TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS PCP ADM 6° SEM

Por:   •  16/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.674 Palavras (7 Páginas)  •  306 Visualizações

Página 1 de 7

1. INTRODUÇÃO

As organizações existem para sanar as necessidades da sociedade. Com o aumento na busca por resultados mais expressivos, as empresas procuram meios de melhorar seu desempenho, e um desses meios são o Planejamento e Controle da Produção (PCP), através do qual se determina o que deve ser produzido, quanto, como, quando, onde e por quem será produzido. O PCP pode ser decomposto, em Planejamento, Programação e Controle. Devemos entender que Planejamento são aquelas funções de longo alcance que alimentarão a programação. A programação e o controle são funções interdependentes que, valendo-se do planejamento, definem as quantidades a serem produzidas a cada período (curto prazo), os materiais necessários, os prazos e as capacidades do sistema de produção requerido, liberam as ordens e executam o controle propriamente dito.

Planejamento e Controle da Produção é, um conjunto de funções que, além de planejar e controlar, comanda e coordena a produção. Procedimento que é realizado baseado em informações de que a empresa dispõe para tomar suas decisões. Por este motivo é importantíssimo a existência de um sistema de informação eficiente, que nos forneça todas as informações necessárias à elaboração de um bom PCP.

2. INFORMAÇÕES E CONCEITOS SOBRE PLANEJAMENTO E CONTROLE DE PRODUÇÃO

Geralmente as empresas são estudadas como um sistema que transforma, através de um processamento, entradas (insumos) em saídas (produtos) úteis aos clientes. Chamamos isto de sistema produtivo. Para que ocorra a transformação de insumos em produtos (bens e/ ou serviços), precisamos pensar no sistema em termos de prazos, e após, transcorridos estes prazos, os eventos planejados pela empresa se realizem. A curto prazo, se tendo um sistema planejado e a estratégia definida, o sistema produtivo irá executar a Programação da Produção para produzir os bens e/ou serviços e entregá-los aos clientes. Isto chamado de operacional, já que neste nível só resta operar o sistema dentro de uma estratégia definida. Mudança de estratégia em curto prazo causará desencontros entre diferentes setores produtivos, visto não haver mais tempo hábil para sincronizar o processo como um todo. Normalmente, a formação de estoques desnecessários no sistema produtivo é resultado deste desencontro entre o nível estratégico e o operacional. Como departamento de apoio, o PCP é responsável pela coordenação e aplicação dos recursos produtivos de forma a atender da melhor maneira possível aos planos estabelecidos nos níveis estratégico, tático e operacional. O PCP administra informações vindas de diversas áreas do sistema produtivo. Devido ao fato de desempenhar a função de coordenação de apoio ao sistema produtivo, o PCP, relaciona-se praticamente com todas as funções deste sistema. O Planejamento e Controle de Produção é a atividade de decidir sobre o melhor emprego dos recursos de produção, assegurando, assim, a execução do que foi previsto.

Portanto dentro de um limite imposto pelo projeto, uma operação produtiva deve operar continuadamente, e é com isso que se preocupam o planejamento e ocontrole, satisfazer a demanda dos consumidores.

O planejamento e o controle são importantíssimos para organizações já que em qualquer operação é necessário um planejamento de controle visando o alcance dos objetivos, dentro de seus prazos e mantendo a qualidade dos produtos oferecidos pela empresa.

O planejamento e o controle são necessários, principalmente porque o projeto da

operação produtiva geralmente não se preocupa com o andar do sistema em todas as suas etapas. Planejar e controlar é um meio de garantir que os recursos produtivos estejam disponíveis na quantidade, no momento e na qualidade adequada.

Os resultados alcançados com o Planejamento e Controle da Produção são vários como: Índices elevados na produção e qualidade, menos falhas e erros e, menor custo de produção, facilidade em atingir metas e objetivos traçados, melhor gerenciamento dos recursos disponíveis; melhor fluxo de informações e compatibilização dos diversos setores da empresa, maior satisfação do cliente.

2.1 PCP - QUANDO E COMO UTILIZAR ?

O planejamento e o controle é utilizado em qualquer processo de produção. Uma vez porque todo processo produtivo necessita de planejamento e controle. Entre os tipos de planejamento e controle utilizados pelas indústrias estão:

• Planejamento e controle de capacidade produtiva;

• Planejamento de estoque;

• Planejamento da cadeia de suprimentos;

• MRP;

• Just in Time de projetos;

• Planejamento e controle de qualidade.

O Planejamento e controle de capacidade é a tarefa de determinar a capacidade efetiva da

operação produtiva, de maneira a responder a demanda. Neste caso devemos entender que Capacidade e o que a empresa pode produzir em determinado período de tempo, sob condições normais de operação. No planejamento e controle implicam a medição da demanda e a capacidade da empresa de identificar possibilidades de aumentar a capacidade e adequá-la à demanda e escolher as políticas que mais se encaixem.

3. PROGRAMAÇÃO DA PRODUÇÃO

Se baseando em um plano-mestre de produção e em registros de controle de estoques, a programação da produção está encarregada de definir a quantia e o momento de comprar, fabricar ou montar de cada item necessário à composição dos produtos propostos pelo plano. Assim o resultado da programação da produção, são emitidas ordens de compra para

itens comprados, ordens de fabricação para itens fabricados internamente e ordens de montagem para submontagens intermediárias e montagem final dos produtos definidos no plano-mestre de produção. Seguindo uma hierarquia na distribuição das funções do PPCP, temos no primeiro nível operacional de curto prazo a programação da produção, fazendo com que as atividades produtivas sejam disparadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)   pdf (56.6 Kb)   docx (17 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com