TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS - Produção e Operações .

Por:   •  24/10/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.721 Palavras (15 Páginas)  •  182 Visualizações

Página 1 de 15

[pic 1]

Faculdade Anhanguera de Americana

Curso Administração

Disciplina: Administração da Produção e Operações

rrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr                                    RA: 000000000

         

                                       

               TUTOR PRESENCIAL:

                                                              fffffffff

fffffffff - SP[pic 2]

00 de 000000o de0000

SUMÁRIO

1 – INTRODUÇÃO                                                                         3

2 – DESCRIÇÃO DA EMPRESA                                                        4

        2.1 MISSÃO                                                                        4

        2.2 VISÃO                                                                         4

        2.3 VALORES                                                                4

        2.4 UNIDADE DE DESENVOLVIMENTO DE ESTUDO                 4

3 – PLANEJAMENTO E CONTROLE DE PRODUÇÃO                        5

4- PARTES DO CALÇADO                                                        9

5- ETAPAS DA PRODUÇÃO DE CALÇADOS DE COURO                        12

6- CONSIDERAÇÕES FINAIS                                                        15

7 - REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS                                                16


1. INTRODUÇÃO

Sistema de Produção é um conjunto de atividades e operações inter-relacionadas envolvidas na produção de bens ou serviços a partir do uso de recursos (inputs) para mudar o estado ou condição de algo para produzir saídas/resultados (outpus). Os conceitos e técnicas que fazem parte do objetivo da administração da produção dizem respeito ás funções administrativos clássicos: planejamento, organizações, direção e controle, aplicados ás atividades envolvidas com a produção física de um produto ou prestação de um serviço. Pode ser entendida como o conjunto de atividades que levam a transformação de um bem tangível em outro, com maior utilidade.

O grande desenvolvimento tecnológico ocorrido em termos de máquinas, sistemas de informações, automação, robótica, telecomunicações, entre outros, foi um dos primeiros que tornou possível um planejamento e controle mais eficiente das operações.
A estratégia da manufatura é um conjunto de decisões visando atingir desempenho em critérios competitivos alinhados aos objetivos da empresa. Para isso dois elementos são de fundamental importância: objetivos e áreas de decisão. Os objetivos são as prioridades competitivas de uma empresa. As áreas de decisão são caracterizadas por um conjunto de decisões específicas que referem à estrutura e a infra-estrutura.
O sistema de PPCP (planejamento, programação e controle de produção) é uma área de decisão da manufatura cujo objetivo corresponde tanto ao planejamento como ao controle dos recursos do processo produtivo a fim de gerar bens e serviços, assim, o PPCP corresponde a uma função da administração, que vai desde o planejamento até o gerenciamento e controle do suprimento de materiais e atividades de processo de uma empresa, a fim de que produtos específicos sejam produzidos por métodos específicos para atender a previsão de vendas preestabelecida.
Neste trabalho vamos expor os parâmetros de uma estratégia de produção com todo o planejamento buscando a
melhoria na produção da produção da empresa escolhida, seguindo todas as etapas pedidas neste trabalho.

2. DESCRIÇÃO DA EMPRESA


A Fábrica Pé de Anjo Calçados fica localizada na rua Antonio Freitas, 627, Jardim do Calçado, CEP: 13030-110 Americana, São Paulo.

2.1 MISSÃO

Sua missão é oferecer produtos sofisticados e de qualidade, através de soluções criativas e inovadoras, e assim trazer conforto e beleza para os pés das pessoas.

2.2 VISÃO

Tornar-se a melhor e maior empresa de calçados com produtos reconhecidos nacionalmente.

2.3 VALORES

Os valores da empresa são:

Satisfazer clientes e colaboradores;

Formar colaboradores;

Justiça;

Transparência;

Desenvolver fornecedores;

Rentabilidade;

Fornecer o desenvolvimento da comunidade local;

2.4  UNIDADE DE DESENVOLVIMENTO DE ESTUDO

A Fábrica Pé de Anjo Calçados fica localizada na rua Antonio Freitas, 627, Jardim do Calçado, CEP: 13030-110 Americana, São Paulo. Sua capacidade é produzir vários tipos de sapatos e tem 1200 funcionários.

Contato na Empresa Gerente Leandro Carvalho.                                   

