLE DE PRODUÇÃO

Prof. Luiz Barbezani

SANTO ANDRÉ, JUNHO

2015

[pic 2]

 [pic 3]

PLANEJAMENTO, PROGRAMAÇÃO E CONTROLE DE PRODUÇÃO

Atividade desenvolvida para a disciplina Planejamento, programação e controle de produção apresentada à Universidade Anhanguera de São Paulo - uniabc como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento.

Orientador: Prof. Luiz Barbezani

SANTO ANDRÉ, JUNHO

2015

[pic 4]

Sumário

1 INTRODUÇÃO        

2  PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO        

3 A IMPORTÂNCIA DO PPCP PARA A EMPRESA        

4 CONCEITO GERAL        

5  OBJETIVOS DO PCP        

5.1 Conceito de Controle da Produção        

5.2 Importância do Controle da Produção        

5.3 Desafios do Controle da Produção        

6 O CP NA LINHA DE PRODUÇÃO        

7 CONCEITO DO CONTROLE DE ESTOQUE        

7.1 Importância do Estoque na empresa        

7.2 Controle de Estoque        

8 RELATÓRIO FINAL        

9 BIBLIOGRAFIA        


1 INTRODUÇÃO

Para que uma empresa possa ter um processo mais produtivo e confiável é necessário que ela utilize de algumas ferramentas para que possa produzir com eficiência e qualidade. É o que vamos tratar neste trabalho, sobre o sistema de planejamento, programação e controle da produção, uma das coisas mais importantes dentro de uma empresa de respeito, para que uma produção não pare é preciso que tenha planejamento em suas operações e também possa ter um controle sobre aquilo que se esta produzindo como uma espécie de controle para a qualidade do que esta sendo produzido, nunca produz ao acaso e nem improvisam. Aplica seus recursos necessários para o processo, planejando, programando e controlando ordenadamente.

2  PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO

Planejamento e Controle da Produção é um processo que consiste em ser utilizado no gerenciamento das atividades de produção da empresa. É o Sistema do gerenciamento de recursos operacionais da produção, com funções envolvendo planejamento, o que e quando será produzida, programação recursos utilizados para a operação, com inicio e término de todo o fluxo de trabalho e controle monitoramento e correção de desvios da produção, bem como a determinação das quantidades que serão produzidas, qual o layout da planta para melhor aproveitamento do fluxo de insumos, quais as etapas de cada processo de manufatura e designação de mão de obra, seja ela humana ou mecânica, para a transformação das matérias primas passo a passo. Com a consolidação de todos estes dados, será criada a carta mapa da produção. É ligado diretamente com estoque mantido dentro da empresa, suprindo faltas importantes para o processo produtivo.

Outra característica, é a evolução do PCP como um todo, é também a transcendência de tal atividade ao nível operacional para outros níveis essenciais da administração, por exemplo, o nível tático, com a aplicação do PCP determina a soma de novos insumos, sejam eles o volume de matéria prima, máquinario ou pessoal, no nível de vendas, onde a provisão de produção torna-se importante na previsão de oferta e demanda, e no nível financeiro, onde a programação de gastos e receitas ajuda em uma visão mais geral do gerenciamento empresarial.

3 A IMPORTÂNCIA DO PPCP PARA A EMPRESA.

O planejamento e controle da produção se tornam muito importantes dentro da empresa desde que é uma ferramenta que acompanha desde a entrada do pedido até o final do processo produtivo afim de eliminar possíveis falhas e garantindo que o mesmo seja entregue no prazo determinado e com qualidade ao seu cliente.

O planejamento e controle também se preocupam que matéria prima seja da quantidade certa para o processo assim destinando e controlando os recursos necessários, diminuindo e até eliminando retorno ou reprova de materiais, basicamente é o produto certo na quantidade e no momento correto e no nível adequado.

É de responsabilidade do planejamento e controle também prever possíveis falhas ou variáveis que possam surgir durante o processo para que não para a produção e assim resultem num atraso no prazo final do produto, por isso é sempre importante conhecer bem o processo da produção para minimizar ou até eliminar essas falha, para que no final o objetivo possa se alcançado e satisfatório.

