TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS PESQUISA OPERACIONAL - PROF. JOÃO BARRETO

Por:   •  17/6/2016  •  Relatório de pesquisa  •  655 Palavras (3 Páginas)  •  252 Visualizações

Página 1 de 3

Pesquisa Operacional

O entendimento sobre o jogo, apresentando as informações gerais e a comparação com o efeito chicote.

Realizamos um jogo em sala de aula, onde colocamos em prática o conteúdo estudado, mais especificamente “o efeito chicote,” levando em consideração as consequências que as decisões tomadas pelo grupo poderiam gerar numa empresa. Os resultados dessas decisões poderiam ser positivos ou negativos dependendo da análise feita antes de tomar a decisão e o resultado alcançado com a jogada.

O jogo:

Para que se montasse o cronograma do jogo a sala foi dividida em oito grupos, onde cada grupo representava uma empresa que comprava e também fornecia, onde tinha de haver um equilíbrio entre o pedido e o fornecimento.

Cada empresa tinha um limite de produção de 5.000 para atender o pedido e a demanda procurando alcançar o maior equilíbrio possível entre os dois. Esse valor tinha que ser aplicado em cada rodada utilizando a previsão de vendas para analisar o quanto deveria ser distribuído para o pedido e o quanto deveria ser para a demanda, sempre analisando o comportamento das outras empresas.

Com o passar das rodadas, assim como numa empresa real, houve imprevistos que deveriam ser analisados para que não influenciasse no resultado final. O objetivo final do jogo era alcançar a maior receita ao final da oitava rodada utilizando as estratégias montadas pelo grupo, levando em consideração principalmente o efeito chicote pois o mesmo possui variância entre os pedidos e a demanda.

A proposta de estratégia do grupo (antes do início do jogo)

O nosso grupo (G8) tinha como principal estratégia antes do inicio do jogo analisar o comportamento da empresa que iria nos fazer o pedido e a empresa para a qual iriamos fornecer, porém no decorrer do jogo percebemos que teríamos que ter uma visão mais ampla e analisar também a empresa para qual o nosso cliente iria fornecer e para qual o cliente do nosso cliente iria fornecer e assim subsequentemente, podendo assim fazer uma análise mais criteriosa.

O comportamento dos concorrentes durante o jogo

Pelo que analisamos a maioria dos nossos concorrentes pareciam estar utilizando a mesma estratégia que a nossa, porém havia um grupo que ao meu ponto de vista utilizava uma estratégia diferente da nossa pois dava um foco maior ao seu fornecedor e não ao cliente, não tenho como afirmar se essa realmente era a estratégia adotada por esse grupo ou se foram assertivos.

O comportamento do grupo durante o jogo, comparando com a estratégia adotada

Na maioria das rodadas o grupo debateu e chegou no consenso sobre qual seria a melhor jogada, quando isso aconteceu fomos muito bem e assertivos na escolha, porém houve rodadas em que o grupo ficou dividido e não chegou num consenso apostando assim na decisão tomada pela a maioria, nesses momentos o grupo foi pouco assertivo nas escolhas.

Os erros e acertos do grupo (análise geral)

Num contexto geral analisando o nosso desempenho dentro do jogo, acredito que de acordo com as análises que fazíamos á cada rodada nosso desempenho melhorava frente aos concorrentes desconsiderando alguns deslizes,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (56.1 Kb)   docx (10 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com