TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS de Administração

Por:   •  28/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.758 Palavras (12 Páginas)  •  189 Visualizações

Página 1 de 12

Introdução

Através da elaboração deste relatório, buscaremos mostrar o que a administração está em todo o lugar da nossa vida, em casa, nas indústrias, no comércio, até na padaria da Sr. Bread, embora não esteja sendo aplicada corretamente, e o objetivo desta ATPS e aplicar todos os conhecimentos da administração para ajudar a Padaria Q Pão do Sr. Bread a sair deste momento de dificuldade em que se encontra. A administração faz parte do nosso cotidiano de tal forma que muitas vezes nem percebemos, afinal, administrar o lar, o tempo pessoal ou salário do mês são tarefas que exemplificam a prática da administração no nosso cotidiano, que se forem bem aplicadas poderemos colher os resultados que uma boa administração é capaz de fazer. Mostraremos aqui o início e a evolução das teorias da administração através dos tempos e como essa evolução através dos séculos se tornou tão importante para nós hoje.

Etapa 01

Administração é o processo de tomar decisões dobre objetivos e utilização de recursos. O processo administrativo abrange cinco tipos principais de decisões, também chamadas processos ou funções: planejamento, organização, liderança, execução e controle. O que nos permite concluir que administrar é desenvolver uma função sob o comando de outro, de tal maneira e que o trabalho realizado alcance o objetivo esperado. Atualmente administração é a função que faz com que as organizações sejam produtivas e muito mais que eficientes e eficazes. Objetivos e recursos são as palavras-chaves na definição de administração e também de organização. No decorrer da história da humanidade sempre existiu alguma forma simples ou complexa de administrar as organizações. O desenvolvimento das idéias e teorias a respeito da administração foi muito lento até o século XIX, acelerando-se a partir do início do século XX.

As principais escolas de administração sustentadas pelas teorias administrativas como soluções praticas que surgiram no decorrer da historia e seus principais nomes e premissas são: Escola clássica; eficiência, organização e processos produtivos são os conceitos que estão nas raízes da escola clássica. A Escola Clássica com conceitos fundamentais de administração é assim denominada por ter sido primeira escola de gestão a surgir e a produzir modelos específicos e dedicados às organizações em geral e às empresas em particular. Os principais integrantes da escola clássica são:

Frederick Winslow Taylor, sua idéias principais: movimento da administração científica, eficiência, combate ao desperdício, tempos e movimentos, racionalização do trabalho, melhor maneira de fazer as tarefas.

Henry Ford desenvolveu a linha de montagem, produtos, peças e trabalhadores padronizados; eficiência do processo produtivo.

Henri Fayol focou suas idéias na administração como processo, com identidade e papel próprios dentro de funções da empresa; papel dos gerentes e do executivo principal, diretrizes sobre como administrar.

Max Weber deu ênfase ao modelo de burocracia como forma de autoridade, eficiência da burocracia tipo ideal de burocracia, organização como máquina burocrática.

Gradativamente a trilha da escola clássica se alarga, divide-se e dá origem a outros conceitos e teorias, propiciando o desenvolvimento de muitos outros descendentes como:

Taylor e Ford através de suas idéias deixaram como descendentes todas as ferramentas da administração e aprimoramentos da eficiência, reengenharia, seis sigma, administração enxuta, sistema Toyota de produção, corrente critica, modelo japonês de administração.

Fayol deixou como descendentes os processos de gerenciamento de projetos segundo o guia do PMBOK, papéis e competências gerenciais, ciclo PDCA de Shewhart-Deming.

Os descendentes de Weber: a sociologia das organizações, modelos de organizações formais, novos modelos de organização.

À medida que a sociedade industrial evoluiu os administradores precisaram de ferramentas para enfrentá-la surgindo a escola neoclássica que foi o momento em que a ênfase se deslocou da eficiência para a competitividade. Esse foi o momento dos grandes organizadores: Pierre Du Pont e Alfredo Sloan que tiveram como idéias principais a estruturação das grandes corporações em unidades de negócios, para oferecer produtos específicos para cada tipo de mercado; planejamento estratégico; avaliação do desempenho da empresa como todo; centralização do planejamento e descentralização da execução; unidades centrais de apoio.

