TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS PCP COMPLETA

Por:   •  7/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.839 Palavras (16 Páginas)  •  254 Visualizações

Página 1 de 16

[pic 1]

Curso de Graduação de Tecnologia em Logística

                                                             Componentes do grupo

Ana Paula Gregório dos Santos RA: 4252046688

Arinaldo Juliano da Silva RA: 4252046720

Juliana Aparecida Vieira RA:3783754950

(PPCP) Planejamento, Programação e Controle de Produção.

Professor: Cícero

Jacareí,__/__/2013

Introdução

Este trabalho tem como objetivo lhe passar informações exatas de como funciona a cadeia logística através do programa PCP (Planejamento Controle de Produção), e mostrar para nos como pode ser feito um excelente planejamento para que a produção da empresa não venha ser um fracasso.

Resumo

Em virtude ao trabalho Planejamento e Controle de Produção, vimos que não se passa de um departamento para que a empresa de continuidade aos seus processos produtivos e também controlando as atividades para uma melhor produção.

Certo que o PCP não só adapta no meio de uma produção e sim de varias outras áreas para que pedido solicitado seja entregue no dia e com a quantidade certa solicitada.

Planejamento e Controle de Produção;

O planejamento e controle da produção é uma forma eficiente da empresa atingir seus objetivos utilizando os recursos disponíveis com o mínimo desperdício possível, fazendo a coisa certa na hora certa. Sem planejamento a empresa não chega a lugar algum, pois é através dele que você tem uma base para colocá-lo em prática.

No planejamento o controle este diretamente ligado a parte administrativa da empresa, pois através dele é verificado se esta sendo feito o que foi planejado de forma correta evitando erros e corrigindo assim para melhor aproveitamento.

Sendo assim a finalidade e função do PCP é planejar, programar e controlar a produção da empresa, a fim de chegar ao resultado esperado na produção de seus bens e serviços, oferecendo qualidade, flexibilidade e custo.

Para que o sucesso de uma empresa seja efetivado é necessário comprometimento de todas as partes envolvidas no processo que vai desde a matéria-prima até o acabamento do produto e entrega final, pois a eficiência empresarial só ocorre quando conseguimos com que a eficiência e a eficácia estejam juntas de mãos dadas assegurando assim, a execução de tudo que foi previsto.

O PCP pode ser dividido nas seguintes etapas:

Planejamento estratégico: corresponde a primeira etapa do PCP, ou seja, representa os principais objetivos e metas que a empresa espera alcançar, como tambémmostra uma visão e o detalhamento amplo do tipo de negócio. Estabelece fatores que direciona a produção, através das estratégias de produção, tal como se observa na figura.

[pic 2]

Relação dos fatores competitivos com as estratégias de produção. Fonte: Adaptado de Slack, Chambers, Johnston (2002)

        

Planejamento da produção: É o nível mais agregado de planejamento, onde envolve a definição das quantidades a produzir em longo prazo. Tem inicio no projeto do produto, passa pelo projeto do processo, até chegar à definição das quantidades a produzir.

Sendo assim, incluindo procedimentos e organizando informações para a programação e o controle de produção. Segundo as visões de Martins e Laugeni (1998);

O PCP também trabalha com 3 sistemas de produção sendo o de encomenda que é a empresa produzir o que foi pedido, o de lote que é a produção de um lote de cada vez e continua que é a produção de um lote ou produto por um longo período.

Nestes são apontados volumes de equipamentos necessários para produção daquele período específico, quantidade de pessoas para gerir as máquinas e sobre as pessoas definir turnos, ao departamento financeiro, definir a questão de valores necessários para programação, quantos e a que horas cada item do seu produto final tem que ser desenvolvido com o PCP e ainda se organizar em relação ao tempo para produção e assim atender a demanda do cliente.

As empresas conseguem administrar todas as cadeias do seu meio,e consegue controlar gastos e antecipar-se para que saia o mínimo de erros possíveis, essa ferramenta bem utilizada tem a finalidade de aumentar até 100% da eficiência no processo de produção.

No livro texto (PLT) cita que o PCP atua em varias áreas da empresa, sendo elas Engenharia Industrial, RH, Suprimentos ou compras, áreas financeiras, vendas, produção entre outras, ele consegue planejar mão de obra, matéria-prima, cálculos financeiros, previsãode vendas fornecidas e as atividades da área de produção.

Em resumo, o objetivo principal do PCP é fazer com que tudo o que foi planejado, aconteça de maneira eficiente e eficaz conforme o previsto e controlar a todo este processo é um fator imprescindível, evitando assim que falhas ou desvios acontecem e melhore continuamente os processos para produção e com isto alcançando altos resultados satisfatórios como altos índices de produtividade e qualidade, menor custo de produção, facilidade em atingir metas e objetivos traçados, decisões mais acertadas, melhor gerenciamento dos recursos disponíveis entre outros.

1-Programação da Produção;

O PPCP (Planejamento Programação Controle Produção) possui um papel fundamental dentro da empresa, pois é através dele que fazemos com que tudo saia do modo previsto, seja no período de uma semana, um mês ou um ano.

O que fazer _________________Produtos Serviços

Quanto/ Quando Fazer ________Capacidade de Produção

Quem deve fazer _____________Unidades de Produção/ assessoria

Como Fazer _________________Processo de Produção

Para melhor entendimento do plano de produção utilizam-se as técnicas de programação que podem ser o Gráfico de Gantt, Cronograma, Pert, entre outros, todos eles auxiliam na programação da produção. Portanto é necessário que todo processo do planejamento seja eficiente e eficaz, porque no momento da implantação do sistema da programação, temos que definir quando fazer, como fazer,  quanto fazer e quem fazer, pois uma vez que alimentado o mesmo, o que se espera é que o resultado seja satisfatório para organização trazendo inúmeros benefícios como; aumento da produção e com isto, menor custo, produto de acordo com a demanda do cliente (qualidade), flexibilidadenos volumes de prazo de entrega e de mix de produtos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.8 Kb)   pdf (236.9 Kb)   docx (173.6 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com