As previsões de demanda da fabrica Pé de Anjo Calçados, são feitas através de estimativas de vendas de coleções anteriores. A empresa produz em todas as estações do ano, mas aumenta a sua demanda na coleção de inverno, assim produzindo maior variedade de botas, superando mais de quarenta por cento a mais na produção em relação às outras estações.
São utilizadas diversas materiais primas, tais como o couro acrescido de uma grande variedade de estampas e cores de diferentes cortes, borracha e metal. Os estoques de matéria-prima são controlados através de um sistema informatizado onde são registradas todas as entradas e as saídas.
As maquinas operam 8,8 horas por dia, como também seus 1200 colaboradores tem uma carga horária de trabalho de 8,8 horas por dia.
A empresa efetua a compra de matéria prima de acordo com a quantidade de pedidos do cliente já em posse da empresa, ou seja, na quantidade exata a ser produzida. A falta de matéria prima somente ocorre quando há atraso na entrega da mesma pelo fornecedor contratado. Quando isso acontece à empresa busca rapidamente solucionar o problema entrando em contato com o fornecedor ou trocando o mesmo, caso seja necessário, de forma a atender satisfatoriamente seus clientes e cumprir com as datas de entrega do produto.

3. PLANEJAMENTO E CONTROLE DE PRODUÇÃO


O planejamento de produção é essencial em uma indústria, devendo ser bem elaborado para maximizar os resultados esperados. O desenvolvimento de novas tecnologias, tais como máquinas modernas e automatizadas, gera maior produtividade e produzem os produtos com maior qualidade. A redução de custos passou a fazer parte da complexidade da gestão empresarial. Para o planejamento da produção, é necessário sincronizar a utilização dos recursos humanos com a dos recursos físicos. Com adaptabilidade e metodologia, a empresa pode estabelecer planejamentos em níveis estratégicos, táticos e operacionais.
Níveis estratégicos são níveis corporativos da empresa onde a alta direção tem objetivos a serem realizados em longo prazo. São focadas as estratégias de negócios, produtos, investimentos humanos e tecnológicos, mantendo a responsabilidade social.
Já o nível tático ou competitivo são níveis de médio prazo, relacionados aos recursos da empresa e por fim, o nível operacional é realizado em curto prazo, com grande envolvimento do PPCP, no qual se busca administrar estoque, emitindo e liberando ordens de compras, fabricação e montagem, além de executar o acompanhamento da produção.
O planejamento esta voltado para a continuidade da empresa e focaliza o futuro. A sua importância reside no fato de que, sem o planejamento, a empresa fica perdida no caos. Assim, partindo da fixação dos objetivos a serem alcançados, o planejamento determina a prioridade, o que se deve fazer, quando fazer, quem deve fazer e de que maneira fazer.
Em administração, a palavra “controle” tem o significado amplo de guiar e regularizar as atividades da empresa, a fim de alcançar as metas desejadas pela empresa. Assim, de acordo com Chiavenato (1990, p.83), ”se tudo ocorresse exatamente de acordo com que foi planejado, não haveria necessidade de controle de produção. Existe controle porque sempre algo sai fora do planejado”.
O controle consiste em medir e corrigir o desempenho. O objetivo do controle é verificar se tudo esta sendo feito conforme planejado/esquematizado. É muito importante o Follow up (supervisionamento/acompanhamento) da produção para que tudo siga plenamente da forma planejada e que não haja reincidência de falhas, pois, de acordo com Chiavenato (1990,p.83) “todo controle visa à correção de falhas ou erros, seja no planejamento, seja na execução e apontar as medidas corretivas”. O controle é considerado também como uma forma de “intervenção” no processo produtivo.
Quando se percebe falhas iniciais em cada processo, até mesmo em produções-piloto, a proporção de erros reincidentes são mínimas e até mesmo nulas. Ainda segundo Chiavenato (1990, p.84) “o controle de produção (CP) é a ultima fase do PPCP, que acompanha, avalia e regula as atividades produtivas, para mantê-las dentro do planejado”. Pode-se encontrar também a definição segundo a qual controle assume o estatuto de poder, de domínio.
Com o planejamento já estipulado e o plano de produção já elaborado, são emitidas as ordens de produção (OP/OS), no qual recursos serão consultados e, caso haja necessidade, serão solicitados, mantendo assim um fluxo entre departamentos, para que não haja imprevistos no plano de produção e ”O sistema de produção passe a funcionar integradamente”
(CHIAVENATO, 1990, p. 84). Assim o fluxo do controle de produção deve ser monitorado constantemente e fielmente, para que possa garantir a eficiência e eficácia total da empresa.
A Pé de Anjo Calçados produz uma média de 2.120 pares de calçados por mês, entre sapatos, botas e sandálias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.4 Kb)   pdf (230.7 Kb)   docx (59.5 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com