TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS de Produção e Operações

Por:   •  27/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.930 Palavras (8 Páginas)  •  140 Visualizações

Página 1 de 8

ATPS de Processos ADMINISTRATIVOS

ETAPA 03 – PASSO 01

Beatriz Messias

Cleberson Oliveira

Goyca Vichi

Marcos Vinícius Rodrigues

Capítulo 01

Liderança e Chefia

  1. Introdução

Este trabalho, tem por fundamento, captar, analisar e informar os Pontos de Liderança à serem implantados na Cafeteria ( Case Atual ), para que sejam inclusos dentro do ambiente Organizacional um bom ‘’ Clima Organizacional ‘’ e para que os colaboradores sintam-se à vontade e motivados para conseguir os seus objetivos pessoais e profissionais, através da união do grupo que pode e deve ser influenciado por seu Líder.

Iremos colocar em discussão, os pontos que averiguamos como forte e fracos de todos estilos de Liderança para que o Proprietário possa obter êxito em suas funções e com isto levante e prossiga com os seus negócios.

Iremos também abordar o Clima Organizacional através da estrutura de Motivação aos colaboradores, pois devemos tratá-los como aliados ou melhor como ‘’ Clientes Intenos ‘’.

  1. O que é Liderança ? O que é Chefia ? Qual a diferença entre as duas ?

[pic 1]

Segundo, Chiavenato e Maximiano e baseando-se no texto apresentado em nossa ATPS de Processos Administrativos, pudemos observar que a Liderança, pode ser brevemente resumida como ‘’ A Influência capaz de conduzir pessoas ou equipes à um bem mútuo ‘’. Não se trata apenas de utilizar seus subordinados com foco no lado operacional, mas sim de uma Motivação que demonstre à este o seu papel o seu objetivo dentro da organização.

Vivemos na era da Comunicação e com tantos meios de entrarmos em contato com as pessoas, também é possível percebermos que existem milhares de organizações em que esta não é utilizada, permitindo assim falhas operacionais e resultados que prejudicam o andamento e a sobrevivência da empresa, ainda mais devido ao alto nível de competitividade que é apresentado em todos os segmentos.

Muitos Gestores tem uma visão pequena sobre o ramo do negócio ou são antiquados me seu modo de pensar, pois não entendem que a distribuição de informações e a preocupação com os seus liderados, irá afetar diretamente no resultado de sua equipe e consequentemente na visão do seu trabalho perante a empresa vigente.

A chamada ‘’ Geração X ‘’, segundo estudos, possui Traços de Liderança mais ocultos, porque a sua visão ainda é a de que todos devem se organizar e transformar em ótimos profissionais sem que sejam orientados e não é feita nenhuma tentativa por parte de alguna Gestores de transformar os recursos disponíveis em ferramentas para uma boa Gestão de Equipe.

Por isto, a Liderança tem suma importância hoje, mesmo tendo sido criada há muito tempo.

Conforme o dito antes, a Liderança, trata-se da influência sendo utilizada em prol do dinamismo e direcionamento de uma ou mais pessoas em busca de seus objetivos, mas ainda temos um fator que confunde a cabeça de muitas pessoas e que mesmo sendo inconsciente é utilizado por muitas pessoas.

Os Supervisores, Gerentes e até mesmo Diretores das organizações – que por caso são os nossos ‘’ Chefes ‘’ – são vistos por nós como temíveis ou melhor, são ‘’ Elogiados Negativamente ‘’ por nós, tendo por vista que algumas políticas empresariais são inúteis em diversas circunstâncias onde poderiam favorecer o lado dos colaboradores, são os aplicadores de regras e politicagens muitas vezes agressivas que impactam diretamente no Clima Organizacional.

Conforme citado no parágrafo acima – e segundo Raudabaugh – muitas pessoas são promovidas à Chefes mesmo não tendo capacidade ou aptidão para o cargo, o que desmotiva e por muitas vezes aumenta o índice ‘’ Turn Over ‘’ de uma empresa, afinal, um colaborador que sente-se mal dentro de seu ambiente de trabalho, busca alternativas no Mercado de Trabalho levando-o à deixar a empresa.

Ainda segundo Raudabaugh e Beal, o Chefe não tem a Nomenclatura de Gestor, por conta de utilizar o seu Poder sobre os subordinados. Muitos não percebem que utilizar a Força não é o remédio ideal para se alcançar o respeito e a consideração das pessoas. Esta afirmação torna-se ainda mais sólida quando afirmamos que o Poder trata-se da utilização de uma Força Hierárquica que obriga com que determinada situação torne-se favorável para determinado indivíduo.

Chegamos ao ponto máximo de nossa discussão:

Qual é a diferença entre Liderança e Chefia ?

Após uma conclusiva discussão, nós do grupo, chegamos às seguintes conclusões sobre este assunto tão abordado por clientes internos na atualidade, já que ambos, Líder e Chefe podem Coordenar, Dirigir e Controlar uma Equipe, qual é a diferença entre os dois ? Por que obedecemos ambos na situações mais agudas ?

As respostas para esta questão são resumidas no comparativo entre duas palavras:

  • Influência.[pic 2]

  • Poder.[pic 3]

Por alguma vez todos nós tivemos um incômodo emocional por determinado Chefe ou por alguma situação causada mesmo que involuntariamente por este. Isto não faz de nós bons ou ruins, apenas humanos em não aceitar certa resolução sem que concordemos.

Quando nos deparamos com alguma situação em que não queremos agir ou fazer certa atividade e somos obrigados a realizá-la apenas para mantermos nossos empregos e não por boa fé e consideração em nosso Chefe, encontramos uma Desmotivação que impede a concentração necessária para efetuarmos com qualidade a demanda solicitada.

Este impasse é o que diferencia a Gestão de Liderança.

Na Gestão de Liderança, temos um modelo de comando onde fazemos com Motivação e vontade as tarefas solicitadas.

Portanto, a Liderança é uma arte que o ser humano tem de Administrar equipes ou grupos em determinada situação para que sejam alcançadas as metas estipuladas através da consideração ou influência.

Já a Chefia é a utilização da Força Hierárquica que é imposta às equipes ou grupos mediante condições ou punições. Não é visto o lado emocional e apenas o operacional de cada pessoa. Somos vistos como meras ferramentas organizacionais e pagos por nossa produtividade sem que sejam analisadas as características de cada ser humano, o que dificulta muito o Clima Organizacional, especialmente quando o Chefe necessitar do algo à mais que todos podem oferecer.

Embora pareça uma tarefa fácil, tornar-se Líder é algo que leva tempo e entrosamento para que o Gestor perceba as características de cada membro da equipe. Cada pessoa tem uma personalidade diferente e captar as necessidades mais impactantes no emocional para motivar os outros é uma tarefa árdua e estafante.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13 Kb)   pdf (234.3 Kb)   docx (234.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com