A Revolução Industrial foi uma mudança na forma de produção de mercadorias ocorrida em meados do século XIX. Com origem na Inglaterra, revolucionou o modo de produção com o uso de máquinas a vapor e transformações no sistema de trabalho da época. O uso de máquinas em grande escala foi implantado na Inglaterra a partir de 1760, teve profunda influência sobre a economia mundial, ocasionando significativas mudanças sociais, políticas e culturais para o homem contemporâneo. A tecnologia tem convertido o mercado de massa em milhões nichos, onde cada minuto que se passa há uma variedade de escolhas em diversos setores. Apenas estamos dando continuidade a mais uma revolução industrial, mas de uma forma muito mais rápida, mais acessível, onde as pessoas independentes da classe que pertence tem acesso à tecnologia atual. Vivemos num mundo de informações de fácil acesso, onde todos têm acesso à mesma, como consequência a exigência tem se tornado cada vez mais rigorosa. Muitos acreditam que estamos passando por mais uma grande revolução industrial, mas tudo tem sido muito natural para a humanidade, à inovação já faz parte do nosso cotidiano.

Considerações finais

A Teoria de Administração foi criada e desenvolvida por grandes nomes como Frederick Winslow Taylor, Henry Ford, Henri Fayol, Max Weber, tendo se desenvolvido e avançado com outros grandes nomes como Pierre Dupont e Alfred Sloan, estas teorias defendidas e colocadas em prática por estes grandes nomes proporcionaram as empresas daquela época condições para poder manter a ordem e não sofrer com um descontrole que ocasionaria grandes prejuízos aos donos de empresas, uma solução que só cresceu e continua crescendo até hoje. O que conhecemos e praticamos hoje é fruto do trabalho dessas pessoas.

Bibliografia:

CHIAVENATO, Idalberto. Princípios de Administração. Rio de janeiro: Elsevier, 2006.

W OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças de. Teoria Geral da Administração: uma abordagem prática. São Paulo: Atlas, 2008.

Internet:

Vídeo: Rafinha e a Sociedade da Informação, disponível em: <https://docs.google.com/a/aedu.com/file/d/0bx5d-jfdrklbiuaelfnzbuuve/edit> Acesso em:

22 abr. 2013.

Etapa 02

Relatório contendo todas as informações desta etapa.

         O filme Tempos Modernos, estrelado por Charlie Chaplin famoso comediante da época da Revolução Industrial, mostra a transformação do trabalho em emprego, os trabalhadores passaram a trabalhar por salários, surgindo uma nova etapa e demonstrando acima de tudo o quanto as coisas estavam mudando, em relação ao trabalho. Com o surgimento das máquinas industriais, houve a necessidade de contratação de grande número de trabalhadores urbanos, fazendo com que o homem deixasse o campo para trabalhar nas grandes indústrias que surgiam, passando a existir uma maior concentração populacional nas cidades. Através de pessoas como Frederick Taylor, Henry Ford, Henri Fayol, Max Weber entre outros estudiosos dos processos de administração e produção, criou-se novos métodos de produção, que aumentavam a produtividade, e com a utilização destas técnicas as linhas de produção vieram para substituir os processos de produção antigos para novos métodos que evitavam o desperdício de tempo, Por outro lado a excessiva oferta de mão-de-obra causou redução dos salários, as jornadas eram extensas e as condições de trabalho eram perigosas. O personagem de Chaplin faz uma critica a este sistema, que explorava o trabalhador que se submetia como forma de garantir sua subsistência, tal personagem tenta sobreviver em mundo confuso, moderno e industrializado, é quase um escravo da atividade que tem que desenvolver, o personagem trabalha em uma fábrica apertando parafusos, junto com outros operários que também realizam uma só função, pois o sistema da época era procurar o homem ideal e especializar este funcionário para realizar uma só função dentro da empresa e essa atividade repetitiva de apertar parafusos faz com que nosso personagem tenha um colapso de estresse, e a partir daí começa a agir de forma enlouquecida querendo apertar tudo que via pela frente como se estivesse vendo em sua frente apenas parafusos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.4 Kb)   pdf (162.2 Kb)   docx (26.2 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com