TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS - PESQUISA OPERACIONAL

Por:   •  23/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  961 Palavras (4 Páginas)  •  182 Visualizações

Página 1 de 4

INTRODUÇÃO

O presente trabalho irá abordar o tema Pesquisa Operacional (PO), iremos relatar um breve histórico de seu surgimento, suas definições, suas vantagem e desvantagem e sua importância para o mundo organizacional.

Iremos mostrar as fases de uma resolução de Problema, dentro da PO, é iremos relatar as principais técnicas utilizadas para obtenção de resultados para tomada de decisão.

PESQUISA OPERACIONAL

Definição de Pesquisa Operacional

Pesquisa Operacional (PO) é a utilização e aplicação de métodos científicos a problemas complexos, onde busca auxiliar no processo de tomada  de decisão e na soluções desses problemas, tais como projetar, planejar situações e operar situações que requerem alocação de recursos escassos.        

A PO é uma ferramenta aplicada que utiliza técnicas cientificas conhecidas ( ou quando necessário pode desenvolver uma especifica para a organização), tendo como referencia a  utilização de métodos científicos, podemos considerar a PO, como  uma pesquisa cientifica criativa em aspectos fundamentais das operações das organização.

Evolução da Pesquisa

È uma ciência que tem como objetivo fornecer ferramentas quantitativas e qualitativas para a tomada de decisão dentro de uma organização, embasada em dados. O termo PO ( Pesquisa Operacional), surgiu durante a II Guerra Mundial, com o intuito de buscar soluções para problemas nas operações militares, muitos anos esse método somente foi usado nas dependências militares, e com confiabilidade que foi obtida as organização também aderiu a esse método.

O rápido crescimento do PO no pós-guerra deve-se ao desenvolvimento e utilização de técnicas específica. A expansão para o mundo acadêmico se deu inicialmente ao departamento de Engenharia Industrial e de Engenharia de Produção, nas Universidades dos Estados Unidos.

 Com o fim da Guerra o método evoluiu para Estados Unidos e a Inglaterra, chegou ao Brasil por volta dos anos 60. Em 1966 foi realizado no Rio o “Primeiro Seminário de PO no Brasil”, promovida pela Petrobras, onde foi fundada a SOBRAPO (Sociedade Brasileira de Pesquisa Operacional), que congrega interesse no desenvolvimento e conhecimento de utilização de técnicas de PO.

Fases da Resolução de um Problema pela Pesquisa Operacional

De acordo com Andrade (2002), a pesquisa operacional com um enfoque mais clássico, é definida como a arte aplicar técnicas de modelagem a problemas de decisão, por meio de métodos matemáticos e estatísticos buscando encontrar a melhor solução de maneira sistêmica, já utilizando o enfoque atual da PO pode levar em consideração a interação com o ambiente interno e externo para a formulação da modelagem de um problema.

Podemos subdividir a resolução de um problema de PO em cinco etapas:

  • Formulação do Problema (Identificação)

Para formulação do problema é necessário que ele seja bem definido, contendo informação suficiente para melhor formulação.

  • Construção do Modelo Matemático;

Os modelos são representação da realidade, com isso os tipos de modelo dependem muito da criatividade da equipe, existem os modelos: icônicos e físico, analógicos e matemáticos.

  • Obtenção da Solução;

Diversos são os métodos matemáticos para obtenção, podemos citar Programação Linear, Programação em Rede, Teoria dos Grafos e a Teoria das Filas.

  • Teste de Modelo e da Solução Obtida;

O modelo deve ser testado, e se for necessário o teste pode ser através da reconstrução do problema, para melhor verificação dos dados e do modelo.

  • Implementação;

A participação de toda a equipe é importante, a participação de quem irá utilizar o resultado obtido, nas etapas formulação e modelagem, certamente contribuirá para o sucesso da implementação.

As vantagem e desvantagem da utilização de modelos foram assim definidas:

Vantagem

  • Emerge sob a forma gráfica, para representar a realidade.
  • Simplifica a visualização da amplitude das variáveis sem alterar a essência;
  • Ajuda a identificar várias relações possíveis entre os elementos da realidade;
  •  Possibilita compreender relações complexas;
  • Serve como base para estabelecer e aprimorar parâmetros.

Desvantagens 

  • Limitações na identificação de todas as variáveis relevantes que influenciam em determinada situação;
  • Problemas na definição das propriedades a serem mensuradas e na especificação de procedimentos para tal;
  •  Dificuldades no entendimento entre os provedores e os usuários da informação.

A Importância da Pesquisa Operacional

A utilização da pesquisa Operacional tem tido um grande impacto dentro das organizações nos últimos anos. Tanto em números quantos nas variedades de utilização e aplicação em diversos ramos de atividades tanto privadas como as públicas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (130 Kb)   docx (16.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com