TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS de administração

Por:   •  20/9/2015  •  Relatório de pesquisa  •  3.016 Palavras (13 Páginas)  •  152 Visualizações

Página 1 de 13

1-ETAPA 1

1.1-Estratégia emergencial para os próximos 4 meses

      Criar um plano de Marketing afim de divulgar para seus clientes a nova gestão da empresa.

      Estipular metas mais desafiadoras ao departamento de vendas com o objetivo de aumentar os pedidos de produção.

      Analisar o quadro de funcionários para ver a real necessidade do tamanho da equipe VS demanda de produção,.Também analisar a capacitação dos mesmos no intuito de delegar mais responsabilidades aos mais capacitados.

      Fazer um balaço do caixa da empresa, e destinar parte do capital para novos investimentos.

      Realizar um projeto Kaizen para melhoria dos processos no intuito de reduzir o desperdício de tempo e material.

      Trabalhar a metodologia 5s com os funcionários afim de manter um ambiente fabril saudável e organizado para possíveis visitas de clientes.

      Rever a sistemática de controle de qualidade, com o objetivo de montar um sistema poka yoke e assim reduzir os problemas de qualidade e consequentemente aumentar a satisfação dos clientes.

1.2-Campanha institucional voltada a motivar os funcionários  

      Para que toda a estratégia montada funcione de maneira eficaz é necessário investir em material humano, esse investimento ao ser abordado do ponto de vista financeiro entra na contra mão das novas metas da empresa que inclui a redução de custo em alguns processos. Porém torna-se necessário em tempos de “vacas magras” criar maneiras de motivar a equipe gastando o mínimo possível, afinal o bem mais precioso de uma empresa são seus funcionários.

1.2.1-Programa idéia de Valor

      A primeira medida a ser tomada é criar o programa “idéia de valor”. Este programa visa incentivar os funcionários da empresa em especial aqueles do chão de fabrica a dar idéias, conselhos e sugestões referentes aos processos da empresa no intuito de mostrar que Ele o funcionário, é parte importante da organização.

Todas as idéias sugeridas serão avaliadas e mensalmente o autor da melhor idéia será premiado, e este receberá uma bonificação em forma de prêmios ou bônus no pagamento. Esta “recompensa” paga será oriunda da redução de custo que sua idéia proporcionou a companhia.

1.2.2-Programa de capacitação ao Funcionário

      Após ser implementado o programa Idéia de valor, é o momento propicio para cuidar da capacitação do profissional, o qualificando com treinamentos on the job .

 apesar da companhia não ter capital suficiente para investir em cursos superiores ou em pós graduação, uma medida que pode ser eficaz são treinamentos realizados em parcerias com os fornecedores de matéria prima da empresa, pois tais treinamentos em sua maioria tem custo zero para empresa pelo fato de serem ministrados por fornecedores que tem o intuito como estratégia de marketing expor sua fábrica  ao seus clientes afim de mostrar a organização de sua companhia.

      Os funcionários que terão estes treinamentos serão selecionados por seus gestores e é imprescindível que tal funcionário não tenha nenhum histórico de problemas com freqüência, indisciplina entre outros.

2-ETAPA 2

2.1-Entrevista de um profissional

      1-Questionar o entrevistado sobre sua experiência profissional em relação as empresas que o mesmo exerceu esta função.

      2-Requisitar que o mesmo fale sobre seus projetos de melhoria nas empresas anteriores.

      3-Pedir para este profissional citar exemplos de melhoria que funcionaram nas empresas anteriores.

      4-Expor parte da situação atual da empresa e esclarecer as metas da empresa ou seja, onde se quer chegar.

      5-Questioná-lo em relação a sua visão de mercado e as perspectivas que a empresa pode almejar.

2.1.2-Resposta aos questionamentos

      O profissional entrevistado tem mais de 20 anos de experiência como executivo de empresas, onde o mesmo foi capaz de alavancar os resultados de diversas companhias.

Ao questioná-lo sobre seus projetos de melhoria em outras empresas o mesmo citou que o profissional que atua nesta área deve assumir riscos ao invés de adotar postura conservadora, sempre mantendo os pés no chão para evitar que a empresa de um passo maior que a perna.       Seguindo esta linha de raciocínio o mesmo citou que na última empresa que ele exerceu esta função, ajudou a aumentar em 50% o faturamento da empresa. Fez isso pois, conseguiu conquistar novos clientes e angariar novos investidores fazendo a companhia passar de LTDA para empresa de capital aberto.

      Foi exposto a atual situação da empresa, onde foi possível discutir as perspectivas e mercado em relação ao momento da companhia, e o entrevistado opinou que,  para a empresa reverter a atual situação será necessário priorizar as ações com foco direto no atendimento ao cliente.

      Ao questioná-lo sobre os fatores internos vitais a serem considerados para o bom andamento da empresa, o mesmo considerou de salutar importância o clima organizacional da companhia, onde o mesmo deve estar em pleno equilíbrio com colaboradores entendendo o papel da empresa para sociedade e a importância de sua função como colaborador.

      Os objetivos e etapas da empresa segundo o entrevistado devem ser norteados através de sua missão visão e valores. E a prioridade maior é o foco no produto final e atendimento ao cliente.

      Os planos de ação devem ser direcionados para corrigir os gargalos da empresa. E devem ser estipuladas metas de médio e curto prazo, destinando parte dos investimentos e parte dos recursos humanos para o atendimento dessas metas.  

2.2-Planejamento estratégico

      Para iniciar o planejamento estratégico de uma empresa é necessário primeiro definir sua política integrada, ou seja, sua missão, visão e valores.

2.2.1-Missão

      Projetar, desenvolver e fabricar parafusos para todos os setores da indústria metalúrgica, automotiva entre outros, no intuito de suprir as necessidades do nosso consumidor final, e de nossos colaboradores.

2.2.2-Visão

      Ser uma empresa benchmarking em seu segmento, aprimorando cada vez mais seus processos, a fim de abranger seus produtos e serviços cada vez mais para seus consumidores.

2.2.3-Valores

      Ser uma companhia auto-sustentável, onde a prática da consciência ambiental seja explorada cada vez mais, tendo Responsabilidade social e incentivar este principio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.6 Kb)   pdf (208.7 Kb)   docx (27.8 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com