TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS administração mercadológica

Por:   •  9/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.552 Palavras (11 Páginas)  •  329 Visualizações

Página 1 de 11

FACULDADE ANHANGUERA DE SANTA BÁRBARA

Disciplina: Administração Mercadológica

[pic 1]

ATPS

Joselina Fernanda Galdino de Souza – RA: 3730724035 – Administração 7º A

Leonardo Crip – RA: 4200061837 – Administração 7ºA

Leticia de Almeida Arruda – RA: 4252058117 – Administração 7º A

Marcio Henrique Gilbertone – RA: 3715673637 – Administração 7º A

SANTA BÁRBARA D’OESTE

2015

Sumario

INTRODUÇÃO        3

ETAPA 1        4        

ETAPA 2        6

LOGOMARCA        8

ETAPA 3        9

ETAPA 4        10

CONCLUSÃO        11

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        12

Introdução

Nesta atividade iremos realizar uma consultoria na organização “Cacau Sabor”, estabelecida no mercado há cinco anos a empresa vem buscando melhorar seus resultados, onde analisaremos os pontos a serem melhorados e elaborar uma estratégia de marketing, ajudando a empresa a alcançar seus objetivos e conseguir uma maior lucratividade no mercado em que atua.

A Cacau Sabor é uma organização que está passando por dificuldades em obter uma boa comunicação com o mercado. Ela está com problema nos setor de marketing, pois não consegue engrenar com seus produtos de maneira impactante no meio em que atua.

Sendo assim buscaremos o desafio de mudar o patamar e imagem da Cacau Sabor para fixar sua marca e realizar um melhor desempenho para que ela consiga o maior crescimento e que atinja seu público-alvo, implantando também um projeto de adentrar na classe A, e buscando melhor qualidade para as classes B e C.

ETAPA 1

        A organização Cacau Sabor trabalha com apenas os seguintes produtos, ovo de páscoa, barras de chocolate com 195g e de 90g e com trufas de vários sabores. Apesar da boa qualidade de seus produtos, não está conseguindo alcançar seus objetivos e crescimento, pois não tem uma boa estrutura mercadológica implantada nos seus serviços.

        Para a Cacau Sabor conseguir sair da sua atual situação, é importante que ela implante uma estratégia de marketing para seus produtos, pois conta apenas com quatro tipos de linha no mercado. Sendo que um desses produtos (ovo de páscoa) é o produto mais vendido pelos clientes, no entanto, este produto tem variação de vendas, pois seu auto consumo ocorre apenas uma vez durante cada ano, o que afeta a situação financeira da organização durante certo período do ano.

        A principal dificuldade que a Cacau Sabor encontra para resolver esse tipo de problema é a falta de um departamento especializado em marketing, o qual é uma ferramenta de extrema importância para a organização, causando a falta de planejamento estratégico na área de vendas e produtos impactantes no mercado. A falta deste recurso custou à empresa não conseguir obter sua marca fixada no segmento em que atua. Dentro dos cinco anos de existência a empresa não conseguiu estabelecer uma logomarca definitiva, já trocou três vezes e ainda esta indecisa com sua última escolha, o que causa uma dificuldade de fixação por parte dos clientes, tendo que competir com seus concorrentes com certa desvantagem, gerando assim a não fidelização de seus consumidores na Cacau Sabor.

        Uma solução encontrada e analisada seria a inovação na variedade de produtos que a empresa pode proporcionar na mesma qualidade dos produtos que já são fabricados. A estratégia proposta seria a implantação de outros produtos no mercado atraindo também as classes mais distantes, com produtos que tenham um auto índice de vendas durante todo o ano, proporcionando assim a variedade de escolha dos produtos para os consumidores e equilibrando suas vendas e variações na produção dos períodos anualmente.

        Uma sugestão de melhoria para os problemas citados a cima, seria a entrada de novos produtos para atingir um novo público-alvo, a intenção seria inovar em um novo produto onde suas vendas sejam elevadas durante todo o ano, fazendo com que a empresa não precise depender apenas de um único item da sua linha.

        A implantação deste novo produto daria a Cacau Sabor a chance de estabelecer definitivamente sua marca no mercado. Para isso devemos lançar com o novo produto uma propaganda para impulsionar as vendas, atraindo novos consumidores e uma oportunidade de definir sua marca com serviços de alta qualidade. O investimento a ser analisado pelo setor de marketing seria a elaboração de novas embalagens com a logomarca da empresa. Como a empresa não conseguiu estabelecer um logo nos seus cinco anos de existência haverá um estudo para elaboração de um novo logo que desta vez, se torne definitivo com o objetivo de passar a mensagem que a empresa quer transmitir aos seus consumidores e que atinja seu público alvo para fixar a logomarca a toda sua área de atuação.

        Após esta análise precisamos elaborar uma estratégia de promoção de venda da empresa, para que a mesma possa estabelecer uma boa comunicação com o mercado e atraindo diferentes tipos de consumidores para se estabelecer solidamente em seu segmento.

        Promovendo o seu novo produto em um período de divulgação para alcançar novas classes que a empresa almeja para esse novo negócio, é preciso realizar o lançamento do produto no mercado, possibilitando que os interessados possam degustar deste novo lançamento, com amostras grátis nas empresas que são revendedores durante as duas primeiras semanas de divulgação, buscando a fidelização, fixação da marca e novas áreas de atuação.

        Aplicando as estratégias em questão, a Cacau Sabor terá uma marca definitiva para expandir com seus produtos já existentes e lançados, o qual irá se estabelecer no segmento de chocolates com maiores distribuições e melhor situação para competir diante de seus grandes concorrentes. Com uma marca fixada e produtos diversificados, a empresa terá que se estabelecer e assim aumentará sua margem de lucratividade.    

   

         

ETAPA 02

Plano de Marketing

Para entrar e se manter no mercado é de extrema importância ter uma analise e um feeling para montar um planejamento, com isso é possível se adaptar as mudanças que acontecem corriqueiramente e identificar as tendências que elas trazem. Fazendo um estudo sobre Planejamento/Plano de Marketing é possível constatar que esse é um passo essencial para conseguir sucesso para qualquer negócio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.4 Kb)   pdf (249.3 Kb)   docx (625 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com