TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS: Tecnologias de Gestão

Seminário: ATPS: Tecnologias de Gestão. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/3/2014  •  Seminário  •  645 Palavras (3 Páginas)  •  168 Visualizações

Página 1 de 3

Atps : Tecnologias de Gestão

RESUMO

Este trabalho tem por objetivo estudar a gestão de mudanças nas organizações. Aborda os fatores que provocam as mudanças, o planejamento inicial das mudanças, as táticas de implementação das mudanças, os fatores de resistência às mudanças, os tipos de gestão de mudanças e o papel do desenvolvimento organizacional na gestão de mudanças. A pesquisa bibliográfica e a entrevista foram os métodos escolhidos para que o objetivo deste trabalho fosse atingido. Os resultados deste trabalho mostram que as mudanças organizacionais não podem ser feitas ao acaso mas sim planejadas, a fim de que a organização adapte-se às novas situações do mercado extremamente competitivo. Esta necessidade de adaptação ao mercado foi observada na Central Farma em Lagoa Santa, M.G., é uma empresa que atua no ramo de drogaria, uma micro empresa que já está no mercado a 18 anos, que teve incluir totalmente a tecnologia em todos os setores da empresa para gerenciar seus negócios. Esta mudança tecnológica deveu-se a forças externas (concorrência e necessidade de emissão da Nota Fiscal Eletrônica) e internas (ineficiência do controle do estoque, desperdício de produtos devido à falta de controle, demora no atendimento) que percebidas pelos administradores, iniciaram a gestão da mudança. Os administradores passaram a observar melhorias em todos os processos internos da empresa com a utilização da tecnologia, combatendo desta maneira os seus pontos fracos e ameaças e aprimorando seus pontos fortes e gerando oportunidades. Pôde-se concluir com este trabalho que a gestão de mudança é necessária e deve ser planejada, incentivando a inovação e em sua implementação vencendo as resistências.

Passo 1

INTRODUÇÃO

A Central Farma, uma empresa com 18 anos de mercado atuando no ramo de drogaria, é uma empresa com o tipo de administração neoclássico, o poder concentra-se em apenas uma pessoa. Outro agravante encontrado neste caso foi que esta empresa se utilizou muito pouco da tecnologia para os seus controles internos, como por exemplo, controle de estoque, sistema de conta a pagar ou receber ou até mesmo um sistema gerenciamento de compras. E justamente a mudança requerida neste momento esta diretamente ligada a implementação de tecnologia gerada por uma força do macro ambiente, neste caso, uma adequação fiscal exigida pelo governo do estado de Minas Gerais, mais especificamente a obrigatoriedade da utilização da tecnologia para a geração de notas fiscais eletrônica.

Passo 2

Mudança organizacional é definida como a adoção de uma idéia nova ou comportamental por uma organização. Para serem bem sucedidas, as organizações devem desenvolver melhorias nas tecnologias de produção, criar novos produtos desejados pelo mercado, implementar novos sistemas administrativos e investir em seus funcionários, ou seja, adaptar-se as novas tendências do mercado, renovar e aprimorar seus produtos e revitalizar o seu quadro de funcionários.

As mudanças organizacionais não podem ser feitas ao acaso, ao sabor da inércia ou da improvisação. Mas elas podem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com