TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Processos Adm

Artigos Científicos: Atps Processos Adm. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/6/2013  •  5.365 Palavras (22 Páginas)  •  544 Visualizações

Página 1 de 22

Etapa 1

Introdução

Neste trabalho, o objetivo do grupo é sistematizar o Processo administrativo.

A administração ou gestão é uma área de conhecimentos fundada em um conjunto de princípios, normas e funções elaboradas para disciplinar os fatores de produção tendo em vista o alcance de determinados fins como maximização de lucros e adequação nas prestação de serviços onde integra, acelera e impulsiona toda a atividade organizacional no sentido de definir cursos de ação, reduzir custos, agregar valor, melhorar a qualidade, aumentar a produtividade, resolver problemas e conflitos, criar e inovar, alcançar objetivos e, sobretudo, oferecer resultados ampliados.

.A administração é frequentemente tomada como sinônimo de Administração de Empresas. Porém, isto somente faz sentido se o termo empresa for considerado como sinônimo de organização, que significa os esforços humanos organizados, feitos em comum, com um fim específico, um objetivo. O adequado é considerar a Administração de Empresas subárea da Administração, uma vez que esta trata de organizações que podem ser públicas, sociedades de economia mista ou privadas, com ou sem fins lucrativos.

Para tanto tudo deve haver um planejamento, e na Administração não é diferente .

O planejamento ou planeamento é uma ferramenta administrativa, que possibilita perceber a realidade, avaliar os caminhos, construir um referencial futuro, estruturando o trâmite adequado e reavaliar todo o processo a que o planejamento se destina. Sendo, portanto, o lado racional da ação. Tratando-se de um processo de deliberação abstrato e explícito que escolhe e organiza ações, antecipando os resultados esperados. Esta deliberação busca alcançar, da melhor forma possível, alguns objetivos pré-definidos.

Algumas ações necessitam de planeamento, mas muitas não. Nas atividades diárias, estamos sempre agindo, e antecipamos os resultados de nossas ações, mesmo que não estejamos completamente cientes dessa antecipação. Mas agimos com muito mais frequência do que planejamos, explicitamente, nossas ações: poucas vezes temos consciência de estarmos executando um processo de deliberação antes da ação. Assim que tomamos conhecimento de uma ação, ou quando executamos comportamentos bem treinados para os quais possuímos planos previamente armazenados, ou quando o curso de uma ação pode ser livremente adaptado enquanto ela estiver sendo executada, então, geralmente agimos e adaptamos nossas ações sem planejá-las explicitamente.

Uma atividade premeditada exige deliberação quando se volta para novas situações ou tarefas e objetivos complexos ou quando conta com ações menos familiares. O planeamento também é necessário quando a adaptação das ações é coagida, por exemplo, por um ambiente crítico envolvendo alto risco ou alto custo, por uma atividade em parceria com mais alguém, ou por uma atividade que necessite estar sincronizada com um sistema dinâmico. Uma vez que o planejamento é um processo muito complicado, que consome muito tempo e dinheiro, recorrermos ao planejamento apenas quando é realmente necessário ou quando a relação custo-beneficio nos obriga a planejar. Além disso, geralmente, procuramos somente planos bons e viáveis ao invés de planos ótimos.

É importante que o planejamento seja entendido como um processo cíclico e prático das determinações do plano, o que lhe garante continuidade, havendo uma constante realimentação de situações, propostas, resultados e soluções, lhe conferindo assim dinamismo, baseado na multidisciplinaridade, interatividade, num processo contínuo de tomada de decisão.

1. O que é Planejamento?

O planejamento ou planeamento é uma ferramenta administrativa, que possibilita perceber a realidade, avaliar os caminhos, construir um referencial futuro, estruturando o trâmite adequado e reavaliar todo o processo a que o planejamento se destina. Sendo, portanto, o lado racional da ação. Tratando-se de um processo de deliberação abstrato e explícito que escolhe e organiza ações, antecipando os resultados esperados. Esta deliberação busca alcançar, da melhor forma possível, alguns objetivos pré-definidos.

Planejar é um processo no qual se identifica aonde se quer chegar, para definir como chegar lá da forma mais eficiente possível.

Podemos considerar que o Planejamento tem benefícios plausíveis para uma empresa como:

*Utilizar os recursos de forma eficaz e eficiente (economia);

*Aumentar o conhecimento sobre o negocio/projeto e seu potencial de mercado;

*Criar um “espírito de negocio” e comprometimento com o negocio/projeto, tanto em relação ao dono ou responsável pelo negocio, como também junto aos funcionários/parceiros envolvidos.

*Determinar tarefas e prazos com responsabilidade definidas, viabilizando o controle do processo e do andamento do negocio.

1.1 Tipos de planejamento

O planejamento pode ser descrito como:

 Escolha de um destino

 Avaliação de rotas alternativas

 Decisão sobre o curso especifico

O planejamento é uma disciplina que pode ajudar os gerentes a analisarem cuidadosamente as questões e os problemas e as conceberem alternativas para lidar com as questões e superar os problemas.

A estrutura do Planejamento

O planejamento em uma organização poder ser visto a partir de três perspectivas diferentes (Planejamento Estratégico, Planejamento Tático e Planejamento Organizacional )

 Planejamento Estratégico:

Exige um longo período entre o inicio e os resultados e considera o futuro em termos da missão da organização.

 Planejamento Tático:

Tem um tempo de duração mais curto que o planejamento estratégico e está voltado mais especificamente a variáveis como condições de mercado, metas financeiras e recursos necessários para executar a missão. Todo planejamento tático é realizado dentro da estrutura do planejamento estratégico.

 Planejamento Operacional:

Possui um prazo ainda mais curto do que o planejamento tático. È o planejamento diário, que trata de cronogramas, tarefas especificas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36.6 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com