TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS TGA COMPLETA

Pesquisas Acadêmicas: ATPS TGA COMPLETA. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/3/2014  •  805 Palavras (4 Páginas)  •  407 Visualizações

Página 1 de 4

1ª ETAPA

DESENVOLVIMENTO

O pensamento administrativo pode ser conceituado como um enfoque específico a um aspecto particular da organização, ou uma forma peculiar de estuda-la, e a organização desses pensamentos são formadores de teorias a serem estudadas pela Teoria Geral da Administração. Para facilitar o estudo, as teorias são agrupadas em Escolas e essas, como definido por Maximiano (2006), são a mesma linha de pensamento ou conjunto de autores que utilizam o mesmo enfoque

SIGNIFICADO DA PALAVRA ADMINISTRAÇÃO

A palavra Administração vem do latim ad(direção para) e minister(obediência), ou seja, aquele que presta serviço ao outro, mas com o passar dos anos, a Administração fugiu do objetivo inicial, e passou a procurar a alcançar o objetivo de formas adequadas.

A Teoria da Administração possui as principais variáveis:

• Tarefas: objetivando o aumento da eficiência ao nível operacional.

• Estrutura: estrutura organizacional – em busca da máxima eficiência.

• Pessoas: um conjunto de reações de um sistema dinâmico, interações.

• Ambiente: as características das organizações dependem das características do ambiente que estão inseridas.

• Tecnologia: recurso estratégico dos países desenvolvidos e a necessidade básica daqueles em desenvolvimento como o Brasil.

Cada Teoria Administrativa procurou privilegiar ou enfatizar uma dessas cinco variáveis, omitindo ou reelegendo a um plano secundário todos os demais.

ESCOLAS DA ADMINISTRAÇÃO

A primeira Escola foi a Clássica, responsável pela ênfase nas tarefas por Frederick Taylor e Henry Ford, fonte de embasamento de todas as outras teorias posteriores, seja como critica aos pontos falhos dessa ou aprimorando-se das vantagens oferecidas pela mesma. A Escola de Relações Humanas logo após a consolidação do pensamento clássico como uma espécie de crítica ao dito pelas teorias anteriores tinham o funcionário como recurso produtivo. Ainda depois das Teorias Comportamentais, a Teoria Neoclássica surgiu unindo os pensamentos de quase todas as outras teorias prévias.

SURGIMENTO DA TEORIA ADMINISTRATIVA NA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL

A história da humanidade é dividida em Idades, sendo que quando um determinado fato extremamente relevante, os historiadores identificam uma mudança de Idade na história. Durante o período que compreende a Idade Média e a Idade Moderna, o sistema econômico baseou-se intrinsecamente no modo de produção feudal, o chamado feudalismo, em que a riqueza de uma sociedade e os modos de produção estavam ligados à terra. Com a evolução técnica das sociedades humanas, principalmente no continente europeu, novas tecnologias foram sendo criadas, em maior velocidade na Idade Moderna, que culminou com a Revolução Industrial ocorrida na Inglaterra no final do século XVIII.

A Revolução Industrial, fomentada pelo espírito capitalista, modificou toda a estrutura econômica e social da Europa e, por conseguinte, de todo o mundo.

No período histórico ocorreu a Revolução Francesa que forneceu um paradigma político novo, através dos ideais revolucionários de 1789, momento de imensa ruptura política e social,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com