4 CONCEITO GERAL

O planejamento é a função administrativa que determina antecipadamente quais são os objetivos que deverão ser atingidos e o que deve ser feito para atingi-los da melhor forma possível. O planejamento fixa rumos, focaliza o futuro e está voltado para a continuidade da empresa. A sua importância reside nisto: sem planejamento, a empresa fica perdida no caos.

Quando a empresa não planeja, programa e controla a sua produção, provavelmente terá dificuldades em alcançar os niveis de produtividade e qualidade que o mercado espera e exige, então está vulnerável ao desaparecimento.

Para prevenir que isto aconteça, a empresa deve buscar gerenciar suas atividades de maneira mais objetiva, dinâmica e eficaz.

Portanto é necessário decidir uma forma de garantir que a sua empresa atinja o objetivo de produzir com qualidade e produtividade.

A garantia de bons resultados está ligada ao bom planejamento, programação e controle de todo o processo de produção.

Desse modo, torna-se possível atuar corretamente quando ocorrerem desvios, falhas do processo, ou agir em metas traçadas de melhoria de seu produto, para que ele seja bem aceito. Essa prática também possibilita a diminuição de seus custos operacional.

[pic 5]

Figura– O planejamento e seus desdobramentos.

Fonte: CHIAVENATO, Idalberto. Administração de produção: uma abordagem introdutória. Rio de Janeiro: Campus, 2005, p.100.

[pic 6]

Figura – O controle e seus desdobramentos.

Fonte: CHIAVENATO, Idalberto. Administração de produção: uma abordagem introdutória. Rio de Janeiro: Campus, 2005, p.101.

[pic 7]

Figura – As quatro etapas do processo administrativo.

Fonte: CHIAVENATO, Idalberto. Administração de produção: uma abordagem introdutória. Rio de Janeiro: Campus, 2005, p.102.

5  OBJETIVOS DO PCP

“É garantir que a produção ocorra eficazmente e produza produtos e serviços como deve”. Slack et al. (1997, p. 319)

O planejamento é necessário para suprir a necessidade de um processo decisório que ocorre antes, durante e depois de sua elaboração e implementação na empresa.

Portanto a função do Planejamento e Controle da Produção requer um modo de pensar a fim de responder as questões referentes ao que será feito, como, por quem e com que recursos, bem como onde e quando será executado.

 Planejamento, direta ou indiretamente, afeta toda a organização, por meio de documentos e planos: roteiro de produção, ferramentas e estimativas, voltadas para a produção da empresa.

O objetivo do Planejamento e Controle da Produção, não envolve somente o planejamento, mas também a programação e o controle do que foi estabelecido, fazendo que o objetivo final não seja desviado do plano, e ainda, decidindo sobre qualquer mudança que possa acontecer, caso, defeitos ou falhas do planejado prejudiquem o andamento do processo.

PCP dá o suporte à gerência na tomada de decisões, já que nela acontecem os maiores erros dentro da produção. As empresas que se preocupam mais com seu PCP ou efetuam algum PCP, conseguem resultados mais satistafatórios no final. Estando sempre com plano de melhorias dentro do seu processo.

Ele consegue dar informações à gerência, e assim tem capacidade de decidir a melhor forma. Além disso, a empresa consegue uma melhor compatibilizarão dos produtos entre a produção e as vendas, obtendo um produto capaz de atender ao cliente e a produção, já que nesse setor este fato é de muita importância, dada a diversidade que os modelos podem alcançar.

Ou seja, o PCP tem como função a organização, padronização e sistematização do processo, levando a empresa a produzir com mais perfeição, segurança, rapidez, facilidade, correção e menor custo.

5.1 Conceito de Controle da Produção

O controle da produção (CP) é a última fase do PCP, que acompanha, avalia e regula as atividades produtivas, para mantê-las dentro do que foi planejado e assegurar que atinjam os objetivos pretendidos.

