TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO

Por:   •  2/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.105 Palavras (5 Páginas)  •  150 Visualizações

Página 1 de 5

ATPS TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO

Objetivo do Desafio

Elaboração de relatório, que contenha:

- As possibilidades de negociação com a equipe

- As possibilidades de negociação com os clientes

- As estratégias de negociação utilizadas

- O perfil dos envolvidos na negociação

                Introdução

          Hoje em dia quem nunca ouviu falar ou participou de uma greve?  Independente da área ou setor pode-se perceber que ela está cada vez mais presente em nosso dia-a-dia. No mercado de trabalho os grevistas geralmente buscam melhorias em relação ao ambiente do trabalhador, benefícios ou por um salário mais justo.

          Com isso, as empresas se veem obrigadas a verificar o que está acontecendo, e através disto encontrar uma maneira prática e rápida para resolver o problema. Ou seja, soluções devem ser encontradas o mais rápido possível e com o menor custo.

          A partir daí, entra em questão as técnicas de negociação, que por sua vez se encaixa perfeitamente no primeiro passo para a resolução do problema. A negociação é algo eficiente que deve ser realizada em conjunto entre empresa e funcionário. Mas como podemos iniciar a negociação e possibilidades com a equipe?

          Primeiro passo inicia-se com diálogo através do representante do grupo dos trabalhadores (sindicato), e com isso analisar quais seus interesses e suas propostas. Através desta iniciativa encontraremos um leque de possibilidades pela frente!

          Com o respeito e a colaboração de todos (empresa e funcionário) os resultados começam a surgir, e daí pra frente ambos devem focar no objetivo de minimizar as diferenças.

           A situação se torna um pouco diferente quando falamos de ‘’ empresa e cliente’’, neste caso os métodos de negociação devem ser iniciados após o acontecimento ou reclamação. Situações constrangedoras às vezes acontecem por falta de comunicação, erro da empresa, falta de informação ou até mesmo por clientes muito exigente.

          A preparação é um dos processos mais importante para o empreendedor, porque quando a empresa se encontra preparada geralmente o problema é resolvido mais rápido e, posteriormente vem a satisfação do cliente.

           Quando dizemos que não recomendamos uma empresa devido um acontecimento desagradável ou até mesmo por um produto ruim, provavelmente outras pessoas irão evitar comprar no mesmo local não é mesmo?  A resposta é SIM! Mas e quando aquela mesma empresa reconhece seu erro não nos deixa no prejuízo? A situação logo muda... Isso é o que chamamos de negociar!

          Portanto, negociação significa inventar soluções que sejam vantajosas e que permitam a satisfação de ambos.

          Existem várias técnicas de negociação que são utilizadas por diversas empresas e funcionários. Muitas delas são implantadas a partir da colaboração, interatividade, aviltamento e compromisso.

          O perfil do profissional envolvido nas negociações na maioria das vezes implica em saber como as pessoas se comportam e o que valorizam. Se necessário é utilizado o jogo de “interesses” para que seja criado opções adicionais para cada caso. Além disto, todos buscam insistir em critérios objetivos para a tomada de decisão.

          Nesse caso, negociar pode não implicar necessariamente a satisfação duradoura para ambas as partes, podendo, porém, em momento imediato, por força de persuasão criar uma expectação positiva e garantir um acordo. Essa arte empregada com objetivo exclusivista é imediata, leva, consequentemente a conclusão insatisfatória para uma das partes, o insucesso do pertinaz negociador interesseiro. Pode ainda, se vigorar o sadio propósito da mutua satisfação através da persuasão positiva e esclarecedora, leva inevitavelmente, a novos confrontos saudáveis e certezas de ótimos acordos.                                                                                        

Passo 2

Resenha:

O processo de negociação é definido por um sistema de transformação de “entradas”, que são estímulos que iniciam o processo, mas também em “saídas” que resultam em respostas.

Logo, a negociação se constitui de um somatório de vários aspectos, como a importância da comunicação, busca pelo acordo, relações duradouras, satisfação de necessidades, solução de conflitos, entre outros.

Os objetos que completam esse sistema são os impulsos iniciais da negociação, ou seja, as “entradas” que buscam encontrar respostas para solucionar o problema. Já as “saídas” de um sistema, podem resultar em outras respostas ou conseqüências, sendo elas positivas ou negativas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (160.1 Kb)   docx (13.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com