O sistema produtivo deve funcionar integradamente. Para tanto, ele precisa ser controlado a fim de que se assegure que aquilo que foi planejado está sendo executado e que os objetivos pretendidos estão sendo alcançados. Trata-se de garantir a eficiência do sistema.

5.2 Importância do Controle da Produção

O controle pode ser considerado a fase mais importante do PCP por algumas pessoas ou empresas, pois tem como finalidade aspectos que são fundamentais para o sucesso da produção.

É no controle que se faz um monitoramento continuo das atividades produtivas da empresa, ou seja, acompanha o processo de perto a fim de comparar aquilo que foi programado e o que esta sendo realizado, apontar possíveis falhas, erros ou desvios do processo e se eles acontecerem é importante acompanha de perto para que possa ser solucionado o mais rápido possível e não prejudique o resto do processo.

O responsável pelo PCP é como se fosse o representante da direção da empresa na área fabril, pois são eles que colocam em pratica tudo aquilo que foi planejado, e é de responsabilidade dele também elaborar relatórios a serem entregues a direção, informar sobre o andamento das atividades produtivas.

5.3 Desafios do Controle da Produção

O CP encontra muitos desafios em um processo produtivo, os principais que podem ocorrer são com relação ao estoque, um planejamento de estoque feito errado pode acarretar num excesso de matéria prima assim gerando um desperdício de recurso, ou uma escassez da matéria prima pode gerar um prejuízo maior ainda já que pode acarretar em um atraso no prazo de entrega do material acabado ao cliente, pode fazer com que a empresa perca credibilidade frente ao seu comprador.

Outro problema que pode acontecer é a falta de mão de obra, isso acontece principalmente em empresas que tem um colaborador para cada função, na falta de algum empregado por alguma emergência ou imprevisto pode falta mão de obra naquele processo podendo gerar um atraso, e também outro fator é maquinário em manutenção que é outro fator de atraso na produção.

6 O CP NA LINHA DE PRODUÇÃO

O tipo de produção que se faz necessário um planejamento e controle eficaz, é na produção em linha, cada processo depende inteiramente do processo anterior, cada passo deve ser executado da melhor forma possível para não atrapalhar o próximo.

Um exemplo clássico da linha de produção são as montadoras automobilísticas, onde os veículos começam do zero e cada processo que ele passa vai sendo equipado com algo diferente, se falta alguma peça ou pula algum passo o veiculo vai chegar ao final e não poderá ser entregue ao cliente, pois estará incompleto.

Como mostra no vídeo sugerido para estudo, um carro com sua estrutura montada pode ser finalizado em até 5 minutos, isso é reflexo de um bom planejamento principalmente do estoque, e um ótimo controle dos processos produtivos.

7 CONCEITO DO CONTROLE DE ESTOQUE

Estocar significa guardar algo para utilização futura. Item de estoque é qualquer matéria-prima, material, componente, ferramenta ou produto acabado. Quanto mais complexo ou diversificado foro produto final,tanto maior será a diversidade de itens estocados e mais complicado o seu controle.

7.1 Importância do Estoque na empresa

Garantindo o funcionamento da empresa, neutralizando os efeitos de demora ou atraso no fornecimento.

Proporciona economia de escala por meio de compra ou produção de lotes econômicos e pela flexibilidade nos processos produtivos.

A responsabilidade pelo estoque se dilui por toda a empresa e por quase todos os níveis hierárquicos de sua administração. A direção quase sempre se preocupa apenas com o volume global de estoques, sem se ater a detalhes sobre o estoque especifico de cada item, salvo aos gerentes e chefes a responsabilidade do controle especifico de cada item de estoque.

7.2 Controle de Estoque

Um dos maiores desafios dos gestores de empresas é a administração do estoque, saber quando e quanto precisa ter armazenado para atender a demanda da fabrica, nesse momento é crucial tomar decisões pontuais, pois o excesso ou a falta de matéria prima são erros consideráveis, e que trazem prejuízo a empresa.

Assim, o controle e planejamento do estoque se fazem tão importante e indispensável, definir se a empresa vai trabalhar com níveis baixos ou níveis mais altos de estoque, sendo que trabalhos com níveis mais baixos correm mais riscos, mas também atingem uma margem de lucro maior, já com níveis de estoque maiores é um risco menor, mas também é mais matéria prima parada na empresa.

O importante é os gestores de estoque ter essas diferenças bem claras em seu planejamento, e ai escolher o melhor método de trabalho que a empresa vai adotar em seu estoque.

8 RELATÓRIO FINAL

Com o passar do tempo, o mundo das indústrias vem sofrendo alterações em suas maneiras de atuar não só em relação aos clientes, mas também em processos internos da produção visando à qualidade, produtividade, e eficiência no atendimento do cliente interno e externo.

Com base nos estudos solicitados pela atividade, é fácil perceber que uma empresa que não adote um sistema que contenha em seus processos o planejamento e controle da produção (PCP), fica muito atrás de outras indústrias que aderem este modo de operar.

O PCP é o departamento dentro da empresa que cuida desde o pedido feito pelo cliente, assim já planejando a ordem de produção em que o produto passará dentro da empresa pensando já na data de entrega do produto evitando atrasos nos prazos, que é um dos problemas mais comuns que as empresas passam.

 É de responsabilidade também do PCP acompanhar este produto passando pelos processos necessários, esta é a parte do controle da produção, como uma empresa geralmente não lida apenas com um pedido de um cliente, são sempre varias ordens de produção, um dos grandes desafios do PCP é fazer com que a ordem da produção seja cumprida corretamente evitando que matérias e pedidos possam ficar para trás por algum erro no processo. Por isso que é de suma importância que pessoas que vão fazer parte do deste departamento da empresa tenha total conhecimento sobre a empresa como um todo e seus processos do inicio ao fim, que tenha noção do tempo que o material leva em cada setor.

Um dos maiores desafios da PCP é lidar com as variáveis presentes no processo, como por exemplo, uma maquina quebrada, ou uma coisa que é sempre um incomodo para as empresas que é o retrabalho de materiais, quando o material passa por um processo falho que cause um dano ao material final que vai ir para o cliente e o mesmo é devolvido, isso causa o chamado retrabalho que é um prejuízo muito grande para a empresa já que o matéria tem que passar por todo processo novamente e ainda sem nenhum lucro já que seria para suprir o danificado e devolvido, quando isso acontece é um risco para a empresa de perder até o cliente já que o mesmo pode ficar muito insatisfeito com o seu pedido não será atendido de forma plena e eficaz. Até mesmo nesse caso o PCP é importante já que é responsável por medir e corrigir o desempenho da equipe e do processo.

Outra função muito importante do PCP é o Planejamento de Recursos e Materiais (MRP), essa parte é ligada diretamente com os setores de estoque e de vendas da empresa, para que o processo produtivo não para por falta de algum recurso ou matéria prima, o PCP cuida de toda a saída e entrada desses recursos para que quando precise sempre tenha disponível e quando estiver acabando o setor de vendas da empresa possa rapidamente suprir aquela falta do estoque.

Enfim, com o mercado cada vez mais competitivo as empresas tem que cada vez mais se interar com as mais eficientes ferramentas para melhorar o seu processo produtivo e assim possa atender o mercado de uma forma eficaz e com qualidade, pois essas pequenas mais significativas mudanças podem fazer a diferença na hora de conquistar ou perder um cliente frente a uma concorrente no mercado. Sem duvidas o PCP é uma dessas ferramentas indispensáveis pelas grandes, medias e pequenas empresas, pois age não em um determinado setor mais sim no processo como um todo buscando sempre a melhoria continua.

9 BIBLIOGRAFIA

.acesso em : 15 março. 2015.

acesso 15março. 2015.

CHIAVENATO, Idalberto C Planejamento e Controle de Produção. São Paulo: Manole,2008

Doc. As quatro fases do pcp: unipvirtual.com.br/material/UNIP/BACHARELADO/.../mod_16.doc

CHIAVENATO, Idalberto. Administração de produção: uma abordagem introdutória. Rio de Janeiro: Campus, 2005

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2006000200005


...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.6 Kb)   pdf (308.1 Kb)   docx (131.4 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com